quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Agência do Empreendedor de Petrolina amplia atendimento durante Caravana da Cidadania

   Por:Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/divulgação


Com o objetivo de levar atendimento empresarial e sugestões de negócios aos empreendedores formais e informais de Petrolina, o projeto ‘AGE Itinerante’, da Agência Municipal do Empreendedor está unindo forças com a ‘Caravana da Cidadania’, que tem levado diversos serviços gratuitos à população.
O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina visa oferecer também serviços de saúde; orientações jurídicas; serviços de beleza e estética; orientação sobre primeiros socorros, atendimento psicossocial; Prodecon; Defensoria Pública, entre outros, com maior rapidez e alcance social a localidades que integram as áreas de abrangência dos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS).
Estamos dando continuidade a AGE itinerante agora em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), levando atendimentos humanizado com a finalidade também de aproximar as ações desenvolvidas pela prefeitura e parceiros. Além disso, é importante que se diga que a AGE Itinerante , neste ano , já beneficiou 14 comunidades, entre elas o Idalino Bezerra, Henrique Leite, Jardim Petrópolis, João de Deus, Vila Eduardo, José e Maria, Nova Descoberta, N-11, Agrovila Massangano, Areia Branca, Vila Eulália, Loteamento Recife , Feira do MEI(centro da cidade) e Rio Corrente. Totalizando mais de 334 cadastrados realizados“, comemora o diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim.
Sebastião, também esclarece que o público pôde pleitear pequenos empréstimos da AGE de R$ 2 mil a R$ 8 mil com taxa de juros de 1% ao mês para impulsionar o comércio dos bairros.
Portanto, os petrolinenses interessados em empreender, podem ter acesso às orientações de consultores da AGE que darão dicas importantes na próxima ‘Caravana da Cidadania’, que acontecerá no dia 15 de setembro, das 8h às 13h, no CRAS de Rajada.

Blog do BILL NOTICIAS

Paulo Câmara abre espaço na agenda de campanha e faz visita discreta ao 2º BIEsp em Petrolina

   Por:Carlos Britto
Foto: Divulgação Governo de PE


Candidato à reeleição, o governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) abriu espaço em sua agenda de campanha e fez uma visita discreta a Petrolina, nesta quarta-feira (5). Acompanhado por integrantes da gestão, o socialista fez questão de conhecer as instalações do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp).
Inaugurado no último mês de julho, a unidade, que conta com um efetivo de 200 homens e mulheres da Polícia Militar (PM), já vem alcançando índices significativos no combate à criminalidade. No mês de agosto último, os casos de homicídios em Petrolina caíram 22% em relação ao mesmo período de 2017. Já em relação aos casos de crimes violentos contra o patrimônio, a redução nos números de assaltos foi de 28%.
A implementação do 2º BIEsp fez parte do nosso planejamento de reforçar a atuação da nossa polícia, com a atuação de especializadas que só víamos no Recife. Agora, temos BIEsp aqui e em Caruaru, proporcionando mais segurança para os cidadãos”, afirmou Paulo.

Blog do BILL NOTICIAS

Tristeza e absurdo! Rumo ao abate, jumentos morrem de fome e sede na Bahia: ‘lugar horrível’

Chineses responderão por crime ambiental; Polícia Civil e MP-BA acompanham

   Por:Vinicius de Santana

À esquerda, animais debilitados em curral; ao lado, um dos mortos ao lado de riacho (Foto: ONG SOS Animais/Divulgação)

Um caso explícito de maus-tratos que já resultou na morte de um número indefinido de jumentos – fala-se até em centenas – tem causado perplexidade em Itapetinga, cidade do Sudoeste da Bahia conhecida pela forte atuação na pecuária.
Os responsáveis pelos animais são dois chineses que a polícia preferiu, por enquanto, não divulgar os nomes para não prejudicar as investigações, mas é certo que vão responder por crime ambiental por deixar os animais com fome e sede.
A falta de alimentação e água, inclusive, é a principal razão para a morte dos animais, que chegam em carretas ao local, já debilitados. Muitos deles são fêmeas prenhas, que por sua vez, estão perdendo as crias.
(Foto: ONG SOS Animais/Divulgação)
Imagens em fotos e vídeos feitas pela ong SOS Animais, que atua na defesa dos direitos dos animais em Itapetinga, mostram jumentos mortos e feridos em diversas partes do corpo – alguns deles, inclusive, mutilados.
Os animais mortos estão sendo amontoados uns por cima dos outros num terreno localizado atrás do Frigorífico Sudoeste, onde ocorrem os abates. Um vídeo gravado no último domingo (2) mostra um animal ainda com vida por baixo de carcaças.
AS IMAGENS SÃO FORTES

O jumento ainda tenta se levantar, mas não consegue devido ao peso que está por cima. Outros são jogados num riacho que deságua no Rio Catolé, utilizado para atividades pela comunidade itapetinguense e da região.
Situação preocupante
A Polícia Civil, por meio do delegado Antonio Roberto Júnior, coordenador da 21ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Itapetinga, informou que esteve no local e que foi feita uma perícia para constatar os problemas.
“Realmente, a situação lá é muito preocupante. Visualmente, vimos uns 15 animais mortos, mas só a perícia é que vai nos dizer com certeza quantos são, bem como apontar se foram vítimas de maus-tratos”, disse o delegado.
Roberto Júnior informou que os chineses responsáveis pelos abates, com o auxílio de um intérprete, negaram que estariam cometendo maus-tratos. Depois de ouvidos, os asiáticos foram liberados.
Não ficou claro, disse o delegado, se eles aproveitam a carne ou o couro dos animais. Na China o apelo maior pelos jumentos é pelo couro, onde há uma substância de muito interesse da indústria farmacêutica chinesa, por ser supostamente afrodisíaca.
“Estão trazendo animais que eram usados para tração em propriedades e estão matando. A situação deles é a pior possível. Um absurdo o que está acontecendo aqui nesse lugar”, disse a ambientalista Solange Oliveira, da SOS Animais.
“Estimamos que mais de 300 animais já tenham morrido de fome e de sede”, calculou ela.
A fazenda, de nove hectares, onde estão os animais, “não possui locais de sombra, o que deixa os jumentos mais estressados ao chegarem de viagem”.
“Eles já chegam com fome e com sede, ficam num lugar quente, adoecem e morrem. Alguns deles são enterrados pela metade, estão em decomposição, outros no riacho boiando. Está um lugar horrível”, disse Solange.
MP-BA acompanha
O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que instaurou inquérito para apurar o caso. Nessa terça-feira (4), o promotor Gean Carlos Leão enviou ofícios à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e à Delegacia de Polícia local para saber as providências.
O promotor requisitou à secretaria que inspecione a propriedade rural Fazenda Barra da Nega para verificar eventual licenciamento da área destinada ao confinamento e o suposto dano ambiental acarretado pela morte dos animais e destinação inadequada das carcaças.
Foi requisitado à Adab que inspecione a fazenda e o frigorífico Sudoeste para averiguar as condições sanitárias dos animais, identificando eventuais irregularidades. À Delegacia, o promotor solicita que seja encaminhada cópia do Boletim de Ocorrência em que foram registrados os maus-tratos a que estariam submetidos os jumentos na Fazenda Barra da Nega.
Providências
A Prefeitura de Itapetinga informou que a Vigilância Sanitária Municipal esteve na sexta-feira na área onde estavam confinados os jumentos que seriam abatidos, e que junto com a Adab e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente “inspecionou a área e fez intervenções importantes para a saúde pública e para o bem estar dos animais”.
“Preocupada com possíveis infecções causadas pela decomposição dos animais mortos, a prefeitura disponibilizou máquinas para fazer a limpeza do Rio Catolé e das valas naturais de águas pluviais, retirou carcaças dos bichos e os enterrou em valas cobertas com cal, como ditam as regras sanitárias. Para proteger os animais vivos, a administração municipal levou comida e água em carros pipa”, diz a nota enviada ao CORREIO.
“Ao final, assim como a Adab, a Secretaria de Meio Ambiente emitiu auto de infração e multa à empresa responsável pelo frete e confinamento dos animais antes de irem ao abate”, completa.
“A Prefeitura de Itapetinga repudia toda e qualquer ação de maus-tratos a animais ou que possa por em risco a saúde da população e segue atenta às questões do município, pronta para tomar as providências cabíveis ao poder público, visando o bem estar do povo”, afirma a nota.
A Adab em Itapetinga informou que se reunirá nesta quarta-feira (5) com o MP-BA para tratar das providências tomadas no local, mas não deu detalhes de quais seriam.
O Frigorífico Sudoeste, por sua vez, declarou que apenas está realizando o abate dos animais e que trabalha em conformidade com as normas sanitárias do Ministério da Agricultura.(Correio da Bahia)

Blog do BILL NOTICIAS

Olhos: você precisa cuidar deles

Brasil possui mais de 1,2 milhão de deficientes visuais e 80% dos casos são evitáveis ou tratáveis, diz o Conselho Brasileiro de Oftalmologia
   Priscilla Costa/especiais.folhape
Os cuidados com a saúde ocular começam na maternidade, logo ao nascerFoto: Arthur de Souza


Abrir os olhos é a primeira coisa que fazemos ao acordar. E até fechá-los novamente, qualquer atividade do dia a dia dependerá totalmente desse órgão para ser executada, seja ao dirigir um carro, fazer compras no supermercado ou escolher a roupa com a qual você irá trabalhar, por exemplo. Porém, verdade seja dita, o brasileiro deixa a desejar em matéria de prevenção. Somos um País com mais de 1,2 milhão de deficientes visuais - ou seja, pessoas cegas ou com visão reduzida -, e o chocante disso tudo é que 80% dos casos de cegueira são evitáveis ou tratáveis, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Para deixar o cenário mais preocupante, dos 65% dos brasileiros com alguma dificuldade de enxergar, metade não faz nenhum acompanhamento anual com um médico oftalmologista.
Porém, mesmo com o alerta dos especialistas, muitos vão ao consultório só quando percebem sintomas de dores de cabeça ou dificuldade de leitura para saber se precisam usar ou trocar o grau dos óculos. Mas essa é apenas uma parte dos problemas que devem ser investigados. Se for elencar, a catarata, caracterizada pela opacidade do cristalino ocular, destaca-se como a principal causa da cegueira, sendo responsável por 47% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Logo após, vem o glaucoma (12%), degeneração macular relacionada à idade (9%), além de outras doenças importantes como ceratocone (doença degenerativa que provoca a deformação da córnea) e retinopatia diabética, provocada pelo aumento de diabetes no sangue e que, se não tratada, pode levar à cegueira.
A dona de casa Valéria Barbosa Rocha, 51 anos, não sofre de catarata, mas da segunda maior causa de cegueira no mundo, o glaucoma. A doença é o aumento da pressão intraocular e causa diminuição progressiva da visão devido à morte de células da retina e danos estruturais do nervo óptico. Hoje Valéria vê que prevenir é sempre o melhor remédio para um diagnóstico precoce. Foi num exame de rotina que ela descobriu que sofria do mesmo mal que o seu irmão mais velho. "A sorte é que todo ano faço os meus exames de rotina e isso inclui o oftalmo. Os colírios são caros, mas, eu pagaria muito mais caro se ficasse cega", declara, fazendo um alerta a partir da sua experiência de vida: "O problema é que as pessoas só tendem a cuidar da sua saúde quando veem que não estão bem. Mas glaucoma é silencioso. É preciso cuidado". No Brasil, estima-se que quase 1 milhão de pessoas tenham glaucoma e 70% delas sequer sabem que têm a doença.
De acordo com a médica oftalmologista do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope) Bruna Ventura, os cuidados com a saúde ocularcomeçam na maternidade, logo ao nascer. É ao fazer o Teste do Olhinho, obrigatório por lei, que doenças congênitas ou hereditárias podem ser detectadas no bebê, como um glaucoma ou catarata. Esse teste, rápido e indolor, também pode identificar a retinoblastoma, tipo de câncer ocular mais comum em crianças. "É preciso atenção máxima com a saúde dos olhos em todas as fases da vida. E esse cuidado deve ser redobrado quando houver histórico de doenças oculares na família. O recomendado é fazer o exame uma vez ao ano", reforça Bruna, que há seis anos se dedica ao tratamento da catarata em crianças e adultos.
Com as técnicas modernas graças ao avanço tecnológico, já não é necessário esperar a progressão da catarata para operá-la. Antigamente, a remoção da opacidade no cristalino ocular só acontecia com uma grande incisão, que exigia que o centro estivesse bem duro - o que só acontece com a progressão da doença. "A cirurgia a laser não exige isso, podendo ser realizada logo no começo do diagnóstico. A cirurgia é rápida, indolor e no mesmo dia o paciente é liberado para casa. Ao fazer a cirurgia de catarata o quanto antes, você ganha qualidade de vida e segurança", afirma Bruna, ressaltando que antes de realizar o procedimento, é preciso contar com a orientação de um oftalmologista. Mas, assegura, uma vez feita a cirurgia a longevidade é garantida.


Blog do BILL NOTICIAS








LULA MANDA CARTA AO POVO PERNAMBUCANO

Ricardo Stuckert

Em uma carta aos pernambucanos, o ex-presidente Lula diz ter orgulho de sua origem, nunca esquecer o apoio do povo que o apoiou e enfatiza a importância da aliança entre o PSB, no governo do Estado, e do PT, no governo federal. "Paulo Câmara no governo do Estado e Lula e Haddad no governo Federal é o caminho para derrotar os traidores da democracia, do povo", diz ele. Leia a íntegra:
Carta ao povo pernambucano
*Carta escrita na quinta-feira, 30 de agosto de 2018
"Minhas irmãs e meus irmãos pernambucanos,
Eu sou parte de Pernambuco e Pernambuco é parte de mim. Em todo lugar do mundo que eu estava, sabia que representava a origem de que tanto me orgulho, e nunca esqueci de onde vim e o povo que sempre me apoiou. Por isso sempre me esforcei para representar Pernambuco e o Brasil da melhor forma possível. Tenho muito orgulho de tudo o que fiz por minha amada terra natal quando fui presidente.
Lembro-me de, no fim do meu segundo mandato, visitar Pernambuco junto com o governador Eduardo Campos. Lembro-me da alegria nas ruas, da esperança no futuro, da primeira vez que Pernambuco teve melhor desempenho em empregos que a média nacional.
Eduardo se foi de forma trágica, mas tudo aquilo que sonhamos juntos para Pernambuco permanece mais vivo do que nunca, porque os sonhos jamais morrem.
A união entre o PSB, no governo do estado, e do PT, no governo federal, produziu o melhor momento da história de Pernambuco. Temos fé que comigo na presidência e Paulo Câmara no governo do estado podemos recuperar aquele tempo, e por isso nos aliamos novamente.
O momento que vivemos não é fácil. Uma perseguição judicial tocada por alguns que se acham no direito de proibir o povo de se manifestar me mantém preso em Curitiba. Em Brasília, o governo Temer, o governo do golpe, se encheu de ministros Pernambucanos ao mesmo tempo em que asfixiava o povo, com menos recursos, destruindo projetos do governo federais, causando desemprego na indústria naval, reduzindo os recursos para programas sociais como o Farmácia Popular e Minha Casa Minha Vida.
Hoje, a aliança com o PSB em Pernambuco é fundamental para o Brasil todo ter uma esperança de superar o pesadelo do governo de Temer e do PSDB. Para que o nordeste possa voltar a ter um governo que olhe para a região com carinho.
Paulo Câmara no governo do Estado e Lula e Haddad no governo Federal é o caminho para derrotar os traidores da democracia, do povo, os traidores de Pernambuco que celebraram o impeachment e o golpe que não foi contra o PT, mas sim contra o povo trabalhador brasileiro, contra as políticas que promoveram o crescimento do nordeste.
Tenho certeza que em 7 de outubro os pernambucanos mandarão um forte recado para o mundo de que o Brasil pode ser feliz de novo!
Um forte abraço, e até a vitória!"
Luiz Inácio Lula da Silva
Curitiba, 30 de agosto de 2018


Blog do BILL NOTICIAS

Por causa de ciúmes, madrasta manda estuprar e matar criança de 9 anos

O corpo em decomposição da vítima foi encontrado em um matagal próximo a sua casa, com sinais de violência sexual e sem os globos oculares

As autoridades acreditam que a mulher pediu a seu filho de 14 anos e a dois de seus amigos, de 14 e 19 anos, que violentassem a criança. Foto:  Maurenilson Freire/CB/D.A Press

As autoridades acreditam que a mulher pediu a seu filho de 14 anos e a dois de seus amigos, de 14 e 19 anos, que violentassem a criança. Foto: Maurenilson Freire/CB/D.A Press

A polícia indiana prendeu uma mulher e outras quatro pessoas acusadas de estuprar, assassinar e mutilar uma menina de nove anos. O corpo em decomposição da menor de idade foi encontrado na terça-feira (4) em um matagal a um quilômetro de sua casa, no distrito de Baramulla, na área da Caxemira administrada pela Índia, informou a polícia.

De acordo com a polícia, a mulher, de 36 anos, que era madrasta da vítima, tinha ciúme da menina e da segunda mulher de seu marido. No dia 24 de agosto decidiu levar a jovem para um bosque. As autoridades acreditam que a mulher pediu a seu filho de 14 anos e a dois de seus amigos, de 14 e 19 anos, que violentassem a criança.

A madrasta foi acusada de estrangular a vítima, enquanto o filho utilizou um machado. Depois, um dos amigos do filho jogou ácido no corpo e o outro retirou os olhos antes de abandonar o cadáver no matagal.

Um homem de 28 anos também foi detido pelo caso. "As condições físicas e as análises forenses preliminares do cadáver corroboram todos os fatos", afirma um comunicado da polícia. O superintendente Imtiyaz Hussain afirmou à AFP que os adolescentes confessaram o crime. "Serão levados a um reformatório e tratados de acordo com a lei para menores de idade", disse.



Blog do BILL NOTICIAS

Justiça Eleitoral volta atrás e proíbe campanha de Paulo Câmara utilizar expressão ‘turma de Temer’

   Por: Carlos Britto

A Justiça Eleitoral voltou atrás e decidiu que a propaganda da campanha do governador-candidato Paulo Câmara (PSB) não poderá mais usar a expressão “Turma de Temer” contra seu adversário da Frente das Oposições ‘Pernambuco Vai Mudar’, Armando Monteiro Neto (PTB).
A coligação da Frente Popular será obrigada a retirada imediatamente todas as peças que contenham o termo, tanto na publicidade de rádio e TV quanto nas redes sociais. Caso insista em continuar enganando a população e contrariando a Justiça, a campanha de Paulo terá de pagar uma multa de R$ 5 mil por cada veiculação.
Fazendo uma reanálise fática de todo o conteúdo apresentado, verifico que a ideia que se pretende passar pela coligação representada é totalmente incoerente com a posição política adotada pelo candidato Armando Monteiro. E, para além do mais, quer revelar uma aliança política que de fato inexiste“, afirma a juíza Karina Albuquerque Amorim, na decisão assinada ontem (4) à noite.
A mesma juíza, no entanto, havia negado na última segunda-feira (3) o pedido das oposições por entender que o petebista não havia sido citado em nenhum momento em relação à expressão ‘turma de Temer’, utilizada pela coligação de Paulo e que as postagens “não violavam a legislação eleitoral, não podendo esta justiça especializada agir, censurando conteúdo”.

Blog do BILL NOTICIAS

Desfile pelo 7 de Setembro terá participação de 12 entidades em Petrolina

    Por: Vinicius de Santana

Período de festa para o petrolinense, setembro recebe já na primeira semana, o tradicional desfile cívico e militar pelos 196 anos da Independência do Brasil. A tradicional celebração do 7 de Setembro será realizada nesta sexta-feira(07) na Avenida Guararapes onde representantes de 12 entidades farão homenagem à data.
As comemorações têm início às 8h com o hasteamento das bandeiras em frente à prefeitura municipal. Em seguida, o prefeito Miguel Coelho irá recepcionar os militares e as autoridades e depois fazer a revista às tropas. Depois disso, as tropas militares vão desfilar pelas avenidas Souza Filho e Guararapes, a partir das 9h45.  O desfile terá início na Praça do Bambuzinho, centro da cidade e o trajeto segue pela Avenida Guararapes com chegada na Praça das Algarobas.
As comemorações contarão com desfile do Colégio da Polícia Militar; Marinha; Exército; Aeronáutica; Polícia Militar; 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp); 4º Grupamento de Bombeiros; Policia Rodoviária Federal; Guarda Municipal; Militares da Reserva; Desbravadores e Clube de Aventureiros.
Trânsito – Com o objetivo de garantir a segurança para as pessoas que forem assistir ou participar do desfile, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) fará interdição nas Avenidas Guararapes,  Souza Filho e nas ruas adjacentes, a partir das 7h desta quinta-feira.  As vias serão liberadas após o término do evento.
No que diz respeito às linhas de ônibus que circulam nas Avenidas Guararapes e Souza Filho, o trajeto será modificado por conta do desfile. As linhas que transitam pela Av. Fernando Góes irão seguir pela Av. das Laranjeiras, em direção à rua Dom Vital e passando pela Av. das Nações até a Orla e de lá seguem o trajeto normal. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

CORPO DE BOMBEIROS DO RIO INFORMA QUE MUSEU NACIONAL ESTAVA IRREGULAR

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), vinculado à Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), confirmou nesta quarta-feira (5), após análise, que o Museu Nacional não tem o Certificado de Aprovação da corporação. Isso significa que o equipamento “está irregular no que diz respeito à legislação vigente de segurança contra incêndio e pânico”, diz a nota divulgada pela corporação.
O Certificado de Aprovação comprova se as medidas de segurança exigidas pela legislação, entre as quais extintores, iluminação e sinalização de segurança, caixas de incêndio e portas corta-fogo, estão em conformidade com as condições arquitetônicas do imóvel, que englobam área construída e número de pavimentos, por exemplo. “Essas especificações devem constar no projeto de segurança contra incêndio e pânico, que deve ser apresentado aos bombeiros pelos responsáveis legais de qualquer edificação, salienta a nota.
De acordo com o CBMERJ, “estar em conformidade com as medidas de segurança contra incêndio e pânico é uma obrigação de todos. É de responsabilidade dos administradores dos imóveis o cumprimento da legislação vigente. É imprescindível a cultura de prevenção na sociedade”. Além disso, ressaltou que a documentação emitida pela corporação faz parte do processo de legalização de qualquer estabelecimento e fica restrita às questões relacionadas à segurança contra incêndio e pânico. O Corpo de Bombeiros não emite documento de funcionamento, ou alvará.
Papelada
Falando à Agência Brasil, a vice-diretora do Museu Nacional, Cristiana Serejo, manifestou dúvidas em relação à existência ou não do certificado exigido pelos bombeiros, o que teria de ser verificado com a diretoria administrativa do órgão. Lembrou, por outro lado, que a documentação da direção do museu foi praticamente perdida durante o incêndio. “Não tem mais papel nenhum, porque quase tudo foi queimado”.
Cristiana assegurou, contudo, que o Museu Nacional recebia inspeções regulares do Corpo de Bombeiros para verificação do estado e da validade dos extintores. “Eu presenciei essas inspeções regulares. Já a questão da papelada que os bombeiros estão falando, eu me sinto insegura de dizer”. Descartou, porém, qualquer desleixo por parte do Museu Nacional. “A gente não estava negligente em deixar isso esquecido”.
A vice-diretora recordou que o museu tinha, inclusive, um projeto na mão voltado à prevenção de incêndios, para viabilização com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Acordo nesse sentido foi firmado em junho passado com o banco. “Pelo meu entendimento como diretora, nós estávamos em dia”. Esclareceu que, como órgão público, o Museu Nacional não precisava de alvará para funcionar.
BNDES
O contrato firmado com o BNDES somava R$ 21,7 milhões, com recursos da Lei Rouanet, que seriam utilizados para viabilizar a terceira fase do plano de investimento de revitalização do Museu Nacional. As duas fases anteriores não contaram com recursos do banco. A primeira liberação do contrato firmado entre o BNDES, a Associação de Amigos do Museu Nacional e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estava prevista para outubro deste ano, no valor de R$ 3 milhões. O acordo tinha prazo total de execução de quatro anos.
O BNDES informou que o apoio financeiro a essa terceira fase da revitalização do museu previa a elaboração de projeto executivo de combate a incêndio e também sua efetiva implantação, por exigência do BNDES.


Blog do BILL NOTICIAS

BOLSONARO FALA EM PRIVATIZAR 100 ESTATAIS MAS POUPA BB, CAIXA E “MIOLO” DA PETROBRAS

Marcelo Camargo/Agência Brasil

(Reuters) - O candidato do PSL à Presidência, deputado Jair Bolsonaro, afirmou nesta terça-feira que é possível privatizar mais de 100 estatais “tranquilamente”, mas ressalvou que há áreas que devem permanecer sob o controle do governo, como as que geram energia, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e “talvez o miolo” da Petrobras.
“A gente não vai privatizar tudo, qual país que tem zero de estatais? Eu desconheço, pode ser que tenha”, disse Bolsonaro em entrevista na saída da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
“No meu entender... não podem ser privatizadas, as que geram energia, Banco do Brasil, Caixa Econômica, talvez o miolo da Petrobras, seria por aí. Agora de 140 e pouco estatais, acredito que mais de 100 dá para privatizar tranquilamente”, acrescentou.
FUSÃO
O candidato do PSL ressaltou sua proposta de fundir os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. Segundo ele, um “montão de problemas da classe produtora do campo” poderá ser eliminado com a fusão das duas pastas.
Bolsonaro também criticou a presença de ONGs internacionais no país, que, segundo ele, “atrapalham” o agronegócio e a agricultura familiar.
Em aceno ao setor, ele disse ainda que há uma indústria da “multagem” por parte de órgãos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e que a Constituição de 1988 relativizou a propriedade privada no Brasil.
O presidenciável afirmou que tudo está caro no país por causa do chamado “custo Brasil” e destacou, sem dar detalhes, que poderá conceder subsídios.
“Ninguém está falando em subsídios aqui. O ideal é não ter subsídios. Mas se tiver que dar, daremos sim”, disse.
“TIRAR DO CANGOTE”
Em uma avaliação sobre a economia, após a divulgação de números oficiais que apontaram retração na indústria, Bolsonaro repetiu já ter defendido para sua equipe econômica a necessidade de desregulamentar, desburocratizar e diminuir encargos trabalhistas como saída da atuação situação. [nL2N1VQ0DP]
“É tirar o Estado do cangote de quem está produzindo, é jogar pesado na questão da violência porque com violência não há economia, é fazer comércio com o mundo todo e fazê-lo sem o viés ideológico”, disse ele, ao frisar que é necessário tomar uma série de medidas e não será de uma hora para outra que vai se resolver a questão.
MUSEU
Bolsonaro afirmou que, se eleito, vai evitar o aparelhamento político para impedir que situações como o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro repitam-se. Ressaltou que não vai aceitar indicações políticas para qualquer tipo de cargo.
Instado a responder especificamente sobre o caso do museu, diante da mobilização que gerou, o candidato disse: “Já está feito, já pegou fogo, quer que eu faça o quê?” Ele argumentou que, embora tenha Messias em seu nome, não tem como “fazer milagre”.
Perguntado se o caso do museu do Rio não foi por falta de dinheiro e manutenção, Bolsonaro respondeu em tom de crítica.
“Você não tem dinheiro, paciência. Agora, para mim, é dinheiro para quermesse, homem nu para criança tocar não falta. Para escrever a vida de Zé Dirceu também não falta dinheiro da Lei Rouanet”, disse, referindo-se a ex-líder petista condenado na lava Jato.247


Blog do BILL NOTICIAS

Câmara e Armando apresentam empate, segundo pesquisa divulgada pela TV Record

Levantamento foi realizado pelo Instituto Real Time Big Data e apresenta margem de erro de 3 pontos percentuais

Foto: ARTE DP (Foto: ARTE DP)
Foto: ARTE DP

Primeira pesquisa realizada em Pernambuco após o guia eleitoral apresenta o candidato Paulo Câmara (PSB) em empate com Armando Monteiro (PTB), com 26% e 23% respectivamente. O levantamento, divulgado pela TV Record Nacional, foi realizado pelo Instituto Real Time Big Data, registrado no TSE sob o número 2352/2018. 

O conjunto das oposições já soma 12 pontos acima de Paulo Câmara, levando-se em consideração a pontuação de Armando e de Maurício Rands (6%), Júlio Lóssio (5%), Dani Portela (Psol) e Ana Patrícia Alves (PCO), cada uma com 2 pontos percentuais. Simone Fontana (PSTU) não pontuou.

Brancos e Nulos chegaram a 25% e indecisos, 8%. A pesquisa ouviu 1.200 eleitores e foi a campo entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro.

O empate se repete na simulação de segundo turno, com Paulo Câmara e Armando no mesmo patamar, 35% a 32%.

A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais.


Blog do BILL NOTICIAS

Prodecon volta a fiscalizar postos de combustíveis de Petrolina, mas diz não ter identificado preços abusivos

  Por: Carlos Britto
Prodecon fiscaliza postos de combustíveis de Petrolina. (Foto: Divulgação)



O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) de Petrolina voltou a fiscalizar os cerca de 50 postos de combustíveis da cidade. A intenção é verificar possíveis abusos cometidos por conta de um novo aumento no preços do álcool e da gasolina. O serviço de vistorias foi iniciado ontem (4). Os estabelecimentos devem apresentar a nota fiscal de compra de combustível e o valor repassado aos consumidores. Mas segundo o diretor presidente do Prodecon de Petrolina, Dhiego Serra, até o momento não foi registrado qualquer tipo de abuso por parte dos postos da cidade.
Mesmo assim, o órgão tem acompanhando as elevações de preços para assegurar o direito dos consumidores petrolinenses.
Apesar do aumento que pegou muita gente de surpresa, até o momento não detectamos qualquer aumento abusivo por parte dos donos de postos. Durante as fiscalizações, nós verificamos as notas de compra e, com base nesses dados, nossa equipe pode saber se houve prática abusiva ou não“, explicou Serra.
Denúncias
O diretor do Prodecon lembra que qualquer cidadão que perceba um aumento acima do normal no preço de algum produto deve fazer reclamação junto ao Prodecon. A reclamação pode ser protocolada no órgão, que funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho das 8h às 12h. Para formalizar a denúncia, é preciso apresentar cópia de RG (Identidade), CPF, comprovante de residência, além de nota ou contrato relacionado ao produto ou serviço denunciado. Outras informações através do número: 3861-3066.

Blog do BILL NOTICIAS

Morre a atriz Beatriz Segall, a eterna Odete Roitman

A atriz faleceu nesta quarta-feira (5)

  Por: Bruno Brandão/folhape
Beatriz participou ainda de novelas como 'Dancin'days' e 'Barriga de Aluguel'
Beatriz participou ainda de novelas como 'Dancin'days' e 'Barriga de Aluguel'Foto: Divulgação


Faleceu nesta quarta-feira (5), aos 92 anos, a atriz Beatri Segall. Segundo informações do G1, a morte foi confirmada pelo hospital Albert Einstein. Beatriz havia sido internada, mas recebeu alta há 21 dias, porém o hospital não informou a data que ela voltou a ser internada. A causa da morte não foi revelada. Um dos seus papeis mais marcantes na TV foi a vilã Odete Roitman, na novela 'Vale Tudo'. Com extenso currículo, sua última participação na TV foi na série 'Os Experientes', em 2015.



Blog do BILL NOTICIAS