domingo, 27 de janeiro de 2019

VENEZUELA RECEBEU APOIO DA MAIORIA ESMAGADORA DOS PAÍSES DA ONU


247, com AVN
A Venezuela recebeu um apoio forte e majoritário no plenário do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) neste sábado (26), onde vários países reafirmaram sua adesão ao princípio do respeito à soberania da nação venezuelana contra o golpe de Estado promovido pelo governo dos EUA, bem fizeram apelos ao diálogo político para resolver as diferenças.
O embaixador da Bolívia na ONU, Sacha Llorenti, advertiu que o intervencionismo do governo dos EUA sobre a Venezuela constitui uma ameaça à paz e segurança internacionais.
"As agressões à Venezuela constituem uma ameaça à paz e à segurança internacionais", disse ele, rejeitando as manobras intervencionistas do governo dos EUA na Venezuela e instou todos os países a respeitar a autodeterminação da pátria de Bolívar.
Segundo o diplomata boliviano, o verdadeiro interesse dos Estados Unidos na Venezuela é a riqueza natural da nação sul-americana, o petróleo, e o controle geopolítico sobre ela.
O representante da Nicarágua, Paul Oquist, pediu respeito à vontade popular do povo venezuelano e condenou qualquer ameaça ou ato de agressão militar contra esse país.
"O interesse e a insistência dos Estados Unidos de incluir a questão da Venezuela na agenda deste Conselho é outra forma de ação intrusiva e intervencionista em seus assuntos internos, com o objetivo claro de impor uma mudança de governo e substituir através de um golpe de Estado ao governo constitucional do presidente Nicolás Maduro ", disse o diplomata.
A representante de Cuba na ONU, Anayansi Rodriguez, também rejeitou as ações intervencionistas empreendidas pelo governo dos EUA que violam a soberania e a autodeterminação da Venezuela.
"Lamentamos que o governo dos Estados Unidos pretende usar o Conselho de Segurança para legitimar a campanha internacional contra o governo constitucional da Venezuela, liderado por Nicolás Maduro", disse, e reiterou o apoio de Cuba ao governo legítimo da Venezuela, liderado por Nicolás Maduro.
Da mesma forma, o representante do Uruguai na ONU, Elbio Rosselli, reafirmou o apoio e a disposição de seu país para trabalhar em conjunto com as nações da América Latina a fim de alcançar a estabilidade do povo venezuelano e afirmou que seu país não apoiaria uma intervenção armada .
"O Uruguai nunca apoiará qualquer intervenção armada em qualquer país da região como solução para uma crise interna", disse ele.
Da mesma forma, o representante permanente da África do Sul na ONU, Jerry Matthews Matjila, rejeitou as pressões para a mudança inconstitucional do governo venezuelano, que contrariam o do direito nacional e internacional.
Matthews enfatizou que a Venezuela deve resolver seus problemas políticos sem interferência de qualquer espécie, e indicou que o Conselho de Segurança não deve se tornar um instrumento para validar as mudanças inconstitucionais de governo, mas para promover o diálogo.
O representante da Guiné Equatorial no Conselho, exortou os países a respeitar a soberania da Venezuela.
"A situação na Venezuela é uma questão interna e não representa uma ameaça à paz e segurança internacionais", destacou o diplomata.
Por outro lado, países como a Indonésia, Costa do Marfim, República Dominicana, México, Barbados, , El Salvador, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas destacaram seu desejo de diálogo político para diminuir diferenças e sublinharam seu apoio aos esforços feitos pelo Governo da Venezuela para defender a soberania, independência e estabilidade do país.
Na área da Ásia e Europa destacam-se os pronunciamentos de China e Rússia que reafirmaram o seu total apoio à República Bolivariana da Venezuela e ao presidente Nicolás Maduro e rejeitaram a interferência dos EUA, além de fazerem apelos a respeitar as normas que regem as relações internacionais.


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...