sexta-feira, 6 de abril de 2018

UNIR, RESISTIR E LUTAR, ESTA É A CONSIGNA

Ricardo Stuckert

A prisão de Lula é uma arbitrariedade típica de um país sob regime de exceção, onde o Estado democrático de direito já não tem existência sequer formal, pois a Constituição é violada pelas próprias instituições encarregadas de zelar pela estrita aplicação dos seus dispositivos.
Por todos os ângulos que se analise o episódio, trata-se de uma ação atrabiliária, repressiva e odiosa pela qual são responsáveis – independentemente das cínicas declarações que alguns próceres do governo e do parlamento possam fazer diante do fato consumado – os personagens envolvidos no golpe de Estado de 17 de abril e 31 de agosto de 2016. Todos, sem exceção.
Todos, e aqui não há espaço para citar nome, sobrenome e endereço de cada um dos que estiveram implicados na trama que levou à derrubada da presidenta legítima Dilma Rousseff, incluindo os que votaram – todos, sem exceção – nas vergonhosas sessões da Câmara e do Senado a favor do impeachment da presidenta.
Todos os que deram e dão sustentação no parlamento e fora dele ao regime golpista presidido pelo traidor-mor da nação, o inquilino do Jaburu. Entre estes, surgem agora os que posam de dissidentes, e se demarcam do aliado por razões eleitoreiras e interesses inconfessáveis.
A prisão do presidente Lula por um juizeco de primeira instância, após veredito de uma maioria de juizes com mentalidade de meganhas e torquemadas e não de ministros da Corte Suprema de uma República democrática, é a expressão mais concentrada do retrocesso político por que passa o país depois de haver vivido um ciclo virtuoso de ampliação da democracia, do exercício de direitos sociais e da soberania nacional. Sob o regime golpista, o país vive agora o drama da instauração de um regime violador da Constituição e do aniquilamento da democracia, conquistada a duras penas em 1985, após a superação da ditadura militar.
Quem conhece a história do Brasil e não se ilude com a patranha de que somos o país das mudanças graduais, dos acordos democráticos patrocinados pelos setores mais lúcidos das elites, das inclinações pacifistas das Forças Armadas, da formação liberal das instituições jurídicas e políticas, enoja-se, encoleriza-se, reage, mas não se surpreende. Isto é recorrente na história do Brasil. Uma vez mais, as classes dominantes retrógradas, herdeiras dos escravagistas, declaram guerra ao povo, valendo-se do poder econômico, do respaldo externo proveniente do imperialismo, dos setores mais reacionários das forças armadas, da mídia sob seu controle e dos estamentos policiais e judiciários. Impõem sua ditadura, por diferentes caminhos e variadas formas.
Uma vez mais o Brasil é lançado ao abismo e se vê diante de uma encruzilhada histórica. Um transe na vida nacional, hoje marcada não só pela mutilação da vida democrática mas pela tragédia da fome, do desemprego, da miséria, da deterioração dos serviços públicos, da corrosão dos direitos, da sujeição aos potentados internacionais imperialistas.
Está em curso uma brutal ofensiva política, ideológica, judicial, midiática e policialesca que visa a cercar e aniquilar as forças de esquerda. Faz parte deste processo a modelagem de um novo regime político, a ser monopolizado pelas forças reacionárias, mal chamadas de "centro" e "centro-direita".
As forças progressistas, a começar pela esquerda consequente, não podem assistir passivamente ao desenrolar deste transe, encenando a "defesa da política" e da luta por farrapos de direitos tendo por argumento boutades e por tribuna mal ajambradas redes sociais.
A luta política e social ingressa objetivamente em nova fase, eleva-se, independentemente da vontade dos seus protagonistas, a mais alto patamar, o que impõe a elaboração de novas estratégias, táticas, métodos e formas de combate.
Pode ser ainda um fenômeno imperceptível – num quadro de correlação de forças extremamente desfavorável – mas objetivamente acumulam-se os fatores conducentes a uma revolução democrática, o que implica como dever da esquerda consequente a disponibilidade para mobilizar amplas massas do povo, unir amplas forças suscetíveis de serem unidas. A meta imediata é derrubar o regime golpista para abrir uma nova página na história nacional em que floresçam a democracia e os direitos do povo.
As leis do desenvolvimento histórico são inexoráveis, apesar da violência das classes dominantes e da pusilanimidade dos que têm medo de enfrentá-las.
As classes dominantes preparam uma fraude e uma farsa para que as eleições de 2018, se forem realizadas, tenham apenas um resultado possível – a vitória de seus partidos e de seu candidato.
A única via para deter esta ofensiva é a unidade das forças que desde 1989 têm marchado com Lula e com ele governaram o país no período de 2003 a 2016. (247).
Unir, resistir e lutar, esta é a consigna.

Blog do BILL NOTICIAS

Nota do PSB referente ao encaminhamento de prisão do Ex-Presidente Lula


O Brasil vive um dos momentos mais tristes na política nacional com o encaminhamento da prisão do ex-presidente Lula, pernambucano que transformou a realidade desse País, tirando milhões de brasileiros da pobreza. Em respeito a sua trajetória e inegável importância política, o PSB de Pernambuco presta solidariedade ao ex-presidente da República.(C.Geral).



Blog do BILL NOTICIAS

Lula diz à Folha que não se entregará em Curitiba


Às 8h30 da manhã desta sexta-feira (06), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse à Folha que sua decisão era não ir a Curitiba para se entregar à Polícia Federal, como determinou o juiz Sergio Moro.
Lula passou a noite no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), em companhia dos filhos, amigos e dirigentes do partido, e lá pretende ficar durante o dia, em reunião. A dúvida agora é entre se apresentar em São Paulo ou não se apresentar.
Em rápida conversa telefônica, o petista disse que estava tranquilo, bem disposto, e que já tinha feito seus exercícios matinais como faz todos os dias. (Folha de São Paulo).

Blog do BILL NOTICIAS

Mobilização pró-Lula em Juazeiro tem gritos de “Judiciário criminoso”


Aos gritos de “Judiciário criminoso”, dezenas de manifestantes favoráveis ao ex-presidente Lula ocuparam a Praça Barão do Rio Branco, nas imediações da agência do Banco do Brasil, no final da tarde de hoje (6), em protesto contra a prisão do líder petista.
No dia de ontem (5), o juiz federal Sérgio Moro deu um prazo até às 17h desta sexta-feira para que Lula se apresentasse à Polícia Federal (PF).
O ato público, organizado pelo Levante Popular da Juventude, não tem hora para ser encerrado. Durante a mobilização, os manifestantes exibem áudios e vídeos sobre o ex-presidente, para atrair a atenção de quem passa pelo local.

Blog do BILL NOTICIAS

BRASILEIROS PROTESTAM CONTRA PRISÃO DE LULA EM 22 ESTADOS

Leo Otero/Midia Ninja

Manifestantes contrários à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazem protestos pelo país nesta sexta-feira (6), data que o juiz Sérgio Moro deu como prazo para que Lula se entregue, até as 17h, na sede da Polícia Federal em Curitiba.
Os atos pró-Lula ocorrem no DF e em ao menos 22 estados: AL, AP, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, SC, SP, SE e TO. 
Em São Paulo, ex-ministros e lideranças do PT estão na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde o ex-presidente está reunido desde a noite desta quinta-feira (5). Do lado de fora, algumas pessoas também passaram a madrugada em frente à entidade. Há carro de som e manifestantes no local.
Na capita federal, os manifestantes se reuniram desde a tarde desta sexta-feira em frente ao Conic, na área central de Brasília, em um ato de apoio ao ex-presidente Lula. Por volta das 17h, a Polícia Militar do DF estimava presença de 300 pessoas no local. Os organizadores não informaram estimativa.
Em Minas, manifestantes ocupam a Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira. Em um carro de som, várias lideranças se revezam em discursos em defesa do ex-presidente. O Pirulito da Praça Sete, um dos monumentos símbolos de Belo Horizonte, foi coberto com bandeira em favor de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que hoje transferiu o título eleitoral de Porto Alegre para a capital mineira.
No Rio, a Candelária foi o local escolhido para a manifestação contra a prisão do ex-presidente Lula na capital fluminense. Uma faixa da avenida Presidente Vargas, na esquina com a avenida Rio Branco, chegou a ser interrompida e há lentidão na região. Não há estimativa do número de participantes.
Leia reportagem do G1 sobre o assunto. 


Blog do BILL NOTICIAS

Frente Brasil Popular e Partido dos Trabalhadores preparam mobilização a favor de Lula nesta sexta-feira (06), em Petrolina.



Militantes do Partido dos Trabalhadores e da Frente Brasil Popular passaram a manhã desta sexta-feira (06), confeccionando faixas e cartazes para a o ato público marcado para a tarde de hoje. A manifestação é em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aguarda decisão da justiça, do pedido do segundo Habeas Corpus nesta sexta. A defesa de Lula entrou com o recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o argumento de que ainda há recursos a serem apresentados junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e que, portanto, a pena ainda não pode começar a ser cumprida até que sejam analisados esses recursos.
Em todo o país, o PT e a Frente Brasil Popular está mobilizando movimentos sociais, centrais sindicais e militantes para os atos públicos. Em Petrolina, a concentração acontece às 16h na Praça do Bambuzinho. Mobilização semelhante está marcada para a tarde desta sexta-feira também em Juazeiro. (Ascom). (247).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA VAI AO STF PARA BARRAR PRISÃO ILEGAL


A defesa do ex-presidente Lula decidiu entrar com um novo recurso junto ao Supremo Tribunal Federal para tentar impedir a prisão do ex-presidente, determinada ilegalmente por Sergio Moro, mesmo antes da conclusão dos embargos na segunda instância, pelo TRF-4.
A reclamação impetrada pelos advogados no STF diz que o Tribunal de Porto Alegre não esgotou sua jurisdição antes de determinar a detenção. O TRF-4 expediu um ofício nesta quinta autorizando Moro a determinar a prisão, o que aconteceu exatos 22 minutos depois da publicação do documento.
A defesa já teve negado nesta sexta um último recurso feito pela manhã ao Superior Tribunal de Justiça, que pedia um habeas corpus para impedir a prisão. A negativa veio do ministro Félix Fischer.
Nesta sexta-feira, Lula foi abraçado por mais de 10 mil pessoas que cercaram o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Neste sábado, o ex-presidente participa de uma missa pelo aniversário da morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que, segundo familiares de Lula, foi assassinada pela Lava Jato.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

IMPRENSA EUROPEIA DÁ CRÉDITO A LULA PELAS CONQUISTAS SOCIAIS QUE PROMOVEU NO BRASIL

Ricardo Stuckert

Adriana Moysés, da RFI - A decretação da prisão do ex-presidente Lula preocupa a imprensa europeia. De um lado, jornais e revistas assinalam "a queda do ícone da esquerda brasileira", por outro lado demonstram receio com o possível acirramento da violência pré-eleitoral no Brasil.
É consenso entre especialistas e jornalistas europeus que a luta contra a corrupção é absolutamente necessária no Brasil. Mas dentro das regras democráticas, constitucionais e desde que se observe a mesma exigência para toda a classe política, independentemente de cargo e partido político.
Muitos observadores europeus notam que a celeridade dada ao processo do ex-presidente Lula, eleito pelo Partido dos Trabalhadores, denuncia uma intenção política do Judiciário brasileiro de afastá-lo da corrida presidencial de 2018. Não é que eles "compram" a tese dos defensores de Lula e do próprio ex-presidente. Eles apenas observam, ouvindo as divergências de opinião entre juristas, que o Judiciário agiu, no caso de Lula, com um rigor e celeridade excepcionais.
A ordem de encarceramento de Lula, sem que a defesa tenha exaurido os recursos judiciais previstos na Constituição, é comentada nesta sexta-feira (6) pelo advogado Charles Henry Chenut – sócio de um grande escritório de advocacia franco-brasileiro em Paris. Em entrevista ao jornal La Croix, Chenut diz que "do ponto de vista jurídico, é uma decisão discutível; porém, do ponto de vista estratégico, é preciso haver uma garantia de manutenção da luta contra a corrupção". Chenut justifica o "posicionamento estratégico" diferenciado para o petista citando o caso do ex-governador de São Paulo Paulo Maluf, "condenado na década de 1990, preso apenas no ano passado".
O jornal britânico The Guardian afirma que a prisão de Lula "representará um golpe à sobrevivência política do primeiro presidente da classe trabalhadora do Brasil e potencialmente aprofundará as divisões no país, que tem sido afetado por episódios de violência política". Como assinalam alguns juristas brasileiros, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem dilatado a tensão. Passou de poder moderador a poder tensionador.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura orienta agricultores na manutenção de hortas comunitárias na zona rural de Petrolina


(C.Geral)

Incentivar, prestar assistência técnica e abrir novas perspectivas para o fortalecimento dos pequenos agricultores. Esse foi o principal objetivo da visita das equipes da Prefeitura, no Assentamento Terra da Liberdade, zona rural de Petrolina, na tarde desta quinta-feira (06).
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, acompanhado do Diretor de Recursos Hídricos e Infraestrutura, Bráz Camilo, esteve na horta comunitária da localidade prestando assistência técnica e distribuindo vários regadores junto aos produtores.
A administração municipal tem investido no incentivo a produção de orgânicos com ações de capacitações, orientação junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e apoio logístico aos produtores da região. Ficamos muito felizes em poder colaborar, desenvolvendo ações que possam amenizar o sofrimento do homem do campo, além de conscientizar para a importância de uma alimentação saudável”, comentou o secretário.
O agricultor Sérgio da Silva Nascimento agradeceu o apoio da gestão municipal. “Temos 0,35 hectares dedicados a hortaliças orgânicas como alface, coentro, cebolinha, couve, beterraba, tomate cereja, entre outros. Não temos palavras para agradecer a atenção da Prefeitura e o apoio do secretário José Batista, pois agora temos essa maravilha de horta orgânica já produzindo que vai beneficiar mais de 19 famílias”, agradeceu Sérgio. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Lula pretende se entregar neste sábado, após missa em homenagem a Marisa Letícia


Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informaram à cúpula da Segurança Pública que o petista pretende se entregar em São Paulo, após a missa em homenagem a ex-primeira-dama Marisa Letícia marcada para este sábado, 7. Ela faria 68 anos nesta data. As informações foram dadas por fontes que acompanham de perto as negociações para a entrega de Lula à Polícia Federal (PF), que ainda não se encerraram, nesta sexta-feira, 6.
O canal de comunicação entre a defesa de Lula e a PF, uma das exigências do despacho do juiz Sérgio Moro, foi aberto no final da tarde de ontem. Pela PF, quem negocia é o delegado Igor Romário de Paulo, chefe da Lava Jato em Curitiba.
O ex-presidente tinha até as 17h desta sexta-feira, 6, para se entregar após a expedição do mandado de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro no processo do triplex, que rendeu ao petista uma condenação de 12 anos e um mês de reclusão.
A PF não realiza prisão após as 18h, mas policiais ouvidos disseram ao Estado que caso o ex-presidente resolva se entregar é possível recebê-lo em São Paulo para depois fazer sua remoção para Curitiba. O avião da PF já se encontra no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Congonhas. (Fonte: Estadão).

Blog do BILL NOTICIAS

7 Ministros deixam cargos hoje para disputarem eleições


(C.Geral)


O presidente Michel Temer formalizou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 6, a exoneração de sete ministros. Com exceção de Dyogo Oliveira, que sai do Ministério do Planejamento para presidir o BNDES, os outros seis deixam os cargos, a pedido, para se desincompatibilizarem e poder concorrer nas eleições deste ano. A nomeação de Dyogo no BNDES ainda não foi publicada.
Além de Dyogo, foram exonerados os ministros Mendonça Filho (Educação), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia), Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Leonardo Picciani (Esporte), José Sarney Filho (Meio Ambiente) e Marx Beltrão (Turismo). Os novos titulares das pastas não foram nomeados na edição desta sexta do Diário Oficial.
Meirelles – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles também não está na lista de exonerações já publicada. Mesmo sendo sábado, 7 de abril, o prazo final para desincompatibilização do cargo, Meirelles deixou para esta sexta a decisão sobre sair ou não do governo para buscar uma candidatura à Presidência da República nas eleições de outubro.
Temer e Meirelles conversaram no final da manhã. O presidente também já convidou Meirelles a acompanhá-lo em uma viagem a Salvador, seja como candidato seja como ministro. O ministro deve anunciar sua decisão em uma entrevista coletiva.
O Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, também pediu para deixar o cargo e sua exoneração está publicada no Diário Oficial da União.
Mais exonerações – O governo publicou também a exoneração do presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior; o presidente do Banco da Amazônia (Basa), Marivaldo Gonçalves de Melo; do diretor da Dataprev Julio Cesar de Araújo Nogueira; do diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Carlos Edilson de Almeida Maneschy; e do diretor-geral da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Leone Viana.
Ainda foi exonerado o secretário executivo do Ministério da Saúde, agora comandado por Gilberto Occhi, ex-Caixa. Antonio Carlos Figueiredo Nardi será substituído por Adeilson Loureiro Cavalcante, cuja nomeação já está publicada. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Previsões se confirmam e chuva chega com força à zona rural de Petrolina

  
  (C.Britto)

As previsões meteorológicas para a semana em Petrolina acabaram se confirmando, pelo menos em relação à zona rural.
Segundo informações repassadas ao Blog, via WhatsApp, as chuvas chegaram com força em comunidades como Cruz de Salinas e o Distrito de Rajada.
As expectativas são de que, neste final de semana, mais chuvas possam ocorrer, bem como pelos próximos dias.
Blog do BILL NOTICIAS

DILMA TRANSFERE DOMICÍLIO ELEITORAL PARA MINAS PARA VARRER AÉCIO DO SENADO


Deposta pelo golpe de 2016, a presidente Dilma Rousseff transferiu seu domicílio eleitoral para Minas Gerais, onde disputará uma vaga ao Senado. Com isso, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que liderou o golpe de 2016, capítulo mais vergonhoso da história nacional, poderá ser varrido do Senado.
O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), registrou o feito em sua conta no Instagram com a seguinte mensagem: "Apesar da injustiça histórica que tem se desenhado contra o presidente Lula, nós não abaixamos a cabeça! Escolhemos continuar lutando democraticamente por aquilo que sempre acreditamos: Um país mais justo e solidário para todos".
"É por isso que acompanhei hoje a presidenta Dilma Rousseff na transferência do seu título de eleitor de volta à sua terra natal para nos ajudar a continuar construindo uma Minas Gerais e um Brasil melhor #LulaLivre", completou.
Dilma diz que "estamos passando por um momento muito delicado" e afirma acredita que "o Brasil precisa de paz, e essa paz só as eleições e o voto secreto e direto podem garantir ao povo". "Eu quero participar das eleições para apoiar o presidente Lula, porque eu acredito que ele tem o poder de pacificar o país", declarou Dilma. Ela disse ainda ter "muito orgulho" de participar do processo seletivo - de qualquer forma - em Minas.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Maia não concorda com celebração da prisão de Lula 6 de abril de 2018 por vinicius de santana O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, hoje, que aqueles que têm responsabilidade pública não podem celebrar a ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expedida pelo juiz federal Sérgio Moro. Ele disse ainda que qualquer manifestação sobre a prisão do petista deverá respeitar a ordem institucional. “Aqueles que têm responsabilidade pública, em qualquer nação, não podem celebrar a ordem de prisão de um ex-presidente da República. No entanto, o mandado de prisão decorreu de um processo submetido à mais alta Corte do Poder Judiciário, em que foi respeitado o amplo direito de defesa.”, afirmou o parlamentar fluminense, que é pré-candidato à Presidência da República, em nota à imprensa. Maia afirmou que a democracia brasileira está madura e que, por isso, manifestações sobre a prisão devem respeitar o Estado democrático de direito. “O Brasil é uma democracia madura onde as instituições funcionam plenamente. Toda e qualquer manifestação em relação ao mandado de prisão precisa respeitar a ordem institucional”, declarou o presidente da Câmara. Mega promo test Paulo Câmara emite nota em solidariedade a Lula

Resultado de imagem para paulo camara e lula

Nota oficial
“Hoje é um dia triste para o Brasil ver um líder popular da importância de Lula enfrentar este momento. A sua história de vida mostra que Lula é um sobrevivente, um lutador. O ex-presidente da República continua com o nosso respeito e a nossa solidariedade. Não se pode pensar que a manutenção da liberdade de Lula, neste momento, seja uma ameaça à sociedade que justifique a prisão”.(C.Geral).
Paulo Câmara –Governador de Pernambuco

Blog do BILL NOTICIAS

Maia não concorda com celebração da prisão de Lula


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, hoje, que aqueles que têm responsabilidade pública não podem celebrar a ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expedida pelo juiz federal Sérgio Moro. Ele disse ainda que qualquer manifestação sobre a prisão do petista deverá respeitar a ordem institucional.
“Aqueles que têm responsabilidade pública, em qualquer nação, não podem celebrar a ordem de prisão de um ex-presidente da República. No entanto, o mandado de prisão decorreu de um processo submetido à mais alta Corte do Poder Judiciário, em que foi respeitado o amplo direito de defesa.”, afirmou o parlamentar fluminense, que é pré-candidato à Presidência da República, em nota à imprensa.
Maia afirmou que a democracia brasileira está madura e que, por isso, manifestações sobre a prisão devem respeitar o Estado democrático de direito. “O Brasil é uma democracia madura onde as instituições funcionam plenamente. Toda e qualquer manifestação em relação ao mandado de prisão precisa respeitar a ordem institucional”, declarou o presidente da Câmara.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Lula decide nas próximas horas como cumprirá ordem de prisão

SÃO BERNARDO DO CAMPO – O ex-presidente Lula decide nas próximas horas como cumprirá a ordem de prisão determinada pelo juiz Sergio Moro, que deu prazo até as 17h de hoje para o petista se apresentar na sede da Polícia Federal em Curitiba. Um grupo de petistas quer que ele não se entregue e force a polícia a prendê-lo na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo. Ao mesmo tempo, alguns advogados de defesa do ex-presidente defendem que ele se apresente voluntariamente à Polícia Federal nesta sexta-feira.


Protesto contra a prisão de Lula em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Andre Penner / AP
Lula passou a madrugada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde apoiadores fazem uma vigília.
O ex-presidente se reuniu com lideranças de esquerda, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o deputado Paulo Pimenta, o senador Lindbergh Farias, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, Manuela d´Ávila (PCdoB), Luiz Marinho, os governadores Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí), Guilherme Boulos, lider do MTST, e Wagner Santana, presidente do sindicato do ABC. Por volta de 2h da madrugada, Lula foi até uma janela do prédio e acenou para apoiadores.
Quando a ex-presidente Dilma Rousseff desceu ao saguão do prédio, os manifestantes reunidos no local inciaram um grito em coro: “Não vai prender, vai ter luta”.
DÚVIDAS SOBRE A MELHOR ESTRATÉGIA
Lula tem conversado com aliados sobre o que deve fazer, mas ainda não anunciou a sua decisão.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PAULO WHITAKER / REUTE
Reservadamente, a ideia também é defendida por outras lideranças.
– Vai ser com um mar de gente aqui na frente. Quem se entrega parece que tem culpa, e não é o caso do presidente Lula. Vamos ter uma imagem para rodar o mundo e o Brasil – acrescentou Lindbergh.
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) defendeu, em sua conta no Twitter, que Lula não se entregue em Curitiba, como foi determinado por Moro.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos de esquerda como Frente Brasil Popular, União da Juventude Socialista do PCdoB e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) convocaram a militância para fazer a vigília contra a prisão de Lula em frente à sede do Sindicato do ABC.
O Movimento dos Sem Terra (MST) pretende realizar uma série de atos nesta sexta-feira pelo país como reação à decretação da prisão de Lula. O principal foco será o fechamento de rodovias. De acordo com um líder do movimento, o objetivo é impedir a circulação em 85 estradas.
Paralelamente, o MST mobilizou 20 ônibus para levar integrantes ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde o PT concentra a ofensiva contra a decisão do juiz Sergio Moro.
A Frente Brasil Popular, da qual o MST faz parte ao lado de outros movimentos com a CUT e UNE, convocou atos em 16 capitais. O documento de convocação tem como título: “Querem Lula? Vão ter que passar por nós antes”.(O Globo).

Blog do BILL NOTICIAS

MULTIDÃO ABRAÇA LULA, QUE NÃO DEVE SE ENTREGAR


Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil – Uma multidão de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se concentra no entorno do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), em protesto contra o mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro. Desde as 19h, as pessoas começaram a se reunir no local e, por volta das 21h, uma marcha composta por integrantes da ocupação Povo Sem Medo – de São Bernardo do Campo – chegou à porta do sindicato.
Os manifestantes carregam faixas com mensagens de apoio a Lula e gritam “aqui está o povo sem medo de lutar”. O ex-presidente já apareceu na janela do sindicato para cumprimentar seus apoiadores, mas ainda não falou com a imprensa nem com o público. Os senadores Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias e a ex-presidente Dilma Rousseff, além do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Luiz Marinho; do coordenador do MTST e candidato à Presidência da República pelo PSOL, Guilherme Boulos; e do advogado de Lula, Cristiano Zanin, também estão no prédio.
Zanin falou com a imprensa e disse que a expedição do mandado de prisão contraria decisão proferida pelo próprio Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de que deveria se esperar o término de todos os recursos possíveis de serem apresentados a este tribunal, o que ainda não ocorreu. Além disso, segundo o advogado, a defesa não foi intimada do acórdão que julgou os embargos de declaração em sessão de julgamento ocorrida em 23 de março deste ano. A senadora Gleisi Hoffmann considerou a ordem de prisão uma “obsessão” de Moro em relação a Lula.
Conforme a decisão de Moro, Lula terá até as 17h de amanhã (6) para se apresentar em Curitiba à Polícia Federal. O senador Lindbergh Farias, entretanto, disse que Lula não definiu se vai cumprir a ordem voluntariamente. "Na minha avaliação, não tem que se entregar. Se entregar é admitir culpa, não é o caso. Tem de prender o Lula no meio desse mar de gente, numa violência, com repercussão internacional, mas Lula ainda não decidiu, vai decidir só amanhã”, disse senador Lindbergh Farias.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Em Pernambuco, Servidores da Adagro encerram greve e retomam fiscalização agropecuária

Sede da Adagro fica no Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sede da Adagro fica no Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife 
(Foto: Reprodução/TV Globo)


Funcionários da Adagro terminam greve e voltam a realizar fiscalização agropecuária em Pernambuco
Servidores da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), que cuida da fiscalização de alimentos em feiras e supermercados e do comércio de animais, frutas e verduras, voltaram ao trabalho na tarde desta quinta (5), três dias após o início da greve. O fim da paralisação ocorreu após a categoria ter as reivindicações de melhores condições de trabalho e reajuste salarial atendidas pelo governo do estado. (Veja vídeo acima)
Na sede da agência, no Parque de Exposições do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, os serviços, que tinham sido suspensos na segunda (2), voltaram a ser oferecidos. Uma das funções da agência é inspecionar produtos vendidos no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa). Sem fiscalização, os produtores não podiam sair com a carga da empresa ou vender a clientes de dentro ou fora do país.
Em comunicado enviado à categoria na tarde desta quinta, o Sindicato dos Servidores da Adagro (Sindagro) informou que acatou a proposta do governo do estado e determinou o fim da greve. De acordo com o sindicato, todas as reivindicações foram atendidas, inclusive o aumento de salários e a atualização do plano de cargos e carreiras.
O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina emitiu uma nota afirmando que os prejuízos provocados pela greve ultrapassaram 2,7 milhões de dólares para os produtores de frutas na região dessa cidade do Sertão do estado. A previsão é de que, na sexta-feira (6), todas as unidades da Adagro estejam funcionando plenamente.(G1-Pernambuco).

Blog do BILL NOTICIAS

Dupla é presa por roubo em Sento-Sé


  (C.Britto)

A dupla Rasley Micel Bispo dos Santos Pacheco e Wisney Rodrigo da Silva foi presa em flagrante, na quarta-feira (4), após investigadores da Delegacia Territorial (DT) e policiais militares, de Sento-Sé, no norte da Bahia, cumprirem um mandado de busca e apreensão na casa onde eles viviam.
De acordo com a Polícia Civil, os dois haviam roubado, no dia anterior, uma motocicleta e engradados de cerveja que estavam no caminhão de uma cervejaria. O material foi apreendido na casa deles, mas a dupla não estava lá.
Nesta madrugada, eles saíram em direção à casa de suas respectivas namoradas, quando foram capturados e confessaram o crime. Os dois foram encaminhados à Delegacia. O material apreendido será devolvido aos proprietários.

Blog do BILL NOTICIAS