sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

PSB muda rumos da eleição da Câmara dos Deputados

Legenda ajudou a tirar o PT do isolamento e bloco formado com PT, PSol e Rede pode levar a disputa pela presidência da Casa ao segundo turno
  Por: Aline Moura - Diario de Pernambuco
Reunião que decidiu formação do bloco PSB, PT, PSol e Rede. Foto divulgação
Reunião que decidiu formação do bloco PSB, PT, PSol e Rede. Foto divulgação


O PSB nacional decidiu, ontem, formar um bloco com o PT, o PSol e a Rede, na Câmara dos Deputados, para se contrapor à candidatura do deputado federal Rodrigo Maia, candidato à Presidência da Casa com apoio do PSL, partido ao qual Jair Bolsonaro é filiado. A decisão foi anunciada pelo líder socialista da Câmara, Tadeu Alencar, depois de debates intensos na legenda, um deles começando às 20h da última quarta-feira e terminando por volta das 3h desta quinta-feira. Não houve unanimidade, mas a decisão foi construída em etapas, com base, inclusive, nas alianças estaduais. O bloco terá dois candidatos a presidente – independentes - para se contrapor a Rodrigo Maia e forçar o segundo turno, de acordo com Tadeu Alencar. Um deles será o deputado João Henrique Caldas, o JHC (PSB-AL), o mais votado do Brasil, em termos proporcionais, o outro, o deputado federal eleito Marcelo Freixo (PSol), liderança que inspirou o filme do Bope. 

O PT e a Rede não apresentaram nomes para disputar o terceiro cargo mais importante na linha sucessória presidencial. A legenda fundada por Marina Silva (Rede) está enfraquecida. E o PT, mesmo tendo a maior bancada (agora 55), estava isolado no início dos debates. A decisão do PSB ajudou a tirar legenda petista desse cenário mais uma vez, virou o jogo. Na eleição presidencial de 2018, a neutralidade do PSB no primeiro turno ajudou a campanha de Fernando Hadadd (PT). “Conversamos com todos os candidatos, mostrando que era importante para o PSB conhecer todas as possibilidades. A decisão está tomada e vamos defendê-la com todo o vigor”.

A expectativa do PSB, inicialmente, era formar uma aliança com o PDT e o PCdoB para disputar os espaços na mesa diretora da Casa e nas comissões temáticas - algo que perdurasse pós-eleição da mesa diretora desse Poder Legislativo. Os rumos mudaram, contudo, desde que Rodrigo Maia recebeu o apoio do PSL. O PSB tentou demover o PDT e o PCdoB de endossar o nome de Maia, mas não houve recuo dessas duas siglas, que mantiveram o acordo com Maia. Os blocos foram formados depois de várias negociações. Maia tem apoio das principais legendas, incluindo o PSL e o MDB e, curiosamente, o PDT e o PCdoB.  

A opção por um bloco, além de tudo, tem implicações políticas. O bloco PT, PSB, PSol e Rede terá 98 deputados (19,29%) e comandará a oposição. De acordo com Tadeu, agindo em conjunto, o grupo poderá, por exemplo, pedir a verificação de quórum em determinada discussão polêmica na Câmara dos Deputados e adiar uma votação decisiva colocada em pauta pelo governo, de modo que se ganhe tempo para novas articulações. O bloco também terá uma liderança política em comum que vai comandar a chamada oposição, indicar duas posições na suplência da Mesa Diretora e cinco presidentes das Comissões Temáticas, onde todos os debates políticos sobre projetos são aprofundados. Tudo será feito de forma proporcional. O PT perdeu um deputado e tem 55. 

O PSB possui 32, o PSol, 10 e a Rede, um. “É muito gratificante ver que o PSB emprestou, ao processo, a importância que de fato tem a eleição da Mesa Diretora, a formação de blocos para a disputa de espaços parlamentares, através dos quais são potencializados as ações políticas”.

Tadeu Alencar explicou que o PDT e PCdoB também farão oposição a Bolsonaro, mas não podem, regimentalmente, fazer parte do bloco anunciado. “A nossa relação com o PCdoB e PDT é excelente, mas vamos enfrentar juntos os desafios (inclusive de formar uma nova esquerda) no bloco que tínhamos imaginado”.




Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...