terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Apesar de ser 100% prevenível, câncer de colo do útero ainda preocupa especialistas

   Via:Vinicius de Santana

Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais. Estes são alguns fatores de risco que aumentam o risco da mulher ter câncer de colo do útero, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Neste mês, a campanha Janeiro Verde faz um alerta à sociedade sobre a doença.
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
Em recente entrevista à imprensa, a coordenadora de oncologia do IMIP, Jurema Telles, destacou a incidência dos casos. “Em Pernambuco, ele é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres. Um em cada cinco casos de câncer em mulheres no Nordeste é no colo do útero”, disse.
A especialista avalia ainda o motivo do alto número de casos nesta região do país. “O câncer de colo do útero é uma doença da desigualdade. Ele reflete muito a questão do acesso, da educação. É uma doença 100% prevenível, mas há um desequilíbrio muito grande. Eu acho que essa dificuldade da desigualdade, que é maior no Nordeste, reflete também nesta doença”, comentou.
O câncer de colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Prevenção
A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão da infecção ocorre por via sexual, presumidamente por meio de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.
Vacinação contra o HPV
O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A partir de 2017, o Ministério estendeu a vacina para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.
A vacinação e a realização do exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. Mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada (a partir dos 25 anos), deverão fazer o exame preventivo periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos oncogênicos do HPV.

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...