segunda-feira, 15 de outubro de 2018

TSE e os TREs esclarecem fake news em site da Justiça Eleitoral

Por: Blog da Folha
Página alerta eleitores sobre fake news

Página alerta eleitores sobre fake newsFoto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país, lançou uma página no seu site com esclarecimentos sobre as notícias falsas (fake news) quem vem sendo compartilhadas em razão das Eleições 2018. É possível acessar as informações através de banner localizado na parte superior do site do TRE-PE.

Entre os esclarecimentos na página estão a urna autocompletando o voto, boletim de urna falso, anulação de votos pela Justiça Eleitoral, entre outros boatos espalhados, em sua maioria, pelas redes sociais. Na página, além de acessar os devidos esclarecimentos, também é possível clicar em links de matérias e respostas oficiais dadas pela Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco repudia qualquer tipo de notícias falsas e recomenda aos eleitores que esclareçam o conteúdo dos seus compartilhamentos verificando a fonte das informações. O TRE-PE está disponível para sanar dúvidas dos eleitores através do Disque Eleitor (3194-9400). 

Fonte: TRE-PE


Blog do BILL NOTICIAS

ROGER WATERS: DEVERÍAMOS LUTAR CONTRA OS FASCISTAS, NÃO ENTRE NÓS


247 - O cantor e compositor inglês Roger Waters, ex-integrante da banda Pink Floyd, afirma que ficou surpreso com a reação do público em seu show em São Paulo, no estádio Allianz Parque. Waters conta que, neste momento do show, no mundo todo, é o momento em que o público mais aplaude (o momento em que o telão projeta os nomes de líderes neofascistas espalhados pelo planeta). Ele diz: "eles são os inimigos, eles são quem deveríamos lutar contra, não entre nós".
O ex-líder fundador da banda britânica Pink Floyd deu uma entrevista ao programa Fantástico da Rede Globo de Televisão. A reportagem explica que "a turnê é cheia de críticas políticas (..) [e que] incluiu crítica ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), e foi respondido com aplausos e vaias. Ele exibiu #elenão no telão e colocou o nome de Bolsonaro em uma lista de líderes mundiais classificados por Waters como neo-fascistas". 
Waters afirmou: "é interessante porque... duas coisas aconteceram. Durante a música 'Eclipse' eles colocaram a hashtag que desagradou a todos. Aquilo foi um erro. Era para ter aparecido mais tarde durante a música 'Mother', durante a parte 'Mother should I trust the government?' (mãe, devo confiar no governo?). Seria nessa parte que apareceria "Ele não", aí faria sentido. Mas colocar no meio da eclipse foi um erro dos meu time. Aquela parte da música era para aparecer pirâmides, lasers coloridos. Estávamos amando uns aos outros. No fim é o clímax depois da jornada longa que atravessamos."
O músico ainda disse: "foi totalmente inapropriado, seu eu pudesse dizer. Na segunda noite em São Paulo nós não usamos hashtag, mas deixe-me terminar a história. Na primeira noite, eu não soube que tinha aparecido no telão. Achei que todos aplaudiriam, porque era isso que deveria acontecer. Naquele momento do show, em todos os lugares que tocamos no mundo todo, todos ficam tão contentes nessa parte, todos aplaudem. Aí me perguntei. O que está acontecendo?"
Segundo a materia, "depois, ele disse que o que viu acontecer em seu show o fez lembrar de outros momentos na história de outros povos, como a Inglaterra antes da Segunda Guerra, quando quando comunistas e fascistas brigavam nas ruas. E disse que, no seu show, a luta não deveria ser entre as pessoas ali presentes, mas contra os poderosos".
Waters fala que "eles são os inimigos, eles são quem deveríamos lutar contra, não entre nós. Isso é o que eles [poderosos] querem, que lutemos entre nós porque enquanto lutamos entre nós, não focamos no nosso verdadeiro problema".
E comenta sobre seus fãs que não entendem sua luta contra o totalitarismo: "se vocês, meus fãs, acharam que músicos devem apenas tocar suas músicas... É obviamente apenas errado. Não, não devemos. Nós temos responsabilidade como políticos e também como músicos. Eu acredito que todos os artistas, não interessa qual tipo de arte você faça, todos tem responsabilidades de usar a arte para expressar ideias políticas, e criar demandar em favor dos direitos humanos para todos".
Ele ainda diz: "francamente, para as pessoas que comentaram na minha página do Facebook 'cala a boca e apenas toca a música'. Se você não gosta, não entre no meu facebook, não vá aos meus shows, ok? Se não gosta, não venha! Tudo isso é ridículo".

Blog do BILL NOTICIAS

Em Bruxelas, deputados europeus se reúnem para criticar Bolsonaro

Evento no Parlamento Europeu diz que há um 'risco à democracia' caso o líder nas pesquisas vença as eleições


  Por: AE
Foto: AFP
Foto:AFP
Deputados ligados à esquerda, à centro-esquerda e aos ecologistas europeus realizam, nesta terça-feira (15), um debate no Parlamento Europeu, em Bruxelas, dedicado às eleições no Brasil com foco nas propostas do candidato Jair Bolsonaro. O evento diz que há um "risco à democracia" caso o líder nas pesquisas vença as eleições 2018.

Entre os membros do Parlamento Europeu que apoiam e patrocinam a iniciativa estão os deputados portugueses Marisa Matias e Francisco Assis, os espanhóis Xabier Benito Ziluaga, Ramon Tremosa i Balcells e Ana Miranda, os italianos Roberto Gualtieri e Ignazio Corrao, e a britânica Julie Ward.

"Reunindo Membros do Parlamento Europeu de todo o espectro político, o evento tem um único objetivo: manifestar publicamente a firme oposição ao candidato à Presidência do Brasil, Jair Bolsonaro, cuja trajetória política e declarações públicas claramente se contrapõem aos princípios básicos do Estado de Direito", declararam os deputados que convocaram o evento em um convite enviado aos demais parlamentares.

"Não apenas a democracia brasileira, mas também seus grupos minoritários e indígenas, estão em risco", alertam. "Em questão de dias, o segundo turno das eleições presidenciais irá acontecer no Brasil, para qual um dos candidatos, Jair Bolsonaro, promove o enaltecimento da tortura e ditadura, além da discriminação das mulheres e do desdém pelos pobres, representando assim uma cultura do ódio", disseram.

O grupo, que convoca deputados de outros partidos a se manifestarem, também irá circular um abaixo assinado "para expressar seu o comprometimento com a democracia e sua solidariedade com os direitos sociais do povo brasileiro".

"Em um contexto marcado pela iminente ameaça da ocorrência de sérios retrocessos civilizacionais, o evento representa um manifesto pelo Estado de Direito, liberdade e igualdade ao buscar a derrota de Bolsonaro em defesa dos direitos e da democracia no Brasil", diz o convite elaborado pelos deputados europeus aos demais membros do Parlamento.

Logo após o primeiro turno, Marisa Matias declarou que uma vitória de Bolsonaro seria um "retrocesso gigante para a democracia". 



Blog do BILL NOTICIAS


JURISTAS LANÇAM MANIFESTO EM DEFESA DE HADDAD


247 - Grupo de juristas vai lançar nesta segunda-feira 15 um manifesto de apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT), que já reúne mais de 1,2 mil assinaturas. A manifestação foi organizada pelo grupo "Prerrogativas". Um dos organizadores, Marco Aurélio de Carvalho, afirma que o apoio é pluripartidário e reúne todos aqueles que veem a disputa como um embate "entre a civilização e a barbárie".
Entre os nomes que assinaram o manifesto está o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence, que atua na defesa do ex-presidente Lula, advogados como Alberto Zacharias Toron e Pierpaolo Bottini, além de juristas ligados ao PSDB, como Rubens Naves e Belisário dos Santos Júnior.
Para o grupo de juristas, Haddad é o único nome, no segundo turno, "capaz de garantir a continuidade do regime democrático e dos direitos que lhe são inerentes, num ambiente de paz, de tolerância e de garantia das liberdades públicas".
O grupo também está articulando um "observatório da violência", a fim de denunciar às autoridades os casos de agressões ocorridas em decorrência de divergências de opiniões políticas nesta eleição, praticadas por bolsonaristas. Além disso, foi montado um "bunker jurídico" informal para ajudar o PT a combater a disseminação de fake news, informa reportagem do Valor Econômico.


Blog do BILL NOTICIAS

Tristeza.Adolescente que estava desaparecida é encontrada morta em Petrolina-PE

Estefany Eduarda Nere de Oliveira estava desaparecida desde a sexta-feira (12).


   Por: Viniocius de Santana


(G1 Petrolina)
Uma adolescente de 13 anos foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (15) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O corpo foi localizado no bairro Jardim Imperial.
De acordo com a família da vítima, Estefany Eduarda Nere de Oliveira estava desaparecida desde a sexta-feira (12). Por volta das 18 horas, a jovem saiu para ir à casa da avó, no bairro São Gonçalo. Um Boletim de Ocorrência informando o desaparecimento foi registrado no domingo (14).
O corpo da jovem foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina e passará por exames para identificar a causa da morte. A polícia suspeita de homicídio e vai investigar o caso.


Blog do BILL NOTICIAS

Programação das unidades do Expresso Empreendedor e Agência de Empreendedorismo. Nesta terça-feira(16) em Petrolina-PE

  Por: Vinicius de Santana

Visando fortalecer ainda mais o empreendedorismo e levar instrução para todos que desejam aprimorar ou até mesmo iniciar o seu próprio negócio, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), por meio do Expresso Empreendedor e Agência de Empreendedorismo, oferece orientações,palestras e oficinas gratuitas entre os dias 15 e 18 de outubro, em todas as unidades.
Logo no início da semana, na segunda-feira (15), o público interessado poderá obter orientação contábil, tirando dúvidas sobre questões financeiras no Expresso Empreendedor Recife. Além disso, serão abordados ao longo da semana temas como linhas de crédito e educação previdenciária.
As palestras são gratuitas e as vagas são limitadas. Garanta o seu lugar antecipadamente com inscrição por telefone.
Confira abaixo a programação completa:
Expresso Petrolina
16 (Ter) – Palestra: Lei Geral do MEI – 10h às 11h.
Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n – 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Agência de Empreendedorismo
17 (Qua) – Oficina: SEI Vender – 8h às 12h
18 (Qui) – PALESTRA: Educação Previdenciária – 9h às 11h
Rua da União, nº 293, Boa Vista. Telefone: (81) 3183-7232
Expresso Recife
15 (Seg) – Orientação: Contábil – 8h às 13h.
17 (Qua) – Palestra: Como se Tornar um MEI – 9h às 11h.
Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Expresso Caruaru
17 (Qua) – Palestra: Lei Geral do MEI – 14h às 16h.
18 (Qui) – Orientação: Contábil e Financeira – 8h às 17h.
Prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Expresso Ipojuca
17 (Qua) – Palestra: Lei Geral do MEI – 9h às 11h.
Prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Expresso Cabo de Santo Agostinho
16 (Ter) – Palestra: Atendimento ao Cliente – 9h às 11h.
Prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rua Historiador Pereira da Costa, 494, Cabo de Santo Agostinho, Telefones 3521.6793 e 3531.2430, Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Expresso FACHO
16 (Ter) – Palestra: Como se Tornar um MEI – 8h 30 às 10h 30
Facho – Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Rod. PE-015 km 3,6 – Santa Tereza, Olinda. Horário de Funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 3429 – 4100.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...