domingo, 27 de janeiro de 2019

TRAGEDIA - Brumadinho corre risco de rompimento de mais uma barragem

A área da barragem estava prestes a ter o trabalho de exploração intensificado
Foto: Moises Silva/Estadão Conteúdo.


Um susto logo no início da manhã deste domingo (27/1). Por volta das 5h30, o Corpo de Bombeiros expediu alerta de emergência, por meio de sirenes, em Brumadinho, na Grande BH. O aviso dizia respeito à possibilidade iminente de rompimento da barragem B6, que contém água e é monitorada pelas autoridades desde a tragédia da última sexta-feira.

As buscas pelos desaparecidos foram interrompidas nesta manhã, devido ao risco. O tenente Pedro Aihara, porta voz do Corpo de Bombeiros, confirmou que a possibildiade de rompimento é real e que o plano de ação de emergência foi acionado. Todo o efetivo se volta à evacuação dos moradores da área de risco. Preocupação de momento é com a região do Parque da Cachoeira, onde existem cerca de 25 casas. Repórteres do Estado de Minas que estão na cidade gravaram vídeo que flagra o alerta.

"Por volta de 5h30, houve acionamento indicando risco iminente do rompimento de barragem, que contempla água. Existe um movimento, desde ontem, de bombeamento da água para fora para esvazia-la para torná-la mais segura. Imediatamente, quando a sirene foi acionada, o Corpo de Bombeiros estava executando essa evacuação", informou o tenente Pedro Aihara. 

A corporação retirou moradores, que estavam na zona de risco, de suas casas e os levou para pontos mais altos da cidade. Desde esse sábado, houve um bombeamento da água da barragem na tentativa de esvaziá-la.

"Atenção, esta é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Abandonem imediatamente suas residências", dizia o aviso. Imediatamente, as comunidades foram levadas para locais de segurança - determinados de acordo com o plano de emergência elaborado previamente. 
Aeronaves dos bombeiros estão de prontidão para atender à população.  Até o momento, as comunidades evacuadas são dos vilarejos Tejuco e Córrego do Feijão, segundo os bombeiros. 

De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o risco de rompimento continua. A evacuação acontece sem maiores problemas, segundo ele.




Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...