quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Divulgado novo cronograma com alteração das datas de inscrição e realização das provas de concurso da Prefeitura de Petrolina

  Via:Carlos Britto
Prefeitura de Petrolina. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)


A Prefeitura de Petrolina divulgou um novo cronograma para o concurso público que oferece vagas voltadas à área da Saúde e também para profissionais que deverão atuar no âmbito da Administração Municipal. O novo calendário traz alteração nas datas de inscrição e realização das provas.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 10 de dezembro e 13 de janeiro de 2019. Já as provas devem ser aplicadas no dia 24 de fevereiro. Há vagas para médicos, auditor fiscal I, enfermeiro, odontólogo, farmacêutico, auxiliar de laboratório, assistente social, bibliotecário, museólogo, técnico agrícola, técnico em laboratório, técnico de enfermagem, entre outras.
A seleção também oferece vagas para professor de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e Braile da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. As duas seleções serão organizadas pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe) e todos os detalhes das seleções estão disponíveis no site www.upenet.com.br.

Blog do BILL NOTICIAS

Inscrições para concurso público da Procuradoria Geral de Pernambuco prosseguem até 3 de janeiro de 2019

   Via:CarlosBritto
(Foto: Reprodução)

Prossegue até o próximo dia 3 de janeiro de 2019 o período de inscrições do concurso público para a área administrativa da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). Segundo a assessoria do órgão, são 88 vagas ao total – mais cadastro de reserva. As inscrições devem ser feitas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela organização e realização do certame.
São 20 vagas para o cargo de analista judiciário de Procuradoria (graduados em Direito com inscrição na OAB), 28 para o cargo de analista administrativo de Procuradoria nas especialidades calculista, engenharia, gestão pública e recursos humanos (várias graduações, conforme edital) e 40 para o cargo de assistente de Procuradoria (ensino médio ou de curso técnico).
A jornada para todos os cargos é 40 horas semanais, sendo a remuneração de R$ 3.880,33 para nível superior e R$ 2.263,79 para nível médio. As provas – objetivas, para todos os candidatos, e discursiva, somente para aqueles de nível superior – serão aplicadas nos dias 7 de abril (nível superior) e 14 de abril (nível médio), no Recife. O resultado final está previsto para ser divulgado em maio. O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período. Mais detalhes podem ser obtidos no edital.

Blog do BILL NOTICIAS

Sinal Analógico será desligado nesta quarta-feira(05). Você já é digital?


(G1 Petrolina)
Tem início nesta quarta-feira(05) o processo de desligamento do Sinal Analógico da TV Grande Rio em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A adaptação segue até o dia 9 de janeiro de 2019, data em que a afiliada da Rede Globo vai operar apenas pelo Sinal Digital no município.
Os moradores que ainda não fizeram a migração e possuem televisão de tubo, LCD ou Plasma que não dispõe de conversor digital integrado, devem adquirir um conversor de sinal externo e uma antena externa até a data limite para assistir a TV Grande Rio no canal 19.1 digital. Os beneficiários de programas socias do governo têm direito ao kit digital gratuitamente.
Com a digitalização, o público ganha maior qualidade de som e imagem na transmissão. O processo de mudança faz parte de uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Outras informações nos telefones 147, (87) 2101-8571 ou no site.

Blog do BILL NOTICIAS

Brasil tem primeiro bebê concebido em útero transplantado de falecida

É a primeira vez que um transplante de útero de uma doadora falecida termina em um nascimento

  Por: AFP - Agence France-Presse
Também foi o primeiro nascimento mediante transplante de útero na América Latina. Foto: Reprodução/Pixabay
Também foi o primeiro nascimento mediante transplante de útero na América Latina. Foto: Reprodução/Pixabay


O primeiro bebê concebido em uma mulher estéril, graças a um transplante de útero de uma doadora falecida, completou um ano de idade no Brasil - revela estudo publicado na revista "The Lancet" nesta quarta-feira (5).

Sete meses após o nascimento, o bebê - uma menina - passava bem, pesando 7,2 quilos. Continuava sendo amamentado pela mãe, que também goza de boa saúde, aponta o estudo do Hospital das Clínicas de São Paulo, onde se fez o transplante, em 2016.

É a primeira vez que um transplante de útero de uma doadora falecida termina em um nascimento. Também se trata do primeiro nascimento com transplante de útero na América Latina.

Desde a primeira cirurgia desse tipo feita de uma doadora viva, em 2013, na Suécia, 39 transplantes foram realizados. Destes, 11 levaram a um nascimento. Todos os transplantes de úteros retirados post-mortem - cerca de dez nos Estados Unidos, na República Tcheca e na Turquia - haviam fracassado até então.

"O recurso a doadores falecidos pode ampliar consideravelmente o acesso a esse tratamento. Nossos resultados dão a prova de que isso pode funcionar para oferecer uma nova opção às mulheres atingidas por uma infertilidade de origem uterina", declarou o doutor Dani Ejzenberg, que dirigiu o estudo publicado no periódico. "A única gravidez após um transplante de útero retirado post-mortem data de 2011, na Turquia", e terminou em um aborto espontâneo, observa o dr. Srdjan Saso, do Departamento de Obstetrícia da Imperial College de Londres. "Essa demonstração bem-sucedida apresenta várias vantagens em relação ao transplante de uma doadora viva: ela se apoia em um repositório de doadores em potencial mais amplo, custa menos e evita os riscos para a doadora viva", acrescenta.

Para o professor Andrew Shennan, obstetra na Kings College London, a operação bem-sucedida "abre caminho para a doação de úteros post-mortem, como é o caso para outros órgãos", o que "permitirá às mulheres que não podem conceber um bebê por um útero defeituoso carregar seu próprio filho, mais do que depender de doadoras vivas, ou de recorrer à adoção, ou a uma barriga de aluguel".

2,5 kg ao nascer
A operação foi realizada em setembro de 2016. A mãe que recebeu o útero tinha 32 anos e nasceu sem útero, portadora da síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser. O útero transplantado era de uma mulher de 45 anos morta por um AVC e doadora de vários órgãos (coração, fígado e rins). A operação durou 10h30 e foi seguida de um tratamento imunossupressor para evitar a rejeição do útero.

Cinco meses depois, a paciente menstruava normalmente. A gravidez aconteceu após a primeira implantação de um embrião único, obtido por fertilização in vitro, sete meses após o transplante.

A gravidez transcorreu sem problemas até o nascimento por cesárea na 36ª semana de gestação, em 15 de dezembro de 2017. Os médicos preferiram um parto ligeiramente prematuro por cesárea por questão de segurança. O bebê nasceu com 2,55 quilos e com saúde prefeita. O útero transplantado foi retirado durante a cesárea, de modo a interromper o tratamento imunossupressor, muito pesado para a paciente. Depois de três dias, mãe e filho deixaram o hospital.

Os autores do estudo destacam que o transplante de úteros post-mortem pode abrir novas possibilidades. Vários países já contam com sistemas de regulação de doação de órgãos após a morte.

Na França, dos 6.105 transplantes realizados em 2017, a maioria foi de doadores post-mortem, e apenas 629, de doadores vivos (rins e fígado). Em 2017, 23.828 pacientes estavam à espera de um órgão.

Considera-se que a infertilidade afete de 10% a 15% dos casais em idade reprodutiva no mundo. Entre as mulheres atingidas, estima-se que uma a cada 500 apresenta uma anomalia de útero. A adoção e a barriga de aluguel são, até hoje, as únicas opções nos casos de ausência de útero.




Blog do BILL NOTICIAS

Mais violência! Engenheiro e corretor são mortos com tiros de fuzil em Juazeiro-BA




Por volta das 15:20h dessa terça-feira (04) foi registrado um duplo homicídio no Núcleo Habitacional I (NH1) do Projeto Maniçoba zona rural da cidade de Juazeiro-BA.
As vítimas foram dois homens alvejados com disparos de fuzil que parece ser o 5.56, sem chances de defesa. Uma das vítimas foi identificada como Ramon corretor que seria sobrinho de Neném, proprietário da roça. A outra vítima, trata-se do engenheiro agrônomo e comprador de mangas, Leonardo Wilker Granja Nunes.  Segundo informações Neném conseguiu escapar do tiroteio fugindo para o interior da roça.
A Polícia foi acionada, mas até o momento ninguém foi preso. A motivação do crime ainda é desconhecida. Aguardem novas informações. (Vale em Foco)


Blog do  BILL NOTICIAS

BOLSONARO PREJUDICARÁ BRASIL SE TOMAR PARTIDO ENTRE EUA E CHINA, DIZ FHC

Fotos: Reuters

247 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso adverte Jair Bolsonaro: se o presidente eleito romper com a tradição de independência da política externa do Itamaraty e optar pelos Estados Unidos na disputa com a China, irá prejudicar seriamente o Brasil. "O Brasil tem a vantagem de poder jogar com todos. É um erro tomar partido nesse momento", afirmou FHC na noite desta terça-feira (4).
FHC fez a declaração à jornalista Silvia Amorim de O Globo ao participar de um evento organizado pelo Instituto Renova BR, em São Paulo, para celebrar a eleição de 18 deputados federais pelo grupo de centro-direita, que tem apoio financeiro de grandes empresas nacionais estrangeiras (como GOL, Sem Parar, Kroll, PWC e outras). 
Fernando Henrique disse que não conhece o futuro chanceler,  Ernesto Araújo, e não quis comentar ideias do futuro ministro sobre um novo posicionamento do Brasil no mundo. O ex-presidente destacou que mais importante do que "intenções" são as atitudes: "Vamos ver o que ele vai fazer. Temos que parar de julgar intenções e ver o que vai fazer. A meu ver não deve se afastar daquilo que é essencial: o interesse nosso. Não é o interesse da China, dos Estados Unidos nem da Europa". 


Blog do BILL NOTICIAS

Caminhoneiros começam a marcar nova greve em grupos de WhatsApp


Paralisação, prevista para 22 de janeiro, deverá exigir que emissão de documento de transporte de carga seja condicionada ao cumprimento da tabela de frete
(Veja Abril)
Caminhoneiros autônomos começam a organizar por meio de grupos de WhatsApp uma nova paralisação da categoria contra o descumprimento do piso mínimo do frete. A greve está prevista para 22 de janeiro, dois dias depois de reunião que deve ocorrer na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir o reajuste da tabela.
Para encerrar a greve dos caminhoneiros em maio, o governo Michel Temer aceitou uma série de exigências, como a criação da tabela com preços mínimos do frete e a redução do preço do diesel. O problema, segundo lideranças da categoria, é que a maioria das empresas descumpre o tabelamento e não sofre nenhuma punição, pois falta fiscalização da ANTT. “Pouquíssimas empresas pagam o piso mínimo, talvez uns 2%. O restante continua igual, paga o que quer”, afirma Ivar Luiz Schmidt, porta-voz do Comando Nacional do Transporte.
Agora, os caminhoneiros querem que a ANTT condicione a emissão do código identificador de operação de transporte (Ciot) ao cumprimento da tabela de piso mínimo do frete. Sem esse código, o caminhão não pode carregar a carga.
Bruno Tagliari, uma das lideranças dos caminhoneiros no Sul do país, diz que o novo protesto será pacífico. “A orientação é que o caminhoneiro pare em casa ou em algum posto de parada na rodovia. Que não interrompa o trânsito nas estradas.”
Segundo ele, a data de 22 de janeiro foi escolhida porque seria o tempo necessário para discutir o piso mínimo do frete, que será alvo de uma reunião no dia 20. “Se nada for feito até o dia 22, vamos ter que parar.”
Tagliari afirma que o descumprimento da tabela está colocando os caminhoneiros autônomos em situação de penúria. “Pela primeira vez, vou ter que escolher neste fim de ano se pago as parcelas do pneu ou se faço ceia e compro presente de Natal para minhas filhas. A situação é assim com todo mundo, não sobra nada no fim do mês.”
De acordo com o caminhoneiro, o aviso de paralisação está sendo disseminado em grupos de WhatsApp com grande apoio dos profissionais. “Não temos como sustentar nossas famílias, por isso tem tanto caminhão velho e sem condições rodando por aí.”
A Confederação Nacional de Transportes Autônomos (CNTA) afirmou desconhecer a paralisação. Procurada, a Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam) informou que ‘não apoia qualquer nova paralisação da categoria no atual momento’. “Não encontramos nenhum indício de adesão por parte da categoria, seja em conversa com outras lideranças, seja nos grupos de WhatsApp ou redes sociais. Entendemos que o momento é de manter o diálogo com a equipe de transição do novo governo para que possamos dar continuidade às negociações feitas pela categoria.”
A greve de maio, que paralisou o país, mostrou que os caminhoneiros são pulverizados e não têm uma representação única. Schmidt diz que os autônomos não se sentem representados pela CNTA nem pela Abcam. “Na estrada ninguém quer saber de sindicatos ou entidades. Entidades que são criadas por uma pessoa que vai morrer dirigindo essa instituição.”
Por e-mail, a ANTT informou que ‘desconhece o suposto aviso de greve e mantém constante diálogo com a categoria dos caminhoneiros e demais entidades envolvidas nesta questão’. Em outubro, a agência informou que a tabela de piso mínimo de frete estava em vigor e, por isso, tinha intensificado as fiscalizações.
Várias entidades de representação da agricultura e indústria reagiram contra o tabelamento e foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a inconstitucionalidade da medida. O ministro Luiz Fux, relator do tema, disse que levaria o assunto para a apreciação do plenário – não há data para isso acontecer.

Lei da jornada

Como alternativa à tabela de frete, Schmidt defende a regulamentação da lei que estipula uma jornada máxima de trabalho dos caminhoneiros. “Nenhuma outra solução será tão eficaz e definitiva quanto essa. A lei já existe, já está sancionada e publicada. Basta o governo fazer cumprir.”
Pela lei, a jornada dos motoristas profissionais é de oito horas diárias, sendo permitidas até duas horas extras. Em caso de medida acertada em convenção ou acordo coletivo, o total de horas extras pode subir para quatro por dia.
“Hoje, todos trabalham em média dezesseis horas diárias. Alguns rodam três ou quatro dias seguidos sem dormir, pois acham que a solução da baixa rentabilidade é trabalhar mais. Daí que ocorrem os acidentes. Imagina como está no final do dia um profissional que trabalhou dezesseis horas”, questiona Schmidt.


Blog do BILL NOTICIAS

LULA AOS BRICS: BRASIL VOLTARÁ A SE INTEGRAR À COMUNIDADE INTERNACIONAL



247
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta aos BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, nesta quarta-feira (5). A carta foi entregue pela presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, ao secretário geral do Congresso Nacional Africano e organizador do encontro, Ace Magashule. No texto, Lula resgata o histórico de acertos do bloco e da necessidade do Brasil de integrar-se novamente à comunidade internacional. As informações são do site Lula Livre. 
Leia a íntegra:
“Meu caro presidente Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, que generosamente hospeda este encontro de partidos políticos dos países BRICS.
Minha querida Nkosazana Dlamini-Zuma, com quem tive o privilégio de compartilhar tantas iniciativas no âmbito do desenvolvimento e do combate à fome na África.
Quero agradecer o convite ao Partido dos Trabalhadores para participar desse importante diálogo.
Saúdo os companheiros do CNA, do Partido Rússia Unida e do Partido Comunista da Rússia; do Partido do Congresso da Índia e BJP Partido do Povo; do Partido Comunista Chinês e todos os que trabalham pela amizade e integração de nossos países.
Em 2003, quando criamos o grupo dos BRICS, quinze anos atrás, o mundo vivia um momento de intenso diálogo e inovação nas relações entre os países. Apesar das guerras e da fome que atingia mais de 1 bilhão de pessoas, inclusive no Brasil, víamos nascer novas iniciativas de diálogo em torno de uma agenda global.
Esta agenda incluía desde combate à fome, a prevenção ao HIV e a solidariedade a seus portadores, até a questões do clima e da regulação das transações financeiras, entre tantos outros. Obtivemos avanços em muitos aspectos e fracassamos em outros.
Mas o que eu desejo ressaltar é o espírito daquela época, nem tão distante assim. Valorizávamos a solidariedade, a cooperação, o respeito à soberania dos países. Ambicionávamos construir uma ordem internacional pautada pelo multilateralismo e voltada para a paz e o progresso dos povos.
Quinze anos depois, estamos presenciando retrocessos pelo mundo, inclusive, e de maneira muito grave, em meu país. Se já tínhamos visto a ascensão, em países da Europa, de partidos e governos marcados pela xenofobia e pela intolerância, a eleição de Trump trouxe à tona um governo que persegue migrantes, fala a língua dos canhões e não tem noção de que existe um mundo fora de suas fronteiras.
No Brasil, como sabem, o futuro governo já mostrou ser não apenas aliado incondicional dos Estados Unidos, mas totalmente subserviente a Trump. Seu objetivo em política externa é desmanchar tudo que construímos com diálogo e cooperação, no âmbito da América Latina, com a África, com os BRICS e nas organizações internacionais.
É muito ruim para o mundo que, neste momento, um país das dimensões do Brasil deixe dar sua contribuição ao multilateralismo e à paz. E sentimos vergonha pelo tratamento ofensivo de Bolsonaro a tantas instituições e países amigos.
Mas vejo com muita esperança que podemos continuar contribuindo por meio do diálogo entre nossos partidos políticos, o que é uma honra e uma responsabilidade para o Partido dos Trabalhadores.
Como vocês sabem, encontro-me preso há oito meses, sem ter cometido crime nenhum, e isso ocorreu para me impedir de disputar as eleições. Pedi à companheira Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, que levasse a vocês esta mensagem. Pedi também que conte como está a situação do país e que confirme o compromisso do nosso partido com a consolidação dos BRICS.
Quero, por fim, agradecer a solidariedade que tenho recebido de tantos companheiros de países amigos, o que é um grande conforto na situação em que me encontro.
Desejo que aproveitem bem este encontro, que façam um bom diálogo. Estou certo de que um dia o Brasil voltará a se integrar plenamente aos BRICS e à comunidade internacional.
Com os meus sinceros agradecimentos
Luiz Inácio Lula da Silva
Curitiba, 4 de dezembro de 2018″


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina lança linha de crédito com juros baixos para financiamento a mototaxistas


Um projeto pioneiro para impulsionar a atividade dos mototaxistas de Petrolina foi lançado, na noite desta terça-feira (04). O prefeito Miguel Coelho assinou os dois primeiros financiamentos de juros baixos voltados para os profissionais de mototáxi adquirirem novos veículos. A iniciativa é a primeira deste tipo realizada no Nordeste com financiamento de uma prefeitura.
Denominado Empreender Mais, o projeto será coordenado pela Agência do Empreendedor (AGE) em parceria com o Sindicato dos Mototaxistas de Petrolina e as revendedoras da Honda e Yamaha. A ação permitirá que os profissionais adquiram financiamento de até R$ 8 mil com juros de apenas 1%. As linhas de crédito ainda oferecem a vantagem de cobrar a primeira parcela do empréstimo após três meses da compra do veículo.
 Ao entregar as duas primeiras motos, o prefeito salientou a importância do projeto para a economia e a segurança no trânsito. “É uma forma de estimular um importante segmento econômico de nossa cidade, mas o maior retorno desse investimento é a saúde da população e dos mototaxistas, já que esses veículos são mais seguros e com tecnologia avançada em componentes como os freios. Então, a gente gera mais renda e pode até salvar vidas”, defendeu o prefeito.
 De acordo com o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Marcos Campos, com esse financiamento, as motos que custariam até R$ 24 mil num financiamento de um banco comum, poderão ser adquiridas próximo a R$ 10 mil (preço de compra à vista).  “É uma vantagem enorme porque o mototaxista pagaria num financiamento normal duas motos, enquanto nessa linha da AGE sai quase pelo preço à vista”, explicou Marcos Campos.
 Petrolina tem na atualidade cerca de 800 profissionais de mototáxi. A expectativa, segundo a categoria, é renovar por meio desse projeto cerca de 30% da frota. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Covardia exacerbada! Morte de cachorro em loja do Carrefour gera onda de protestos

O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) considera crime as práticas de abuso, ferir ou mutilar animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos e que podem render pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.
   Via:ViniciusdeSantana


(Exame)
A rede de supermercados Carrefour está no centro de uma polêmica. Na última quarta-feira (28), um segurança do supermercado teria espancado um cachorro na unidade de Osasco da rede, em São Paulo.
A denúncia feita nas redes sociais mostra imagens do animal com as patas traseiras feridas e marcas de sangue no chão da loja. Defensores dos animais e ativistas dizem ainda que houve tentativa de envenenamento do animal.
O cachorro chegou a ser socorrido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mas não resistiu ao ferimento e morreu. Uma versão de atropelamento chegou a ser levantada, mas logo foi contestada por outros funcionários que teriam testemunhado o ocorrido e dito que o animal teria sido agredido a pauladas.
Um laudo determinará a causa da morte. O cachorro estava na loja de Osasco havia alguns dias e chegou a receber água e alimentos dos funcionários do local. Ainda de acordo com denúncias nas redes sociais, o segurança da loja teria agredido o cachorro após uma suposta ordem de seu superior para “limpar” o mercado, que receberia naquele dia visita de executivos da empresa.
Atuante na causa animal, o delegado Bruno Lima esteve no local e afirmou que um inquérito vai apurar se o cachorro também foi envenenado e se o segurança que o matou cumpria ordens da chefia ou agiu por conta própria.
“Estaremos acompanhando de perto até que esse crime seja solucionado. Temos algumas testemunhas que confirmam o ato cruel e que identificaram o autor do crime. Infelizmente a dor que o animal sofreu não temos como apagar e também a sua vida trazer de volta, mas seremos sua voz e lutaremos em seu nome”, declarou o delegado.

No mesmo dia, um grupo de ativistas e protetores de animais protestou na unidade. As contas oficiais do Carrefour no Instagram e Facebook também têm recebido centenas de mensagens e críticas repudiando o ocorrido.

Blog do BILL NOTICIAS

Casal em moto é atingido por carro em suposto ‘racha’ em Juazeiro

  Via:Carlos Britto

Um casal em uma motocicleta foi atingido por um veículo na BA-210, próximo ao Dom José Rodrigues, em Juazeiro (BA), no final da noite de ontem (4).
De acordo com informações repassadas a este Blog, dois carros supostamente faziam um ‘racha’ na rodovia, quando um dos veículos teria saído da pista e atingido as vítimas, que foram socorridas. O Blog ainda não obteve informações sobre o estado de saúde delas.
Também não conseguimos informações sobre o estado de saúde do condutor.

Blog do BILL NOTICIAS

Celulares irregulares serão bloqueados

Anatel vai desabilitar aparelhos roubados, adulterados e contrabandeados a partir de março de 2019 em Pernambuco

  Por: Marina Barbosa, da Folha de Pernambuco
Celulares
CelularesFoto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

O uso de celulares roubados e falsificados está com os dias contados. É que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está reforçando o combate a celulares irregulares. E, para isso, vai passar a bloquear todos os aparelhos que não têm certificação legal. É uma medida que visa reduzir os crimes de rouboadulteração e contrabando de celular e que entra em vigor em Pernambuco no início do próximo ano.

Chamado de Celular Legal, o projeto da Anatel foi criado através de uma parceria com as operadoras telefônicas e as fabricantes de celular que atuam no Brasil - parceria que permitiu a implantação de um sistema informatizado que identifica todos os celulares que estão em situação irregular na rede de telefonia nacional. Entram nessa “lista-negra” todos os aparelhos adulterados, roubados, extraviados ou não-certificados. “Entre os celulares irregulares a serem bloqueados, há aparelhos que não oferecem a qualidade e segurança exigidas pela regulamentação brasileira”, explicou a agência, que já bloqueou 103 mil aparelhos desse tipo ao testar a plataforma no Distrito Federal e em Goiás nos últimos meses. 
Com o bom resultado, a Anatel está levando o serviço para mais dez estados brasileiros e já prepara a terceira fase de implantação do Celular Legal. Serão 15 estados nesta última etapa, inclusive Pernambuco. Por isso, a partir de 7 de janeiro a agência vai enviar mensagens de alerta para os celulares irregulares detectados no Estado através do número 2828. Em 24 de março, serão bloqueadosos aparelhos que ainda não tiverem sido regularizados. E os bloqueios vão continuar: aparelhos irregulares que entrarem na rede de telefonia após essa data serão desabilitados após 75 dias de uso. 

Para evitar esse transtorno, o consumidor deve, então, procurar o selo de certificação da Anatel no verso da bateria e também no carregador do celular. Também é possível verificar a situação do aparelho no site da agência, através do IMEI - código internacional de 15 números que identifica marca e modelo do aparelho. Mas o Procon-PE ressalta que, antes disso, é preciso comprar o produto em locais de confiança, que emitam nota fiscal. “Se compra o celular em um mercado paralelo, sem nota fiscal ou IMEI, o consumidornão pode exigir nada do vendedor ou do fabricante. Ele precisa ter uma garantia da compra. Isto é, exigir a nota fiscal da loja ou um recibo de venda, com o RG e o CPF do vendedor, em caso de aparelhos usados”, alertou o gerente de fiscalização do Procon-PE, Roberto Campos.

Roubo
Além de checar a regularidade dos seus aparelhos, os pernambucanos podem se precaver de roubos de celular. É que, desde o ano passado, a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE) oferece um serviço de cadastro de celulares roubados no seu site. É o Alerta Celular, programa que cadastra celulares através do IMEI. Em caso de roubo, as vítimas podem, então, informar ao Estado que tiveram o celular roubado. E os policiais podem devolver esse celular caso o encontrem, através do IMEI, em abordagens a suspeitos. É um trabalho que já aumentou em 360% o índice de recuperação de aparelhos furtados no Estado: segundo a SDS, mais de 5 mil aparelhos foram recuperados desde março de 2017.



Blog do BILL NOTICIAS

Operação ‘Papai Noel 2018’ começa nesta sexta-feira no Centro de Petrolina

   Via:CarlosBritto
Foto: Ascom Sindilojas/divulgação


Começa nesta sexta-feira (7) em Petrolina mais uma edição da Operação ‘Papai Noel’ – parceria firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e instituições que integram o setor da segurança pública da cidade, a exemplo das Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). A abertura oficial acontece às 9h, na Avenida Souza Filho, área central da cidade, no estande que funcionará como o centro de comando das atividades de patrulhamento. Autoridades civis e militares deverão marcar presença na solenidade.
Nesta época há uma movimentação maior no comércio, seja por conta das pessoas que estão em busca das compras de fim de ano, seja pela movimentação nos bancos devido ao pagamento do décimo terceiro. Então, é preciso que sejam concentrados esforços no sentido de garantir que o cidadão possa circular no comércio com mais segurança“, pontua o presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro.
O objetivo da operação – que acontecerá até o dia 25 de dezembro – é intensificar a ação dos órgãos de segurança na área central da cidade durante este mês. A estrutura da operação vai contar, além da cabine central na Avenida Souza Filho, com rondas sistematizadas. Por dia uma média de 10 agentes de trânsitos, 30 policiais militares, dois policiais civis, guardas municipais, além do apoio de guarnições em motocicletas e viaturas, deverão trabalhar nessa área.
A CDL Petrolina, em parceria com o Sindilojas, procura em primeiro lugar oferecer melhores condições e serviços para beneficiar os lojistas e a população em geral. A campanha é feita para a cidade, por isso a segurança vem em primeiro lugar“, enfatiza o presidente da CDL, Manoel Vilmar. Com informações da assessoria do Sindilojas.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...