domingo, 27 de janeiro de 2019

Só numa ditadura deputado vai para o exílio

Guilherme Santos - Sul 21
Por Alex Solnik, colunista do 247 e membro do Jornalistas pela Democracia
A reação do governo à decisão do deputado Jean Wyllys de se auto-exilar porque está ameaçado de morte e se sente inseguro no Brasil é chocante e preocupante. E depõe contra o governo. Só numa ditadura deputado vai para o exílio.
Um governo normal, democrático, bem-intencionado, preocupado com o bem-estar de seus cidadãos teria imediatamente despachado diplomatas para tentar demovê-lo da decisão: trata-se de um deputado; teria feito uma declaração pública de que garantia a segurança do deputado para ao menos manter as aparências; teria feito um apelo público para ele voltar a Brasília.
Deveria se empenhar em mostrar que o Brasil é um país seguro para Jean Wyllys, para todos os gays e para todos os cidadãos, passando uma borracha no episódio em que ele foi xingado pelo deputado Bolsonaro e retribuiu com uma cusparada. 
Se um deputado – por ser gay – não se sente seguro no país, como vão se sentir gays que nem deputados são? E quem não é gay, mas não gosta de Bolsonaro, vai se sentir seguro? O governo, ao contrário, reagiu com indiferença e escárnio. Bolsonaro comemorou, ao lado do filho: “Grande dia”. O chanceler - nenhum deles - se manifestou. Trataram o caso como ginasianos: já vai tarde! Confirmaram sua homofobia, autoritarismo e desprezo pelos direitos humanos.
O silêncio das autoridades confirma a suspeita de Jean Wyllys e que é muito grave: o governo não pode mesmo garantir a sua vida e não se importa com isso, embora seja a primeira obrigação do estado.
O governo também não faz questão de mostrar aos brasileiros e ao mundo que o país não está do jeito que o deputado imagina.
Seu viés autoritário não admite dialogar com o opositor ideológico que é gay: prefere que vá para o exílio, como ocorre nas ditaduras, não nas democracias.
O país está ficando do jeito que Jean Wyllys imagina. Só falta colocar a placa “ame-o ou deixo-o”.


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...