quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

INFECÇÕES DA BOCA. COMO SE PROTEGER DAS GENGIVITES, AFTAS, CÁRIES E ABCESSOS

 (photo: )

As duas patologias dentárias mais frequentes, a cárie e a doença periodontal, são ambas provocadas por uma infecção bacteriana. Mas tratam-se de doenças diferentes. O importante é mantermos a boca e os dentes sempre limpos e bem cuidados. As infeções da boca podem acarretar graves consequências também em outras partes e órgãos do corpo humano.


Por:  Martine Lochouarn – Le Figaro Santé

“Podemos ter cáries sem doença periodontal, ou o contrário”, diz a professora  de odontologia Géraldine Lescaille, do hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris. Além disso, não somos todos iguais diante delas. Por causa de suscetibilidades individuais e familiares, certas pessoas desenvolverão mais cáries, e outras as doenças periodontais. Mal cuidadas, essas moléstias podem dar origem a complicações muito severas. E o pior é que, até mesmo nos países mais desenvolvidos, a prevenção dessas infecções buco-dentárias está longe de atingir níveis ótimos.
Seus mecanismos infecciosos são variados e diferentes, bem como as bactérias que são responsáveis por eles. A boca abriga mais de 700 espécies de bactérias, normalmente em equilíbrio e em simbiose como ambiente bucal, no qual a saliva, no seu papel protetor, contribui para regular as flutuações.
A cárie dental, ligado ao excesso de açúcares
No caso da cárie, certas bactérias, sobretudo os estreptococos, para os quais a presença de alimentos açucaradas e ácidos favorecem o crescimento, atacam o esmalte dos dentes, e em seguida a dentina. Se a infecção avança, elas penetram na polpa, a parte viva, vascularizada e inervada do dente, que necrosa acarretando a morte do dente. Essas bactérias vão colonizar essa parte morta até o ápice, a extremidade do dente, onde podem provocar um abcesso dentário – uma super infecção do dente. Deriva disso a importância de uma desvitalização, uma limpeza e uma obturação rigorosa do canal dentário.


(Na zona do colo do dente (a junção do dente à gengiva), uma fina membrana prende o dente à gengiva. Se a escovação não elimina suficientemente as bactérias, elas irão se multiplicar e favorecer a chegada de outras bactérias.
Em certos abcessos, a extração do dente pode se revelar necessária. “Mas os abcessos podem também ter origem em uma infecção periodontal, sobretudo quando o dente é sadio mas está mal posicionado, ou até mesmo quando dente é normal. O abcesso não tratado pode inclusive se estender aos tecidos vizinhos: “A infecção pode atingir os seio9s da face e provocar uma celulite. Essa infecção localizada é uma complicação rara, mas potencialmente muito grave. A pessoa pode morrer de um abcesso dentário mal tratado, que pode ser a origem de um abcesso cerebral, de uma osteíte se a infecção atinge o osso do maxilar, ou de uma tromboflebite por disseminação venosa da infecção”.
Quando uma cárie evolui e produz um abcesso dentário, a dor é em geral tão forte que o paciente dificilmente deixa de correr ao dentista. Mas nem todos somos iguais diante da dor. A dor pode ser flutuante, e pode desaparecer quando a infecção se torna crônica, embora exista sempre o risco de ela ressurgir subitamente, em surtos.
A doença periodontal é silenciosa e irreversível
Contrariamente à carie, a doença periodontal, que costuma surgir ao redor dos 50 anos, não é dolorosa e pode evoluir silenciosamente até chegar à ruína do dente. “Na zona do colo do dente, uma fina membrana o prende à gengiva. Se a escovação não elimina suficientemente as bactérias que colonizam essa região, elas irão se multiplicar, vão favorecer a chegada de outras bactérias, e essa colonização irá destruir progressivamente essa membrana. Daí vem a característica irreversível da doença periodontal”, explica a professora Martine Bonnaure-Mallet, odontologista e microbiologista do Inserm, em Rennes.


Essas bactérias se organizam espontaneamente em uma espécie de biofilme que forma a placa dentária. “A única forma de eliminar suficientemente esse biofilme (que é muito resistente), é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia durante 2 minutos, e limpar os espaços interdentários com o uso do fio ou fita dental, ou de escovinhas especiais para isso. O primeiro sinal de alerta é o surgimento de um sangramento durante a escovação. Essa gengivite inicial é ainda reversível com uma escovação correta”. A raspagem regular do tártaro e o polimento dos dentes diminuem a adesão bacteriana.
Segundo estudos, em nossos países apenas a metade das pessoas visita o dentista todos os anos, quando isso deveria ser a regra. “Se o sangramento persiste, é necessário visitar o dentista”, insiste a  odontologista. Um outro sinal de alerta, o mau cheiro na boca. “Mas, infelizmente, as pessoas muitas vezes só vão ao dentista quando já tarde demais, quando os dentes já perderam a firmeza, e só nos resta a opção de arrancá-los”.
O diagnóstico, tanto da cárie quanto da doença periodontal, depende do exame clínico e do diagnóstico por imagem. Nos casos de cáries, abcessos ou doenças periodontais mais graves, muitas vezes é necessário se recorrer a antibióticos de largo espectro tais como a amoxicilina. É preciso sempre ter em mente que a boca faz parte do corpo como todas as demais partes, e daí sua importância como porta de entrada potencial de uma infecção.
A boa higiene é importante também para os implantes
Quando é demasiado tarde para salvar o dente, ou os dentes, ainda resta o recurso às próteses e, de modo cada vez mais frequente, aos implantes. “Mas os pacientes que perderam dentes por causa de uma doença periodontal correm um risco maior de contrair infecções de implante; o implante é realizado em um tecido cicatricial cujo poder de cicatrização é pequeno e que reage mais fracamente às medidas de regeneração. Eles correm o risco, portanto, de perder seus implantes...”, indica o professor Monnet-Corti, odontologista em Marselha.
Quando um implante é colocado para substituir um dente que foi extraído, o osso do maxilar é perfurado para que nele seja implantada uma raiz artificial feita com uma liga de titânio. Esse implante, profundamente integrado ao osso, é recoberto na sua superfície pela gengiva. Mas trata-se de uma gengiva cicatricial, sem ligamento, pouco vascularizada. “É nesse local que podem se desenvolver vários tipos de infecções. Tais infecções periodontais costumam não doer, e com frequência a infecção só é descoberta quando aparece um mau cheiro na boca, acompanhado por pequenos sangramentos no momento da escovação, porque a gengiva se retraiu muito e deixa aparecer o implante, ou então porque esse implante se move e balança”. O processo infeccioso é portanto bastante comparável à periodontite clássica. “São provavelmente as mesmas bactérias, mas ainda não existe um acordo quanto ao verdadeiro causador dessas infeções ligadas aos implantes”, explica o professor Monnet-Corti.


A má higiene bucal e dental, e fatores gerais de agravamento tais como o tabagismo favorecem a ocorrência tanto das doenças periodontais quanto das infecções dos implantes. “A tudo isso é preciso acrescentar o fator tempo: quando colocamos um implante num jovem boxeador que quebrou um dente aos 25 anos de idade, ela deverá ter um acompanhamento médico por precaução; mas quarenta anos depois, todo o esqueleto desse esportista sofreu modificações, ele poderá ter desenvolvido uma obesidade, um diabetes, ele pode ter começado a fumar, etc”, esclarece o especialista. Não existe garantia de perenidade para os implantes.
Uma influência global sobre a saúde
As relações entre saúde buco-dental e saúde global já são bem estudadas e conhecidas. A passagem para o sangue de estreptococos bucais que irão se fixar nas válvulas do coração, com um risco de endocardite infecciosa, rara porém muito grave, é conhecida há mais de cem anos.
Sabemos também que existem correlações entre doenças cardiovasculares e doenças periodontais. Estudos feitos com animais demonstraram que a introdução na corrente sanguínea de pseudomonas – bactérias estreitamente implicadas nas ocorrências de doenças periodontais, favorecem a formação de placas de ateroma. Para alguns pesquisadores, esta ligação entre doença periodontal e aterosclerose está agora assentada em um grande número de provas.
Um outro fato bem conhecido, a diabete predispõe à doença periodontal. Os diabéticos devem ser acompanhados no plano dentário para evitar que percam seus dentes precocemente. “Esta é uma relação de mão dupla: o diabete favorece a doença periodontal e a doença periodontal agrave o diabete”, ressalta o professor Bonnaure-Mallet.
Um trabalho recente desenvolvido e publicado pela equipe desse cientista mostrou, por sinal, que a hemocromatose, doença genética que produz um excessivo acúmulo de ferro no organismo, favorece a doença periodontal.
Uma revisão dentária e a colocação em ordem de todas as partes da boca são indispensáveis antes de toda e qualquer cirurgia cardiológica pesada. Este é também o caso da oncologia, antes de se iniciar qualquer quimioterapia, pois esses tratamentos têm um efeito imunossupressor global. O ideal seria um exame odontológico sistemático em todos os casos de doença crônica grave.(Saúde247)


Blog do BILL NOTICIAS

Teste experimental permite detectar câncer em 10 minutos


Pesquisadores australianos desenvolveram um teste experimental que, caso seja bem-sucedido em estudos futuros, poderá ser o primeiro exame a detectar de forma simples qualquer tipo de câncer atualmente descrito pela Medicina.
O estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Queensland, e publicado nesta terça-feira (4) na revista científica Nature Communications, utilizou amostras de células de 200 pacientes com os mais diferentes tipos de tumor e verificou que certas expressões do DNA são diferentes entre células cancerígenas e células saudáveis.
Assim, os cientistas descobriram que, com uma simples amostra de sangue, é possível testar as células e descobrir, em apenas dez minutos, se há essa alteração no DNA que indica a presença de células cancerígenas no organismo.
De acordo com os pesquisadores, o teste teve precisão de 89%, ou seja, acertou a presença de células cancerígenas em 89 de cada 100 casos.
Os cientistas destacam, no entanto, que, embora o teste seja capaz de diagnosticar qualquer célula cancerígena, ele não indica qual é o tipo de tumor nem a gravidade da doença identificada.
Avanço
De acordo com o médico Tulio Pfiffer, oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês, embora ainda em fase de estudos, o teste representaria grande avanço na detecção precoce de tumores. “Hoje até temos exames que identificam proteínas classificadas como marcadores tumorais, mas esses marcadores são imprecisos e existem apenas em alguns tipos de tumores”, diz.
A pesquisa dos cientistas australianos, explica Pfiffer, cria uma nova abordagem no processo de detecção de células cancerígenas. “Atualmente, com as biópsias, buscamos alterações na biologia do DNA. Com esse teste, que é muito mais simples, estaremos olhando para aspectos físico-químicos do DNA alterado pelo tumor, como o simples fato de ele se agregar ou não à moléculas de água ou barras de ouro, afirma o especialista”. (Notícias R7)


Blog do BILL NOTICIAS

Concurso Polícia Militar BA 2019. Edital para Soldado é confirmado pelo Governador


A Polícia Militar do Estado da Bahia vai abrir um novo edital de concurso público para Soldado (Concurso PM BA 2019). A confirmação veio através do Governador do Estado, Rui Costa, durante live realizada no Instagram. Ao ser questionado sobre um novo certame, o chefe do governo estadual disse que um novo concurso para Soldados será realizado em 2019. De acordo com Rui, o edital para o cargo de Oficial da PM ainda será discutido.
“Oficial [se referindo ao cargo de Oficiais da PM] eu não sentei ainda com o Comandante e nem com o Secretário para decidir. Nós vamos fazer o novo concurso para PM e para Polícia Civil no ano que vem, em 2019”, disse Rui.
Para concorrer a uma das vagas no concurso da Polícia Militar/BA, será necessário certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo 2º grau) ou formação técnica profissionalizante de nível médio, expedido por Instituição de Ensino reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC. Para ingresso e exercício na função de Soldado, o candidato deverá concluir com êxito no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
O cargo de Soldado requer nível médio completo, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, altura mínima de 1,60m para candidatos do sexo masculino e de 1,55m para candidatas do sexo feminino, além de Carteira Nacional de Habilitação válida, na categoria “B”.
Durante o período de realização do Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia, o candidato matriculado na condição de Aluno Soldado PMBA/CBMBA receberá, a título de bolsa de estudo, o equivalente a um salário mínimo. Após o curso de formação, o salário será de R$ 2.585,05 (dois mil, quinhentos e oitenta e cinco reais e cinco centavos), constituído de vencimento básico, acrescido de Gratificação de Atividade Policial Militar – GAPM, nos termos da legislação vigente, mais 10% (dez por cento) de Auxilio Fardamento sobre o valor do soldo. (Itambeagora)

Blog do BILL NOTICIAS

SERVIDORES MUNICIPAIS REALIZAM ATO CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA EM SÃO PAULO


Rede Brasil Atual - Servidores municipais de São Paulo realizaram na tarde desta quarta-feira (5), em frente à Câmara, uma manifestação contra o Projeto de Lei 621/2016, que pretende alterar a aposentadoria dos trabalhadores e diminuir salários. Chamada de "PL do confisco", a proposta pretende criar uma previdência complementar e aumentar a alíquota de contribuição dos atuais 11% para 14% do salário, entre outras mudanças.
Apresentado em 2017, ainda durante o primeiro e único ano de João Doria (PSDB) como prefeito da capital paulista, a tramitação do projeto foi suspensa em março deste ano e voltou agora à pauta da Câmara com apoio do prefeito Bruno Covas (PSDB).
"Precisamos dar um recado bem dado aos vereadores e ao prefeito Bruno Covas: 'Tirem as mãos da nossa aposentadoria'. Não vamos aceitar o aumento de 11% para 14%, que pode chegar a até 19%. Muita atenção nisto", alerta João Batista Gomes, secretário de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no município de São Paulo (Sindsep).
Após a concentração na Câmara, os manifestantes encerraram o ato diante da sede da prefeitura de São Paulo, também na região central onde prometeram realizar outra grande manifestação no próximo dia 21, data em que está marcada audiência pública para analisar o projeto por uma comissão especial.
"Se você quer ter aposentadoria no futuro, se não quer ter rebaixamento do salário, venha pra luta", convocou o dirigente do Sindsep.


Blog do BILL NOTICIAS

MAIS MÉDICOS: APENAS 12 PROFISSIONAIS SE APRESENTAM NO PIAUÍ

Moacyr Lopes Junior/Folhapress

247 - Reportagem publicada no G1 nesta quarta-feira (5) mostra o estrago provocado pelo fim do Mais Médicos no Piauí. Dos 199 médicos inscritos na nova etapa do programa, somente 12 se apresentaram para trabalhar.
"O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, informou que a expectativa era positiva para que as vagas fossem preenchidas por médicos brasileiros mas até o momento, apenas 12 médicos tinham se apresentado. O prazo para se apresentar vai até o dia 14 de dezembro", conta a reportagem. “Isso nos provoca uma preocupação de descontinuidade de serviço que é muito importante, da assistência a saúde para a população”, disse Gil Carlos.
Municípios que eram atendidos exclusivamente por profissionais cubanos como Guaribas do Norte, no extremo sul do estado, e Julio Borges, estão sem médicos.
"Quando há falta do médico isso causa um transtorno aumentando a demanda sobre as especialidades, hospitais e termina provocando um grande transtorno para a população. Fazemos um apelo, a data limite é até 14 de dezembro, que os médicos que se habilitaram, se cadastraram no programa, de fato venham se apresentar nos seus postos de trabalho", pediu.


Blog do BILL NOTICIAS

EM CUBA, CACHORROS DE RUA RECEBEM IDENTIFICAÇÃO E CUIDADOS DE SAÚDE


247 - Morto a pauladas por um segurança, o cão de rua que frequentava o hipermercado Carrefour de Osasco causou comoção e mobilizou ativistas pelos direitos dos animais. Na esteira do ato cruel, uma reportagem do jornal inglês The Guardian de 2015, que mostra o tratamento dado ao governo de Cuba aos cachorros de rua voltou à tona.
Segundo a reportagem, "no país das maravilhas socialistas de Cuba, até mesmo os cães vadios recebem cartões de identificação e são providos de acomodações e cuidados de saúde patrocinados pelo Estado".
No texto, o jornalista Darren Boyle entrevista Nora Garcia, presidente da Associação Cubana para a Proteção de Plantas e Animais, que conta que os cães tiveram um status especial depois que um guarda foi acordado uma noite por um cachorro latindo, que notou que algumas pessoas estavam tentando roubar um aparelho de ar condicionado. "Houve uma cerimônia pública em que o cão recebeu um prêmio", disse.
A sociedade de proteção animal mantém uma lista de 21 cães que vivem em instituições do Estado, incluindo um posto de gasolina do Partido Comunista, escritórios do Sindicato dos Jornalistas de Cuba e uma oficina mecânica do Ministério da Saúde Pública.

Blog do BILL NOTICIAS

FRANÇA FECHARÁ TORRE EIFFEL E LOUVRE COM MEDO DE NOVOS PROTESTOS


PARIS (Reuters)
A França fechará no próximo sábado a Torre Eiffel e outros marcos do turismo e recrutará milhares de agentes de segurança para evitar uma nova onda de protestos violentos na capital contra o custo de vida.
Com manifestantes do movimento "colete amarelo" convocando o "Ato IV" nas mídias sociais —um quarto fim de semana de protestos—, o primeiro-ministro Edouard Philippe disse que 89 mil policiais em todo o país serão mobilizados para impedir a repetição dos tumultos do último sábado, quando carros foram incendiados e lojas saqueadas na famosa avenida Champs Élysées.
Buscando recuperar a iniciativa após semanas de distúrbios civis, o governo parecia pronto para oferecer concessões.
Philippe disse ao Senado que está aberto a novas medidas para ajudar os trabalhadores com salários mais baixos, enquanto o ministro das Finanças, Bruno Le Maire, afirmou estar preparado para acelerar os cortes de impostos para as famílias e que ele quer que os bônus dos trabalhadores sejam isentos de impostos.
"Estou pronto para analisar todas as medidas que ajudem a elevar o pagamento daqueles que recebem salário mínimo, sem causar danos excessivos à nossa competitividade e negócios", disse Philippe.
A corrida para acalmar a ira pública começou com o recuo de Phillipe no aumento de impostos, a primeira grande reviravolta do governo de Emmanuel Macron.
No entanto, cinco dias após o pior distúrbio em Paris desde 1968, todos os sinais são de que o governo não conseguiu conter a revolta.
Uma repetição da violência do último sábado na cidade de Paris, que incluiu pichações anti-Macron no Arco do Triunfo, seria um duro golpe para a economia e levantaria dúvidas sobre a sobrevivência do governo.
Philippe disse que o Estado fará todo o possível para manter a ordem. Seis jogos de futebol da primeira divisão foram cancelados e as autoridades determinaram que vários museus, incluindo o Louvre, outros pontos turísticos, como a Torre Eiffel, lojas e restaurantes fechem.
"Não podemos correr o risco quando conhecemos a ameaça", declarou o ministro da Cultura, Franck Riester, à rádio RTL, acrescentando que os manifestantes de extrema-direita e extrema-esquerda planejavam se aproveitar das manifestações do grupo "colete amarelo".


Blog do BILL NOTICIAS

Grave acidente automobilístico deixa um morto, entre as cidades de Salgueiro e Parnamirim

  Via:Vinicius de Santana


Por volta das 16:00 dessa quarta-feira(05), um motociclista perdeu a vida em um grave acidente entre Salgueiro e Parnamirim.
Segundo informações, o motociclista, conhecido como Tico de Orlet, irmão de Val (Cabelereiro da cidade de Parnamirim), pilotava o veículo em alta velocidade e tentou fazer uma ultrapassagem em um caminhão utilizando a contramão. No momento da ultrapassagem, a moto colidiu de frente com outro caminhão e no impacto, Tico foi à óbito no local.


Blog do BILL NOTICIAS

Câmara dos Deputados aprova PL que garante plástica reparadora de mama no SUS

Medida busca garantir a autoestima das mulheres, além de diminuir a sensação de mutilamento, 
após tratamento de câncer de mama
  Foto: Brenda Alcantara/Esp DP/D.A Pres
Foto: Brenda Alcantara/Esp DP/D.A Pres


Olhar-se no espelho e sentir-se bem consigo mesma é essncial para o bem-estar e a saúde mental de qualquer mulher. É importante aprender a gostar do seu próprio corpo para garantir a autoestima e confiança, principalmente numa sociedade que cria e impõe padrões estéticos, muitas vezes inatingíveis, em cima dos corpos femininos. 

Para as mulheres que já enfrentaram o câncer de mama, a garantia dessa autoestima fica ainda mais delicada. Uma vez que muitas delas precisaram retirar uma, ou até as duas mamas, para combater a doença, torna-se mais difícil se enxergar feminina novamente. 

Na última terça-feira (4), mulheres submetidas ao tratamento do câncer de mama puderam comemorar a aprovação, na Câmara dos Deputados, de um projeto de lei que garante a cirurgia plástica reparadora pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a cirurgia torna ambas as mamas simétricas, além da reconstrução das aréolas mamárias. O documento agora vai para sanção presidencial.

Desde 2013, pacientes já podem fazer a reconstrução mamária na rede pública por direito, graças à Lei 12.802/13, contudo não abrange ambas as mamas. De acordo com informações da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), a proporção nos últimos cinco anos é de apenas uma cirurgia de reconstrução a cada 7,5 mastectomias realizadas. Em 2016, foram realizadas 10.442 mastectomias e apenas 1.396 reconstruções.

Segundo pesquisa lançada este ano pela FEMAMA, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, a Johnson & Johnson Medical Devices e o instituto Ideafix, 44% das mulheres identificam sentir-se feminina como principal benefício da cirurgia. Para 28%, a plástica reparadora diminui a sensação de mutilação.(DP)



Blog do BILL NOTICIAS

Sindicato constata efetivo abaixo do necessário em postos da Polícia Rodoviária Federal de Petrolina

   Via:Vinicius de Santana

O Sindicato da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco esteve em Petrolina e outras cidades do de Pernambuco ao decorrer desta semana para avaliar a situação dos postos da PRF nas localidades. De acordo com o balanço, diversos problemas estruturais foram encontrados, com agravante na falta de efetivo. A avaliação deve ser entregue ao Presidente da República eleito, Jair Messias Bolsonaro (PSL).
Em Petrolina, por exemplo, que atende quatro postos, incluindo cidades próximas, como Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, é preciso um efetivo maior do que o atual, de acordo com o presidente do Sindicato, Frederico França. “Tem plantões com quatro ou cinco policias. Teria que ter, pelo menos, o triplo desse pessoal trabalhando diurnalmente”, explicou.
Está prevista a realização de um concurso público para a Polícia Rodoviária Federal no próximo ano com a oferta de 500 vagas. Entretanto, a medida é paliativa. De acordo com o representante da classe, o estado de Pernambuco está com desfalque de cerca de 250 PRF. Para o Brasil todo, é preciso a contratação de 2400 agentes. Este número pode ainda ser maior já que cerca de dois mil Policiais Rodoviários Federais estão aptos a se aposentarem em 2019.
Com a falta de efetivo, aumento em 30% o índice de criminalidades nas rodovias federais de Pernambuco, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social. No estado, oito postos da PRF foram fechados definitivamente. Além destes, nove estão funcionando temporariamente. Ou seja, quando tem profissional. Na maior parte do tempo as sedes encontram-se fechadas. “Se não tiver concurso, vai ter que fechar mais postos”, afirmou França. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Polícia investiga morte de empresária após parto em clínica particular em Paulista

Segundo a polícia, após o parto, Fernanda passou mal e voltou para a sala de cirurgia, mas não resistiu às complicações e morreu
  Por: Portal FolhaPE
Delegacia de Paulista investiga o caso
Delegacia de Paulista investiga o casoFoto: Maurício Ferry / Arquivo Folha


Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte da empresária Fernanda Guedes Nascimento, de 29 anos, que faleceu após o parto na última terça-feira (4) em uma clínica particular no bairro Vila Torres Galvão, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A família da vítima prestou queixa na Delegacia de Paulista alegando que houve negligência da unidade de saúde.

Segundo a polícia, após o parto, Fernanda passou mal e voltou para a sala de cirurgia, mas não resistiu às complicações emorreu. A família denuncia que a morte ocorreu devido à demora no atendimento.

A reportagem entrou em contato com a clínica, e um funcionário informou que todos os atendimentos foram suspensos até a próxima segunda (10). Ainda segundo o funcionário, o médico diretor deverá se pronunciar também na segunda.
Por meio de nota, a Prefeitura do Paulista informou que inspetores da Vigilância Sanitária do município e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) realizaram uma fiscalização na clínica nessa quarta (5) e constataram irregularidades. O bloco cirúrgico foi interditado até o responsável pela clínica atender todas as exigências sanitárias. As cirurgias programadas tiveram que ser canceladas.

Ainda segundo a Prefeitura, os servidores da Vigilância da Sanitária do Paulista já haviam realizado uma fiscalização no estabelecimento no dia 14 de novembro deste ano. O proprietário da clínica foi notificado e recebeu um prazo de 15 dias úteis para se adequar às exigências sob risco de o estabelecimento ser interditado. O prazo se encerraria na próxima sexta-feira (7).




Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...