sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Conforme previsto por especialistas, rejeitos decorrentes de Brumadinho devem alcançar Rio São Francisco

   Via:Carlos Britto
Foto: Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo


A Agência Nacional de Águas (ANA) afirmou em nota divulgada no início da tarde desta quinta-feira (7), que os rejeitos decorrentes do rompimento da barragem em Brumadinho estão a cerca de 200 km do Rio São Francisco, em Minas Gerais.
De acordo com a ANA, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) detectou alterações no parâmetro de turbidez da água do Rio Paraopeba (foto) em São José da Varginha.
A nota informativa emitida pela ANA afirma que o ponto onde foi detectado a alteração fica a 200 km do início do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, que deságua no Rio São Francisco.
No entanto, a agência revelou que “alterações se mostram ainda pequenas e dentro da faixa de valores usuais para o período” e que “com a ocorrência de chuvas, poderão ser registradas alterações no comportamento até agora observado”.
A cidade fica a 21 km de Pará de Minas, onde o rio foi dado como morto após uma análise da Fundação “SOS Mata Atlântica”. Uma outra análise, também elaborada pela Fundação, revelou que as barreiras de contenção instaladas pela Vale no leito do rio conseguem reter apenas 50% dos rejeitos presentes na água.
SOS Mata Atlântica
A Fundação “SOS Mata Atlântica” informou que nesta quinta-feira a equipe, que está percorrendo mais de 300 km para analisar a situação do rio, fará análises no trecho do Rio Paraopeba que corta a cidade de Maravilhas, a aproximadamente 50 km de Pará de Minas. (Fonte: G1-MG)

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...