quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Ao entregar quadra reformada na Cohab VI, prefeito pede à comunidade esforço para preservar equipamento

(Foto: Jonas Santos/Divulgação)


Os moradores do bairro Cohab VI, zona oeste de Petrolina, já podem desfrutar da nova quadra de esportes da comunidade, que foi reformada pela Prefeitura e entregue na noite de ontem (12) completamente repaginada. A obra recebeu investimento de R$ 185 mil.
Ao entregar o novo equipamento, o prefeito Miguel Coelho pediu à comunidade um esforço redobrado para preservar a quadra, que durante as obras foi depredada. “Este espaço não é da prefeitura, mas da comunidade. Cuidem dele como se realmente fosse uma extensão da casa de vocês. Com isso, a prefeitura não vai gastar dinheiro público para reformar de novo e a população terá sempre uma quadra bonita para a integração dos moradores“, justificou.
A obra repaginou a quadra com pintura, melhoria da iluminação e instalação de novos brinquedos, traves, cestas e rede na quadra. A estrutura ainda conta com aparelhos para exercícios, bancos entre outros atrativos.

Blog do BILL NOTICIAS

MORO DIZ QUE LULA “ATÉ FEZ COISAS BOAS”

Edilson Rodrigues/Agência Senado | REUTERS/Leonardo Benassatto

247
Responsável direto pela prisão de Lula, o ex-juiz federal Sergio Moro fez nesta quinta-feira 13 um elogio ao ex-presidente, em entrevista a José Carlos Datena, no programa "Brasil Urgente". Futuro ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Moro disse que "nenhum juiz criminal tem prazer em prender ou condenar. No fundo, faz parte do trabalho".
Ele disse ainda lamentar que a decisão contra Lula - a execução da pena de 12 anos de prisão pela condenação no caso do triplex do Guarujá - tenha partido dele, já que o petista "até fez coisas boas" enquanto esteve à frente da Presidência da República. "Acho até lamentável que eu tenha sido o autor da decisão que condenou uma figura pública como Lula", disse.
Moro ainda disse que tratou o caso de forma "impessoal" e voltou a falar que, como "estratégia de álibi de defesa", foi criada uma "fantasia de perseguição política" por parte do PT e seus aliados.

Blog do BILL NOTICIAS

GLOBO COMEÇA CERCO A BOLSONARO


247 - Com uma "blitzkrieg" (guerra-relâmpago) ao estilo da família Marinho, os principais veículos de mídia das Organizações Globo começaram a operação de cerco a Bolsonaro, desde a última terça-feira (11), numa escalada. Como é usual, a ponta-de-lança da ofensiva foi o Jornal Nacional, em sintonia com o site G1, a Globo News e o jornal O Globo, num movimento que mobiliza diversas frentes de comunicação. Reportagens no Jornal Nacional, no G1, em O Globo uma artigo de uma porta-voz informal dos Marinho, a jornalista Míriam Leitão e até um editorial no jornal da família. Não foi ainda um rompimento, mas um aviso: o cerco começou. Aparentemente, há sintonia com o general Hamilton Mourão, o vice rebelde.
No Jornal Nacional, o alvo tem sido Flávio Bolsonaro e o esquema do clã Bolsonaro no gabinete do filho do deputado na Assembleia Legislativa com ramificação para o a gabinete de Jair, o pai, na Câmara dos Deputados (aqui). Nos jornal O Globo há uma ofensiva mais aguda, com a edição em papel e virtual do jornal desta quarta-feira (13) ostentando uma sequência de títulos críticos:
"Mourão: seria 'burrice ao cubo' se transações de ex-assessor forem 'caixinha' paga com cheque" - reportagem
"Falta clareza no caso Queiroz" - artigo de Míriam Leitão.
"Janaína Paschoal dispara contra quem se apropria do salário de seus funcionários" - na coluna Ancelmo Gois.
"As perguntas sem respostas no caso do ex-assessor de Flávio Bolsonaro" - artigo da jornalista Fernanda Krakovics.
"Ex-funcionário de Flávio Bolsonaro passou 248 dias no exterior e recebia salário da Alerj" - reportagem.
"Não podem pairar suspeitas sobre Bolsonaro - editorial de O Globo.
Nos textos, especialmente no editorial, há cuidado para não declarar guerra formalmente. O editorial de O Globo busca este ponto de equilíbrio desejado pelos Marinho, ao concluir: "Jair Bolsonaro assume em pouco mais de duas semanas para exercer o mandato em momento especialmente grave. As finanças públicas em todos os níveis do Estado brasileiro rumam para o colapso. Cabem a ele e a seu governo encaminhar para a aprovação pelo Congresso as devidas correções. Daí ser imperioso não haver qualquer suspeita que o diminua politicamente, o que não aconteceu agora. Mas depende do total esclarecimento do que aconteceu no gabinete de Flávio Bolsonaro."
O cartão amarelo está dado. A "blitzkrieg" desses dias não teve como objetivo derrubar, mas foi a primeira advertência. 
2019 será turbulento em todos os terrenos.

Blog do BILL NOTICIAS

LULA AOS CATADORES: ACHARAM QUE IAM NOS SEPARAR NO NATAL, SE ENGANARAM


247 - Em carta aos integrantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, com quem passou o Natal em todos os anos de seu governo, o ex-presidente Lula transmite uma mensagem de incentivo e pede para que não deixem o preconceito 'machucá-los'. Ele diz ainda na carta, lida por um dos catadores, ter tido orgulho de ter governado para os pobres e destaca a injustiça de sua prisão.
"Não baixem a cabeça jamais. O trabalho de vocês é tão importante quando de um médico, engenheiro, advogado. Muito digno e faz um bem a essa sociedade que produz tanto lixo no meio ambiente. Não deixem o preconceito deles machucar vocês. O preconceito é uma doença. Gente preconceituosa, que cultiva o ódio, é gente doente. Não vamos nos deixar contaminar por essa doença", diz Lula.
O ex-presidente diz que "acharam", em referência aos responsáveis por sua prisão, que iam separá-lo dos catadores este ano. "Se enganaram. Eu estive com vocês antes de ser presidente, enquanto fui presidente, depois de ter sido presidente, estou hoje e estarei sempre", declarou.


Blog do BILL NOTICIAS

Homem é preso dentro de ônibus interestadual com quase 15 quilos de maconha em Petrolina

  Via:Carlos Britto

Um homem foi preso dentro de um ônibus interestadual com 14.650 kg de maconham próximo à Rodoviária de Petrolina, no bairro Gercino Coelho, zona leste, no final da noite de ontem (12).
De acordo com informações do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o suspeito foi preso após levantamento realizado pelo do Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS-4). Ele foi encaminhado à delegacia, junto com a droga apreendida. Não foi informado para onde a droga estava sendo levada.

Blog do BILL NOTICIAS

GENERAIS QUE CERCAM BOLSONARO QUESTIONAM: 'ONDE ESTÁ O QUEIROZ?'


247 - "Cade o Queiroz?" - segundo a jornalista Andréia Sadi, que afirma haver conversado com todos os generais do governo Bolsonaro nos últimos dias, essa é a pergunta que todos fazem. "Entre generais do futuro governo de Jair Bolsonaro, a pergunta nos bastidores é: Cadê o Queiroz?, em referência ao ex-motorista de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), deputado estadual e senador eleito" -escreveu Sadi, da GloboNews.
Ainda segundo a jornalista, "integrantes militares do governo Bolsonaro se dizem 'preocupados' com o silêncio do ex-assessor Fabrício José Carlos de Queiroz. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) encontrou uma movimentação suspeita de R$ 1,2 milhão na conta do ex-motorista de Flávio".
São seis os generais que cercam Bolsonaro. O vice-presidente eleito Hamilton Mourão, que expressou sua preocupação abertamente em entrevista nesta quarta-feira (aqui) e mais os generais Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general da reserva, Fernando Azevedo e Silva, ministro da Defesa, general da reserva, Carlos Alberto dos Santos Cruz, secretário de Governo, general da reserva, Floriano Peixoto Vieira Neto, secretário de Comunicação (Secom), general da reserva e Maynard Marques de Santa Rosa, (SAE), general da reserva. Além deles, integra a cúpula do governo o almirante de esquadra Bento Costa Lima, ministro das Minas e Energia, num posto equivalente hierarquicamente ao de um general.
Segundo assessores políticos do futuro governo, na semana que vem o governo de transição espera que Queiroz deponha ao Ministério Público e explique o caso. Segundo Sadi, os mesmos assessores políticos afirmam que quem sabia dos detalhes da operação Bolsonaro-Queiroz era o chefe de gabinete de Bolsonaro, Jorge Francisco. Só que ele morreu em abril passado.


Blog do BILL NOTICIAS

Salgueiro: Adolescente suspeito de matar ajudante de pedreiro com golpe de alavanca é apreendido pela PM

  Via:Carlos Britto
(Foto: Ilustração)


O suspeito de matar um ajudante de pedreiro ontem (12) no bairro Santa Margarida, em Salgueiro (PE), no Sertão Central, é um adolescente de 16 anos. O crime aconteceu no início da manhã, após uma discussão.
Segundo informações do Blog do Alvinho Patriota, ao ser apreendido pela Polícia Militar (PM) – ainda no dia de ontem – o menor relatou que discutiu com a vítima, José Wesley da Costa Neves, de 30 anos, e foi atingido por um golpe de alavanca na cabeça durante a briga. Em seguida, conseguiu tomar a ferramenta e acertou um golpe na altura do pescoço do servente, que morreu no local. O menor foi encaminhado à delegacia.

Blog do BILL NOTICIAS

TCM-BA aprova contas do prefeito de Juazeiro referentes a 2017

  Via:Vinicius de Santana
Prefeito Paulo Bomfim. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

Em sessão plenária realizada hoje (13) em Salvador, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou as contas do prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB), para o exercício 2017. Os conselheiros fizeram recomendações à gestão, mas deixaram claro que foram cumpridos todos os índices obrigatórios, saúde e educação, bem como nas demais aplicações dos recursos e suas prestações de contas.
Para o prefeito, o resultado estava dentro do que se esperava. “A nossa equipe já tinha nos tranquilizado, mas fica ainda aquela apreensão, pois é a minha primeira conta. Porém, demonstramos à sociedade de Juazeiro e da Bahia que somos transparentes e zelamos pela coisa pública. Alguns apontamentos nos foram indicados, mas nada que desabonasse a nossa gestão e nenhuma indicação de comprometimento do exercício financeiro para 2019. Por isto, vamos continuar trabalhando para melhorar a vida do povo de Juazeiro“, declarou Bomfim.

Blog do BILL NOTICIAS

Indivíduo toma carro de assalto, foge, é interceptado e comete suicídio



No final da manhã de dessa quarta-feira(12), um elemento tomou um veículo HB 20 branco de uma mulher em Santa Cruz do Capibaribe, ele fugiu tomando destino ignorado, porém o carro tem rastreador e a proprietária comunicou o caso a Polícia Militar que fez o acompanhamento tático e houve perseguição desde o posto da Jurití e próximo ao viaduto que liga os bairros São Francisco e Caiucá ele colidiu em uma motocicleta de um policial e tentou fugir a pé, foi atingido com três disparos nas nádegas e ao ser cercado pelos policiais ele apontou o revólver para a cabeça e cometeu suicídio com um tiro na cabeça.
O criminoso foi identificado como, Janailson José da Silva, de 28 anos, que morava no bairro Salgado e entre os seus pertences os peritos encontraram uma passagem de ônibus da empresa Caruaruense que ele embarcou para Santa Cruz as 5 e meia da manhã.
O delegado da 1ª DP, Dr. Alberes Cristiany Costa, informou que a princípio o marginal se matou por ter ficado acuado, mas precisa do Laudo do IML para fechar o inquérito, mas todos os indícios levam a crer que essa foi a dinâmica do evento. O corpo do marginal foi encaminhado para o IML local. (Blog do Adielson Galvão)

Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco abrigará mais 102 imigrantes venezuelanos

  Por: Blog da Folha

Pernambuco receberá novo grupo de refugiados venezuelanos, na próxima segunda (17)
Pernambuco receberá novo grupo de refugiados venezuelanos, na próxima segunda (17)Foto: Divulgação



Na tarde da próxima segunda-feira (17), cento e dois imigrantes venezuelanos chegarão a Pernambuco vindos da cidade de Boa Vista, Roraima. O desembarque está programado para as 14h30, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Esta é a terceira vez no ano que Pernambuco recebe venezuelanos, desde que o Governo Federal iniciou, em abril, o processo de interiorização do fluxo migratório desses estrangeiros.

Os primeiros 115 imigrantes desembarcaram no Recife no dia 03 de julho, vindos de Boa Vista (RR). Setenta seguiram para o município de Igarassu, onde foram acolhidos nas Aldeias Infantis; e 45 tiveram como destino a cidade de João Pessoa (PB), para abrigamento pela Pastoral do Migrante daquele Estado. Em 18 de setembro chegaram mais 30 refugiados, que também ficaram nas Aldeias Infantis.

A vinda desse novo quantitativo de venezuelanos para Pernambuco é organizado pela Cáritas Brasileira – organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), que acompanha o processo de integração dos estrangeiros, oferece assistência e regularização da documentação.

“O atendimento ocorre com a oferta de serviços públicos, com respeito às diversidades em todas as suas formas, de modo a garantir a atenção igualitária aos imigrantes e suas famílias”, afirma a gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da SEASS, Viviane Cavalcanti Santos. Segundo ela, para o atendimento a esse público é fundamental a integração de políticas públicas para o combate dos riscos e vulnerabilidades sociais do grupo.

Programação - Após o desembarque no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, os venezuelanos seguirão direto para a Unicap, para uma atividade de acolhimento, seguido de jantar, oferecido pela SEASS. Depois eles serão transportados para os 12 imóveis alugados, onde ficarão abrigados, nos bairros da Boa Vista, Santo Amaro, Coelhos, Encruzilhada e Torreão.

Esse grupo irá atuar num projeto financiado pela Cáritas, em parceria com o Instituto Humanitas, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que funcionará na “Casa de Direitos”, inaugurada na última segunda-feira (10), no bloco E da Unicap.

A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte de um acordo entre o Governo do Estado, a Secretaria Nacional da Casa Civil e o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que desde o início do ano tratam do fluxo migratório desses refugiados. “Pernambuco está integrado nessa ação humanitária de acolhimento aos imigrantes e fará o que for possível para minimizar o sofrimento dessas pessoas”, concluiu Viviane.



Blog do BILL NOTICIAS





CNT defende fim da Justiça do Trabalho e pede a Bolsonaro extinção do TST

Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, a esfera judicial responsável por julgar processos trabalhistas no País tem gerado insegurança jurídica ao não cumprir determinações da reforma trabalhista
  Por: AE
Foto: Divulgação / Confederação Nacional do Transporte
Foto: Divulgação / Confederação Nacional do Transporte

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou nota defendendo o fim da Justiça do Trabalho e pedindo ao governo do presidente eleito da República, Jair Bolsonaro, que avalie extinguir o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, a esfera judicial responsável por julgar processos trabalhistas no País tem gerado insegurança jurídica ao não cumprir determinações da reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro do ano passado.

"É lamentável o que vem acontecendo no Tribunal Superior do Trabalho (TST). No momento em que existe uma nova legislação trabalhista, que modernizou muito a relação patrão/empregado, mas o TST continua com suas súmulas antigas e que vem causando confusão na primeira instância, com decisões contrárias as novas leis trabalhistas, causando insegurança jurídica para os empresários", afirmou o presidente da CNT. 

Ele defendeu que as atribuições do TST sejam repassados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, segundo Andrade, "tem uma visão mais ampla da sociedade brasileira." 

Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) procurou o TST para se manifestar sobre o posicionamento da Confederação Nacional do Transporte e ainda não houve resposta.



Blog do BILL NOTICIAS

‘A verdade pode demorar, mas chega’ afirma Miguel após Supremo inocentar Fernando Bezerra Coelho



Durante a inauguração da nova quadra da Cohab VI, na noite desta quarta-feira(12), o prefeito Miguel Coelho comentou a respeito da rejeição de uma denúncia por corrupção contra o senador Fernando Bezerra Coelho. O gestor afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a inocência do parlamentar petrolinense já era prevista, mas representa uma resposta firme a quem colocou em dúvida a honra de FBC.
“Muita gente chamava o senador de todo tipo de palavra. A verdade pode demorar, mas chega. Depois de quatro anos acreditando na Justiça, o senador provou sua inocência”, desabafou o prefeito na inauguração.
Miguel ainda disse esperar que essa página seja virada na política da cidade e o foco seja apenas em trabalhar por Petrolina.
“Muita gente está de cabeça quente, não sabe mais o que falar. E a única resposta que a gente tem para dar agora é trabalhar porque foi para isso a população nos escolheu. É isso que vamos continuar fazendo junto com o senador, os deputados Fernando Filho, Antonio Coelho e quem mais quiser somar.”  (Ascom)



Blog do BILL NOTICIAS 

Caso Beatriz: Vídeo mostra suspeito de apagar imagens entrando em sala no Colégio Auxiliadora

   Via:Carlos Britto


A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) divulgou um video que mostra Allinson Henrique de Carvalho Cunha, suspeito de ter apagado imagens de câmeras de segurança do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, entrando na sala onde ficam os equipamentos de informática da unidade de ensino. O vídeo em que Allinson entra na sala é do dia 4 de janeiro de 2016, 20 dias depois do brutal crime que tirou a vida da menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, durante uma festa de formatura na instituição de ensino.
A PCPE divulgou as imagens do suspeito entrando na sala após o Tribunal de Justiça (TJPE) decretar a sua prisão preventiva, na manhã de hoje (12). O TJPE reformou a decisão da juíza de primeiro grau de Petrolina, Elayne Brandão, que havia negado a prisão em julho deste ano. Allinson nega a acusação. Passados três anos do crime, essa é a primeira prisão decretada no Caso Beatriz.

Memorial Luiz Gonzaga celebra 106 anos do Rei do Baião com programação gratuita. É nesta quinta(13)

  Via:Vinicius de Santana
Acervo conta com fotos, vídeos, discos, músicas, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja. Foto: Andrea Rego Barros/Divulgação

Para celebrar o Rei do Baião, mais fidedigno e festejado representante e defensor que a cultura nordestina já produziu, o Memorial Luiz Gonzaga (Rua São Pedro, 35, São José, Recife) preparou uma programação especial para esta quinta-feira (13), dia em que o Velho Lua festejaria seu aniversário de 106 anos. Das 9h às 18h, serão oferecidas diversas atividades, como oficina de sanfona, visita guiada, apresentações artísticas, exibição de vídeos e sorteios.
Pela manhã, o local estará de portas abertas para visitação guiada por seu acervo, que conta com fotos, vídeos, discos, músicas, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja. Além disso, haverá exibição de vídeos sobre o cantor, sanfoneiro e compositor.
Pela tarde, a partir das 14h, haverá apresentações artísticas para festejar a obra de Gonzaga. A programação musical será comandada por Jurandy da Feira, considerado o parceiro caçula de Luiz Gonzaga, com quatro canções em parceria com o Rei do Baião. A Rural de Roger também vai estacionar na programação.
Resultado de imagem para Memorial Luiz Gonzaga (Rua São Pedro, 35, São José, Recife)
A programação continua nos próximos dias 17 e 18, com uma oficina introdutória sobre sanfona, com atividades das 14h às 16h30, no Memorial. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 3355-3155 ou presencialmente, no Memorial Luiz Gonzaga, localizado no Pátio de São Pedro, casa 35, Bairro de São José.


Blog do BILL NOTICIAS

Polícia prende homem condenado pela morte do irmão do ex-prefeito de Lagoa Grande, no Sertão de PE

   Via:Vinicius de Santana


O homem acusado de participar do assassinado de Fabrício Ramos de Amorim, em 2012, no município de Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco, foi preso na terça-feira (11) quando saia de casa, localizada nas margens da BR-232, próximo a entrada do município de Mirandiba. João Batista da Silva, de 53 anos, estava foragido desde a época do crime. A vítima era irmão do então prefeito de Lagoa Grande, Robson Amorim.
Mesmo foragido, João Batista da Silva foi condenado à revelia, em 2017, a 13 anos de prisão. Além do assassinato de Fabrício, segundo a Polícia, ele e outros dois comparsas tentaram assassinar uma outra pessoa.
Após a prisão, João Batista foi encaminhado para o Presídio de Salgueiro, onde fica à disposição da justiça. (Via: G1 Petrolina)


Blog do BILL NOTICIAS

Vídeo: homem segura menino e manda filho agredir a criança, no DF

Toda a sequência da agressão foi registrada em imagens do circuito interno. Polícia Civil investiga o caso
  
  Por: Isa Stacciarin
Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube

Uma brincadeira entre crianças na quadra de um condomínio fechado, na Octogonal, Distrito Federal, virou caso de polícia. Um menino de 6 anos levou um soco no rosto, foi empurrado e caiu no chão. Os suspeitos são os pais de outro garoto da mesma idade. 

O casal pensou que a criança tivesse batido no filho deles, depois que o menino subiu no apartamento dos avós com sangramento na região da boca. O pai, então, teria descido até a quadra de esportes para tirar satisfação. O relato é que o homem segurou os braços do menino para trás para que o filho machucado desse um soco no rosto do colega. Em seguida, a mãe também teria ido à quadra e empurrado o garoto no chão. 

A confusão aconteceu na tarde de domingo (9) na quadra 4 da Octogonal, onde moram os avós da criança que tropeçou na bola. Os pais do menino tinham ido passar o domingo na casa dos patriarcas. Toda a sequência da agressão foi registrada em imagens do circuito interno do condomínio. Elas estão com a Polícia Civil para investigação da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA).

Tia do garoto agredido, Jucinea das Mercês Nascimento, 43 anos, contou que o filho dela, de 9 anos, desceu para brincar no playground com os três primos. "Estavam todos juntos na quadra, brincando com a bola do meu filho, quando a outra criança tropeçou sozinha na própria bola, caiu e bateu a boca no chão. Algumas adolescentes que estavam lá e o ajudaram e o levaram para os pais", relata.

A servidora pública suspeita que alguém deve ter dito para a família do garoto que feriu a boca que o sobrinho dela havia agredido o outro garoto, o que, conforme as imagens mostram, não aconteceu. "O menino tropeçou sozinho. Mesmo assim, as imagens mostram que o pai desce transtornado, vem puxando o filho pelos braços, entra na quadra de esportes e parte para cima do meu sobrinho", lamenta. 

As imagens do circuito interno mostram que um homem caminha em direção ao grupo. Ele vai até o menino, coloca os braços dele para trás, e o garoto que está com o adulto dá um soco no rosto da vítima. Depois, uma mulher surge na imagem. Seria a mãe do menino que tropeçou. Ela anda em passos apressados, empurra a vítima, que cai no chão, e vai embora. 

Quando a agressão acontece, as outras crianças ficam acuadas no alambrado da quadra. Algumas delas aparecem nas imagens chorando. "Pelas imagens, a criança inclusive reluta em bater no meu sobrinho, porque, no fundo, sabia que ele não tinha feito nada. As adolescentes que estavam na quadra contaram que a mãe dele gritava muito. Existe até uma suspeita de que bateram com a cabeça do meu sobrinho no chão, quando ele já estava caído”, diz Jucinea.

Socorro
Jucinea explicou que quando tudo aconteceu ela tinha ido buscar o filho adolescente no local de prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). Quando voltou, um vizinho contou o que tinha acontecido. “Ele estava na piscina e viu todo o momento. Assim que percebeu o que estava acontecendo, pulou a grade e foi ajudar meu sobrinho. Ele ficou revoltado. Inclusive me alertou do crime de se agredir uma criança”, destaca.

Depois de se inteirar sobre o caso, Jucinea foi até o apartamento da família. “A mãe estava na janela e gritava dizendo que eu não dava educação para meu sobrinho. Eu comecei a ficar transtornada, porque, mesmo com tudo o que aconteceu, eles ficaram achando que a ação foi correta. Meu sobrinho não bateu no filho dela, como as próprias imagens mostram. Ele quem tropeçou sozinho na bola”, reforça.

A servidora pública registrou ocorrência na DPCA após ter acesso ao circuito interno de vídeo. Ela conseguiu pegar as imagens na segunda-feira no fim do dia e na terça procurou o Departamento de Polícia Especializada (DPE). 

Férias
O menino agredido mora com os pais na Bahia e está de férias com a irmã na casa de Jucinea para o aniversário do primo de 9 anos. Segundo a tia, a mãe do menino chora ao lembrar do episódio, e as crianças, assustadas, ficam recordando o que aconteceu. 

"Só tive coragem para contar à minha irmã tudo que aconteceu na segunda-feira. Agora sou eu chorando de cá e ela, de lá. Os meninos não descem mais sozinhos para brincar e, nos momentos em que estão juntos, os escutamos conversando sobre o que poderiam ter feito para salvar o priminho da agressão", conta a servidora pública.

Jucinea agora, espera, que o fato possa passar uma mensagem para a luta pelo fim da violência. "A sociedade não pode agir com tanta violência por algo banal. Hoje, as pessoas não têm mais paciência para conversar. Do jeito que os pais desceram, se tivessem uma arma, poderiam atirar. As pessoas banalizaram muito as atitudes", lamenta. 

Ela também almeja que as crianças sejam tratadas com respeito. "Ninguém espera de um adulto uma agressão contra uma criança. Estamos todos estarrecidos, inclusive o condomínio em geral. Haverá uma reunião após esse episódio lamentável. Crianças são inocentes e precisam de proteção”, destaca. 

Reunião 
Após o ato, o condomínio convocou uma reunião para sexta-feira (14/12), as 9h30. A demanda administrativa dos moradores é que os pais da criança, que não moram no prédio, sejam impedidos de acessar a área até que a situação seja resolvida para que não haja retaliação. “Hoje estão todos indignados. Pedimos o bom senso dos avós para que os pais não venham aqui nesse período. O avô inclusive pediu desculpas, mas o fato causou um trauma nas crianças e nos adolescentes. Estão todos muito assustados”, conta o síndico presidente do condomínio, Mauro Assunção de Camargo. 

Ele forneceu as imagens para a tia da criança agredida e todos os dados para registro de ocorrência. No entanto, Mauro reforçou que o condomínio agirá conforme decisão judicial. “Confio na lei e o condomínio anda na lei. O que for determinado nós cumprirmos”, informa. 

O Correio tentou falar com o avô da criança, proprietário da unidade, mas a informação dada é que o advogado da família recomendou não conversar com a imprensa neste momento.

Vídeo:



Blog do BILL NOTICIAS

MERKEL ISOLA BOLSONARO E DIZ QUE COM ELE NÃO TEM ACORDO COMERCIAL


BERLIM (Reuters) - O tempo está se esgotando para um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, nesta quarta-feira, afirmando a parlamentares que o novo governo brasileiro do presidente eleito Jair Bolsonaro tornará o tratado mais difícil de ser alcançado. O mesmo anúncio já havia sido feito pelo presidente francês, Emmanuel Macron. Relembre reportagem de 29 de novembro:
EFE - O presidente da França, Emmanuel Macron, disse hoje (29) que a possibilidade de seu governo apoiar o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul depende da posição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, sobre o Acordo Climático de Paris.
"Não podemos pedir aos agricultores e trabalhadores franceses que mudem seus hábitos de produção para liderar a transição ecológica e assinar acordos comerciais com países que não fazem o mesmo. Queremos acordos equilibrados", disse Macron, sem citar diretamente as declarações contra o Acordo de Paris feitas por Bolsonaro.
Macron fez as afirmações em uma entrevista coletiva conjunta com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, com o qual se reuniu dois antes do início da Cúpula dos Líderes do G20, grupo formado pelas maiores economias mundiais.
A UE e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, pois a Venezuela está temporariamente suspensa) negociam o acordo com base em três pilares - o diálogo político, a cooperação e o livre-comércio - há quase 20 anos.
Sem as dúvidas que manifestou em relação ao futuro governo brasileiro, Macron afirmou que pretende avançar nas relações com a Argentina e elogiou Macri por seguir um "rumo claro". Além disso, ressaltou que a França apoiou o pedido de empréstimo de US$ 57 bilhões feito pela Casa Rosada ao Fundo Monetário Internacional (FMI) após grave crise cambial.
Macron informou também que pretende criar um fórum econômico bilateral entre França e Argentina, para que empresas de médio porte dos dois países façam mais investimentos cruzados em setores como inovação e turismo.
Depois do encontro, os dois presidentes irão para a cidade de Tigre, ao norte de Buenos Aires, para um lanche oficial.
Além de Macron, que chegou ontem à capital argentina, já estão na cidade o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong.
Sobre a cúpula do G20, Macron indicou que espera que triunfe na reunião o espírito de "diálogo e cooperação". O presidente francês destacou ainda que tem uma relação "fácil e fluente" com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em temas como segurança e luta contra o terrorismo, mas admitiu que há "desacordos" nas discussões sobre comércio e o clima.


Blog do BILL NOTICIAS

Governo federal expulsa 566 servidores por irregularidades este ano


O governo federal expulsou 566 servidores públicos federais por irregularidades de janeiro a novembro deste ano. Segundo o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), o número já é o mais alto no comparativo anual desde o início da série histórica em 2003.
A prática de atos relacionados à corrupção foi o principal motivo das punições, com 371 penalidades, o que corresponde a 65,5% dos casos. No ano, houve 467 demissões de servidores efetivos, 73 cassações de aposentadorias e 26 destituições de ocupantes de cargos em comissão. De 2003 a novembro de 2018, foram expulsos 7.281 servidores.
No ano passado, 506 servidores foram expulsos por irregularidades.
Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (12) no balanço das principais ações e resultados da CGU apresentado em evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção, lembrado no último domingo (9).
Empresas
No âmbito empresarial, são 145 processos administrativos de responsabilização em andamento no Executivo Federal. Em 2018, cerca de 1,5 mil entes privados foram penalizados por irregularidades. Na Operação Lava Jato, segundo a CGU, duas empresas (Sanko Sider e MPE Montagens) foram declaradas inidôneas e proibidas de contratar.
Em relação à Lei Anticorrupção, a CGU, em conjunto com a Advocacia-Geral da União (CGU), assinou três acordos de leniência em 2018: Odebrecht (R$ 2,72 bilhões), SBM Offshore (R$ 1,22 bilhão) e MullenLowe/FCB Brasil (R$ 53,1 milhões). Segundo o ministério, o total de recursos já ressarcidos por meio dos acordos alcançou R$ R$ 589,6 milhões. Outros 20 acordos estão em negociação, sendo que três estão próximos de serem assinados, informa a CGU. (Agência Brasil)

Blog do BILL NOTICIAS

PF cumpre mandado de busca e apreensão contra homem que ameaçou Bolsonaro

O homem de 23 anos teria ameaçado o presidente eleito de morte. O mandado de busca apreensão foi expedido pela 7ª Vara Federal Criminal/RJ

Foto: :Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: :Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre um mandado de busca e apreensão contra um homem de 23 anos, autor de postagens ameaçadoras contra o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). A ordem judicial foi expedida pela 7ª Vara Federal Criminal/RJ.

"A diligência realizada na data de hoje tem como objetivo identificar outras pessoas que eventualmente estejam envolvidas na prática delituosa, bem como materializar outras condutas criminosas do investigado", informou a Polícia Federal, em nota.

Segundo a PF, o homem também fez ameaças ao então candidato a Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão. A pena do crime citado prevista na Lei de Segurança Nacional é de reclusão, de 1 a 4 anos.



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...