sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Sob ameaças de morte, Jean Wyllys abre mão do mandato e deixa o Brasil

  Por: Correio Braziliense - Correio Braziliense
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O deputado federal (PSOL-RJ) Jean Wyllys anunciou, nesta quinta-feira (24), que deixou o Brasil por conta das ameaças de morte que tem sofrido. A informação foi trazida pela Folha de S.Paulo, que publicou, nesta tarde, uma entrevista com o parlamentar. Wyllys, que está de férias fora do país - ele não quis dizer onde está -, afirmou que não irá retornar e, assim, não tomará posse em 1º de fevereiro para o seu terceiro mandato consecutivo no Congresso Nacional.

"Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração. Axé"", disse Wyllys em publicação na sua conta oficial do instagram, confirmando a notícia, na tarde desta quinta-feira.

O deputado, que vive sob escolta da polícia desde a morte de sua companheira de partido, Marielle Franco, em março do ano passado, justificou, ainda, que as notícias de que o senador Flávio Bolsonaro teria empregado parentes de um suspeito de liderar a milícia no estado contribuíram para a sua decisão. "Me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinete a esposa e a mãe do sicário. O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim", afirmou.

Jean Wyllys disse também que, fora do Brasil, pretende se concentrar na carreira acadêmica.

Quem é Jean Wyllys

Parceiro dos movimentos LGBT, negro e de mulheres, Jean Wyllys participa de ações que combatem a homofobia, a discriminação religiosa e a violência contra a mulher. Foi eleito deputado federal pelo PSOL-RJ para os mandatos 2011-2014 e 2015-2018. É escritor, com quatro livros publicados, apresentador e curador do programa Cinema em Outras Cores no Canal Brasil, programa de curtas metragens.
 
Wyllys foi professor do Programa de Pós-Graduação em Infecção HIV/Aids e Hepatites Virais da UNIRIO, além de colunista da Carta Capital, da Mídia Ninja, e do iGay, portal LGBT do iG. Atuou também como professor universitário na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Veiga de Almeida (UVA). 



Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...