quinta-feira, 22 de março de 2018

STF: LULA NÃO PODE SER PRESO ATÉ SER JULGADO HC

Rafael Ribeiro

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal aceitou a liminar apresentada pelo advogado José Roberto Batochio que suspende a prisão do ex-presidente Lula até o julgamento do mérito do habeas corpus da defesa. O julgamento do mérito acontece daqui duas semanas, dia 4 de abril. A sessão desta quinta-feira 22 julgou apenas se o habeas corpus era admissível. O placar foi de 7 a 4 favorável ao HC.
Leia mais na reportagem da Agência Brasil:
Maioria do STF decide que Lula não pode ser preso até julgamento de habeas corpus
André Richter - A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu há pouco conceder uma liminar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que impede a prisão dele até o julgamento do mérito do habeas corpus preventivo apresentado pelo ex-presidente à Corte. A decisão vale até o dia 4 de abril, quando a Corte deve voltar a julgar o habeas corpus apresentado por Lula.
A conclusão do julgamento foi adiada porque os ministros julgaram uma preliminar da ação, fato que tomou todo o tempo da sessão.
Essa decisão do Suprem não impede o julgamento do último recurso de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), previsto para a próxima segunda-feira (26). É o último recurso de Lula contra a condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do triplex do Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato.
A prisão dele seria determinada com base na decisão do STF que autorizou, em 2016, a detenção de condenados pela segunda instância da Justiça.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Maioria do Supremo decide que Habeas Corpus de Lula é válido. Agora á votação é do mérito


Supremo Tribunal Federal faz neste momento uma discussão prévia de admissibilidade do habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Lula para tentar impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância; até o momento, os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram contra aceitar o HC; Alexandre de Moraes abriu divergência e foi seguido por Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello, em favor de aceitar o habeas corpus como recurso; se decisão for favorável ao HC, começa uma nova votação, de mérito; julgamento pode não terminar hoje; assista ao vivo. (247).



Blog do BILL NOTICIAS

Maggi: “90% da água usada na agricultura brasileira vêm das chuvas”


A produção agropecuária fechou 2017, com base nas informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com uma receita de R$ 533,5 bilhões, 1,6% acima do valor de 2016. Um dos segmentos que mais contribui para o setor é a agricultura familiar, que traz desenvolvimento e expansão para a economia brasileira.
Dados da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário apontam que o Brasil possui aproximadamente quatro milhões e quatrocentas mil famílias agricultoras, o que representa 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros. A agricultura familiar é econômica: vem dela 38% do valor bruto da produção agropecuária. Além disso, o setor responde por sete em cada dez postos de trabalho no campo.
Outro benefício trazido pela agricultura familiar é o cuidado com o meio ambiente, principalmente através das Áreas de Preservação Permanentes, as APPs. Durante o Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, propôs que seja incluído no documento final do encontro um compromisso entre os países participantes para estimular a preservação da vegetação nativa em margens de rios e nascentes. Maggi aproveitou a oportunidade para ressaltar que a legislação brasileira já prevê a preservação ambiental. Também aproveitou para descontruir, segundo ele, “alguns mitos que giram em torno da produção agropecuária e o gasto de água”.
“A água é reciclada no processo. Não há a exportação de água, conforme alguns falam. Por exemplo, fala-se que precisa de 15 mil litros de água para fazer um quilo de carne. E não é verdade, isso é uma lenda urbana. Uma coisa que começou a ser dita e continua sendo dita sem nenhuma explicação científica para isso. A verdade é que um quilo de carne, não leva um quilo de água”, exemplificou.
O ministro fez questão de explicar que o Brasil é um grande produtor agrícola e “usa na irrigação muito pouco da água subterrânea ou da água de rios”. De acordo com o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, a tecnologia é uma aliada tanto na preservação dos recursos naturais quanto no desenvolvimento de modelos sustentáveis de produção. “Então, como reconciliar essas duas vertentes? A vertente da natureza, que demanda água, e a vertente da produção agropecuária, que demanda água. Acho que a boa notícia que vem do Brasil chama-se tecnologia. O Brasil há 40 anos fez a opção pelo desenvolvimento de um modelo de agricultura fortemente baseado em ciência”, explicou.
Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) indicam que o Brasil está entre os 10 países com maior área irrigada no mundo, com 7 milhões de hectares irrigados, mas que corresponde a apenas 10% da área plantada. A agricultura familiar, por exemplo, é responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica brasileira, segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Pela legislação, é exigido que os produtores brasileiros preservem 20% do território nacional, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos e da vegetação nativa de suas áreas.
Produção sustentável
A agricultura familiar no Brasil exerce um importante papel como principal fonte de abastecimento de alimentos do mercado interno. Apesar de representar uma significativa parcela na produção nacional, os agricultores familiares ainda carecem de sistemas de produção apropriados à capacidade de investimento, ao tamanho de suas propriedades rurais e ao tipo de mão-de-obra empregada.
Uma das saídas que pode trazer vantagens econômicas e ambientais para os agricultores familiares é a técnica denominada agrofloresta ou sistema agroflorestal (SAF). Segundo Maurício Lopes, o sistema é planejado para permitir colheitas desde o primeiro ano de implantação, de forma que o agricultor obtenha rendimentos provenientes de culturas anuais, hortaliças e frutíferas de ciclo curto, enquanto aguarda a maturação das espécies florestais e das frutíferas de ciclo mais longo.
Assim, o maior número de produtos disponíveis para comercialização em diferentes épocas do ano e ao longo do tempo, incrementa a renda e aproveita melhor a mão-de-obra familiar. Além disso, ele afirma ainda que a prática agroflorestal já é adotada em 25% das propriedades rurais brasileiras. “O Brasil vem experimentando muito com o conceito da agroflorestal. Nós temos, agora, eu acredito, uma revolução no Brasil, que é a intensificação através do uso dos sistemas integrados, integrando lavoura e pecuária, lavoura, pecuária e floresta, e diferentes combinações de sistemas integrados que já perfazem cerca de 12 milhões de hectares do Brasil.”
Capacitação
Desde 1999, a Embrapa oferece cursos presenciais de sistemas agroflorestais, destinados à produtores rurais, pesquisadores, professores e técnicos extensionistas. A partir de 2016, o órgão passou a mapear e estimular agroflorestas nas regiões Sul e Sudeste. No Rio de Janeiro, há exemplos dessa prática em municípios como Paraty e Silva Jardim. Nos locais, arbustos e árvores se unem a uma variedade de frutos, que vão desde limão, açaí, manga e acerola até caju, banana e laranja. O que comprova, na prática, o objetivo do modelo agroflorestal: a possibilidade de cultivar sem desmatar.
Outra problemática que também afeta os agricultores familiares é a gestão da água, recurso que é a base da produção no campo. Na visão do presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Luiz Hessmann, o consumo hídrico dos agricultores familiares é indispensável. Ele também reforça a necessidade de haver equilíbrio entre as áreas rural e urbana.
“O meio rural preserva ‘muito bem, obrigado’ as águas. O que nós precisamos muito seriamente é com o urbano, que está dando alguns problemas. E a água para nós na agricultura é de fundamental importância, é um case de sucesso em qualquer atividade na pecuária ou na agricultura”, afirmou ele.
A agrofloresta, segundo a Embrapa, tem como característica marcante a reciclagem mais eficiente dos nutrientes. A biomassa depositada no solo pela queda de folhas, pela poda de ramos e por resíduos das culturas anuais, por exemplo, melhora a oferta de nutrientes dos cultivos e favorece a atuação de microorganismos benéficos ao solo.
A dica para agricultores familiares é observar qual cultura será produzida e em qual região. A indicação é que se utilize espécies forrageiras perenes, como alfafa e capim, quando houver criação de animais. A Embrapa garante ainda que esse sistema de produção é uma opção viável para os produtores rurais, já que contribui para a diversificação de produtos e a sustentabilidade ambiental. Além disso, a prática agroflorestal incrementa a fertilidade do solo e reduz os custos de produção.
Se você quiser saber mais sobre esse tipo de produção sustentável, procure a Embrapa no seu estado ou na sua região. São mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil. Para ver a lista de locais e endereços completos, acesse embrapa.br. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA TEM PRIMEIRA VITÓRIA NO STF: HC É ADMISSÍVEL

STF/Stuckert

 Em discussão prévia, o Supremo Tribunal Federal decidiu na tarde desta quinta-feira 22 que o habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Lula para tentar impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância é admissível. Com o voto da presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, placar foi por 7 a 4 a favor da admissibilidade do habeas corpus.
Os ministros Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram contra aceitar o HC. Alexandre de Moraes abriu divergência e foi seguido por Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello, em favor de aceitar o habeas corpus como recurso.
Os ministros precisam agora julgar o mérito do HC. O julgamento sobre a situação de Lula pode não ser concluído nesta quinta-feira. Como na próxima semana não haverá sessões do STF em razão do feriado da Semana Santa, o julgamento seria retomado no dia 4 de abril.
O julgamento será decisivo para Lula em função da confirmação de que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, deverá julgar na próxima segunda-feira (26) o último recurso contra a condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato.
Atualmente, a Corte tem um impasse sobre o entendimento que autorizou a execução provisória de condenados em segunda instância. O voto decisivo no julgamento deve ser proferido pela ministra Rosa Weber e vai depender da manutenção de seu entendimento.
Em 2016, quando a Corte analisou o caso, a ministra votou contra a prisão em segunda instância. No entanto, apesar de ser voto vencido, até o momento ela não proferiu decisões individuais evitando a prisão de condenados e vem seguindo a decisão da maioria do plenário.
Com voto da ministra contra o habeas corpus, o placar será de 6 a 5 a favor execução provisória de Lula. Se ela votar a favor da concessão do habeas corpus, o placar da votação pode passar para 6 votos a 5 contra a execução provisória do ex-presidente.
Com base em votos proferidos em julgamentos sobre o mesmo tema nas duas turmas da Corte, a expectativa é de que os ministro Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello devam votar contra a prisão em segunda instância. Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Alexandre de Moraes a favor.
Habeas corpus
No habeas corpus protocolado no STF, a defesa do ex-presidente discorda do entendimento da Corte, que autorizou a prisão após os recursos de segunda instância, por entender que a questão é inconstitucional.
"Rever esse posicionamento não apequena nossa Suprema Corte – ao contrário – a engrandece, pois, nos momentos de crise é que devem ser fortalecidos os parâmetros, os princípios e os valores. A discussão prescinde de nomes, indivíduos, vez que importa à sociedade brasileira como um todo. Espera-se que este Supremo Tribunal Federal, a última trincheira dos cidadãos, reafirme seu papel, o respeito incondicional às garantias fundamentais e o compromisso com a questão da liberdade", argumentam os advogados.
TRF
Na próxima segunda-feira (26), o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, deve julgar os chamados embargos de declaração, recursos que pretendem esclarecer omissões, obscuridades ou contradições no acórdão, a sentença colegiada que aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), na Lava Jato.
Os embargos serão julgados pela 8ª turma do tribunal, composta pelos desembargadores Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus. Ao aumentar a pena de Lula, inicialmente estabelecida pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13º Vara Federal em Curitiba, em nove anos, os desembargadores tomaram a decisão por unanimidade.
Se os embargos forem rejeitados na sessão da próxima segunda-feira, o processo será enviado de volta para Moro, que será responsável pela emissão do mandado de prisão. Se forem aceitos, caberá mais recursos e a pena não poderá ser executada.
A sessão do tribunal está marcada para as 13h, na sede do TRF 4, na capital gaúcha.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

GLEISI: DECISÃO DO STF RESPEITA A CONSTITUIÇÃO

Wilson Dias/Agência Brasil

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que votou a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e julgará o Habeas Corpus no dia 4 de abril - o HC pode evitar que ele seja preso.
"O reconhecimento do STF ao HC impetrado por Lula e a expedição de salvo conduto são decisões iniciais que respeitam a Constituição. Esperamos que esse seja o caminho do Supremo na decisão final!", escreveu a parlamentar no Twitter.
Vale ressaltar que a decisão do STF não impede o julgamento do último recurso de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), previsto para a próxima segunda-feira (26). (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina sem a crucificação – 40 ANOS!!!

Resultado de imagem para a crucificação guterima petrolina

(C.Geral)



Às vésperas da Semana Santa, o GUTERIMA-Grupo de Teatro Imaginativo (44 anos) e a PREFEITURA não chegaram a um consenso, e Petrolina não terá “A CRUCIFICAÇÃO-40 ANOS” o maior e mais belo espetáculo sacro do sertão pernambucano, neste 2018. A decisão foi tomada na última segunda-feira, dia 19 de março de 2018.
Assim como na Capital Pernambucana, que também não terá A PAIXÃO DE CRISTO DO RECIFE, a Semana Santa de Petrolina vai sofrer com uma lacuna importante já que o espetáculo sacro que teve início no Centro Social Pio XI, em 1978, prosseguindo nos anos seguintes nas ruas centrais e logradouros públicos, e desde 1999, vem sendo encenado no Parque Josepha Coelho, não será realizado.
O seu cancelamento se deve a 3 importantes fatores, segundo a direção do grupo: morosidade nas decisões do setor cultural (O projeto, acompanhado por um ofício, foi entregue no dia 20 de fevereiro, logo após o Carnaval, onde o seu conteúdo  é bem claro: “Segue anexo o PROJETO ‘A CRUCIFICAÇÃO – 40 ANOS ‘ para ser avaliado, e se possível, com a presença do responsável pela encenação, determinado pelo GUTERIMA, para esclarecer quaisquer dúvidas, que, por ventura, venham a existir”); a não avaliação detalhada do Mérito Cultural do espetáculo (há 40 anos e com entrada gratuita, o espetáculo serve de exemplo para o surgimento de outras encenações no período, além de ser o percursor desse tipo de encenação no Vale do São Francisco, ou seja, tudo começou com A CRUCIFICAÇÃO); e, por último, a falta de recursos.
Vale lembrar que A CRUCIFICAÇÃO é um espetáculo-referência para outros empreendedores que utilizam bairros e distritos como uma PAIXÃO indescritível, já que as pessoas beneficiadas são de comunidades ribeirinhas. E o mais importante: o povo se transforma em figurante despertando a religiosidade e a geração de trabalho e renda numa época atípica para a prática do comércio.
Mesmo com todos esses percalços, o GUTERIMA se propõe, para 2019, uma parceria melhor formatada com a Prefeitura para que não haja mais interrupções na tradicional encenação do espetáculo na Semana Santa, e só resta ao Grupo uma reavaliação desses 40 anos e a busca de soluções.
GUTERIMA agradece e deseja a todos uma Semana Santa de reflexão e com o espírito de harmonia e paz para que, juntos, tudo volte a ser normalizado e Petrolina multicultural passe a abraçar melhor seus artistas. Que assim seja!.

Blog do BILL NOTICIAS

Ex-presidiário é morto com quase 30 tiros dentro de carro em Petrolina


  (C.Britto)

O ex-presidiário Alano José Miranda Nunes, 27 anos, foi assassinado com 26 disparos de arma de fogo, na noite de ontem (21), no Bairro Vila Eduardo, zona leste de Petrolina. De acordo com informações do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a vítima foi morta dentro de um veículo Volkswagen Parati.
Testemunhas contaram que Alano José foi morto por homens que ocupavam um veiculo Toyota Hilux, que fugiram após o crime, tomando destino ignorado.
Conforme o 5º BPM, a vítima tinha um longo histórico carcerário. Já cumpriu pena na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, e já havia sofrido uma tentativa de homicídio em Juazeiro (BA), onde também tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas.

Blog do BILL NOTICIAS

MANIFESTANTES ANTI-LULA SÃO IMPEDIDOS PELA PM DE EXIBIR BONECO

Esq.: Reprodução / Dir.: Divulgação

(247)

Manifestantes favoráveis e contrários à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dividiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesta quinta-feira (22) para acompanhar a votação de um habeas corpus dele pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A PF usou spray de pimenta para conter protestos anti-Lula, por volta das 15h, antes de o processo entrar em pauta. O grupo tentava inflar um boneco de 8 metros de altura com as caricaturas do ex-presidente, do ex-ministro da Fazenda José Dirceu e do ministro do STF Gilmar Mendes.
De acordo com o major Orlando Cassaro, do Batalhão de Choque da PM, a Secretaria de Segurança Pública do DF proibiu a montagem de qualquer estrutura no local.
Os manifestantes insistiram montaram um "cordão de isolamento" em torno do boneco mas, depois do conflito, concordaram em esvaziar o balão. Não houve registro de feridos ou detidos.

Blog do BILL NOTICIAS

LULA: ESTOU COM A TRANQUILIDADE DOS INOCENTES

Rafael Ribeiro

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na tarde desta quinta-feira (21) que está "com a tranquilidade dos inocentes". A declaração foi concedida à Rádio Guaíba, ao comentar o julgamento do seu Habeas Corpus pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que pode evitar a sua prisão, depois de ele ter sido condenado sem provas tanto em primeira como em segunda instância no processo do triplex no Guarujá (SP).
"Eu estou muito tranquilo. Estou com a tranquilidade dos inocentes e eles com a intranquilidade dos culpados. Eu ainda acredito na Justiça. Se não for hoje, vai ser daqui a um tempo", disse.
O ex-presidente disse que não pode "aceitar o conjunto de mentiras que foi montado para tentar condenar o Lula". "Toda peça se baseia em uma notícia mentirosa do Jornal o O Globo. Por conta disso, a Polícia Federal fez um inquérito mentiroso, que mandou para o MPF", afirmou. "O (juiz Sérgio) Moro , que fez uma sentença mentirosa", complementou.
"Eu já tenho 72 anos e pelo menos 54 anos de luta. Não posso admitir que se construa uma farsa para tentar me condenar", continuou. 
Lula foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter recebido propina de R$ 3,7 milhões através do apartamento. Mas, quando o órgão denunciou ele, em setembro de 2016, o procurador Henrique Pozzobon admitiu não existir "prova cabal" de que o petista é "proprietário no papel" do tripléx.
Outro detalhe é que, também em janeiro deste ano, a juíza Luciana Correa Torres de Oliveira, da 2ª Vara de Execução e Títulos no Distrito Federal, determinou a penhora dos bens da OAS, numa ação movida por credores e um dos ativos penhorados é o triplex que a Lava Jato atribuiu ao ex-presidente Lula. (347).

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura e Conab fazem doação de 7500 kg de carne de bode para população em vulnerabilidade social


(C.Geral)

Um volume de 7500 kg de carne de bode obtido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos será doado a 1500 famílias de baixa renda em Petrolina. O material começa a ser distribuído, nesta quinta-feira (22), numa solenidade com a presença do prefeito Miguel Coelho, às 16h, na praça da Juventude – bairro João de Deus.
A ação é uma parceria da Prefeitura de Petrolina e com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Cada família cadastrada pela Central Única dos Bairros (CUBAPE) receberá 5 kg de carne de caprino. Serão contemplados, além da comunidade do João de Deus, moradores do Henrique Leite, Residencial Vivendas, Pedra Linda, Vila Vitória, Vila Esperança e Jardim Petrópolis.
A distribuição dos 7.500 kg de bode será feito até o início da próxima semana. A iniciativa faz parte de ações do Governo Federal para enfrentamento à fome e melhoria de condições de vida da população em vulnerabilidade social. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

STÉDILE: VIOLÊNCIA DE FAZENDEIROS GAÚCHOS CONTRA LULA TEM ORIGEM SECULAR

Reprodução

Por Luciano Velleda, da RBA - João Pedro Stédile conhece como poucos os fazendeiros gaúchos. Afinal, lá se vão mais de 30 anos de embates entre o líder nacional do MST e os latifundiários do Rio Grande do Sul. A experiência, moldada na vivência de duros confrontos desde a ocupação da fazenda Anoni, em 1985, marco do movimento na luta pela reforma agrária, possibilita a Stédile uma análise ampla e histórica sobre quem são os homens que essa semana têm tentado impedir o avanço da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por terras gaúchas.

"Lá no Rio Grande, historicamente há um setor da oligarquia rural muito reacionário e fascista. Faz parte da sua origem histórica, que vem lá dos chimangos, dos lenços brancos, na disputa pela República. Depois apareceu também na época do Getúlio e, no golpe militar (de 1964) também houve uma vinculação muito grande com esses fazendeiros da fronteira. Em toda a fronteira do Rio Grande que coincide com a área de latifúndios (leia abaixo), sempre houve muitos quartéis e acabava havendo uma miscigenação entre oficiais e fazendeiros, que criava inclusive laços familiares. E mais recentemente é também nessa região que se desenvolveu a UDR (União Democrática Ruralista), por conta desse berço histórico tradicional, que tem essas conotações reacionárias e fascistas e se manifestam contra todas as mudanças", avalia o líder do MST.
Stédile recorda que a virulência protagonizada nos últimos dias contra a caravana de Lula, é um comportamento já bem conhecido pelos integrantes do MST. A tática de cercar e provocar sempre foi a adotada pelos fazendeiros e latifundiários gaúchos. "Na região, tivemos o assassinato de diversos companheiros do MST, em situações de completa covardia. De modo que ali sempre houve uma cultura histórica e há uma base social com essas características. E que de fato difere de outras regiões do país onde há uma burguesia agrária, porém de origem urbana. É gente que foi pra agricultura pra ganhar dinheiro, comprou terra, que é o que acontece no Mato Grosso e em Goiás."
Na análise do líder do MST, a tradição histórica dos fazendeiros situados próximos das fronteiras do Rio Grande do Sul com Uruguai e Argentina remonta à longínqua Guerra Guaranítica, ocorrida entre 1750 e 1756. O conflito, desencadeado pelos exércitos de Portugal e Espanha no sul do Brasil após a assinatura do Tratado de Madri e a delimitação de novas fronteiras, causou a morte de mais de 30 mil índios guaranis que viviam na região chamada de Sete Povos das Missões. Como recompensa pelo extermínio dos índios, os soldados ganharam das coroas de Portugal e Espanha grandes extensões de terra que antes pertenciam ao território guarani. "A origem deles já é perversa, se transformaram em latifundiários a base da mano militar. Por isso que naquela região existe muito latifundiário com sobrenome 'espanholado'", explica João Pedro Stédile.
Economia
Do século 18 para os dias atuais, o resultado prático dos fazendeiros da região da fronteira para a economia e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul é contraditório. Segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE), autarquia ligada ao governo do estado, dos dez municípios gaúchos com maior PIB em 2015, apenas dois estão localizados na denominada "metade sul" do estado, região caracterizada por municípios de grande extensão territorial.
“Os 10 maiores municípios do Estado representaram 42% do PIB total do RS. Esses municípios possuem, em geral, maior participação da indústria e dos serviços no Valor Adicionado Bruto (VAB) e menor participação da agropecuária. O setor de serviços destaca-se como atividade mais importante nesses municípios, sendo responsável pela maior parte do valor gerado. Salienta-se também o fato de que são municípios bastante populosos, com população superior a 100 mil habitantes”, destaca o documento da FEE.
A situação se altera quando a FEE analisa apenas os municípios gaúchos com maior Valor Adicionado Bruto (VAB) da agropecuária. Embora entre os dez primeiros neste recorte nenhum esteja também entre os maiores PIBs do estado, sete estão localizados ou próximos da fronteira com Uruguai e Argentina: Uruguaiana (arroz e bovinos), Dom Pedrito (arroz e soja), Alegrete (arroz e bovinos), São Gabriel (soja e arroz), Itaqui (arroz), Santa Vitória do Palmar (arroz) e São Borja (arroz e soja). Porém, apesar dos dados mostrarem a importância do cultivo da soja na economia destes municípios (o Rio Grande do Sul foi o terceiro maior produtor de soja no Brasil entre 2013 e 2015), apenas dois deles (Dom Pedrito e São Gabriel) estão entre os maiores produtores desse grão no estado, conforme o Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul.
A diferença entre a "metade sul", pobre, e a "metade norte", mais rica, é uma constatação antiga na realidade do desenvolvimento social e econômico do estado gaúcho. Uma distinção que, para o líder do MST, tem ligação direta com a ocupação da terra.
"Se traçarmos um paralelo no mapa, a tal 'metade sul' corta o estado, e justamente Santa Maria está no meio e logo adiante São Borja. Dessa linha pra baixo fica o bioma do pampa, das pastagens, que deu origem a esse latifúndio. Na parte norte, montanhosa, onde havia também Mata Atlântica, a colonização foi obra de camponeses pobres originários da Europa, e que deram outra conformação econômica ao estado até os dias de hoje. Então você olha no mapa, o norte está superpovoado, com um monte de cidades, onde os camponeses desenvolveram, ao longo dos últimos 150 anos, uma colonização bastante igualitária, que distribuiu 25 hectares (de terra) pra cada família, e isso levou a um desenvolvimento econômico que combinasse a distribuição igualitária da terra, com a posterior instalação de agroindústrias, em que os próprios camponeses se desenvolveram em cooperativas e instalaram as primeiras agroindústrias do vinho, do leite, do suíno etc. E isso perdura até hoje, enquanto a metade sul permaneceu um latifúndio com a pecuária extensiva e desde recentemente está chegando um pouco da soja, mas sem alterar a estrutura produtiva", explica João Pedro Stédile.
O líder do MST destaca que diversas teses de mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovam a relação de índices de pobreza, analfabetismo e de determinadas doenças, com o latifúndio. "Essa separação econômica que gerou essas classes diferentes, é a base de todo o comportamento ideológico que estamos assistindo."
Calejado com manifestações, Stédile pondera que os atos contra o ex-presidente Lula vistos no Rio Grande do Sul, apesar de agressivos, fazem parte da "luta das ideias" e tiveram até mesmo um caráter pedagógico "para que a opinião pública se dê conta". Como exemplo, cita a manifestação dos fazendeiros de Bagé contra a presença de Lula na Universidade Federal dos Pampas, na última segunda-feira (19), um tipo de instituição que a região nunca teve antes e que foi implementada pelo ex-presidente para atender reivindicação da população mais pobre. Stédile lembra que a universidade foi construída sob as bases de uma faculdade particular que faliu quando esteve "sob controle do latifúndio".
"O Estado brasileiro estende a sua mão e democratiza o ensino naquela região, e aí esse bando de fascistas teve a petulância de ir lá protestar contra a presença do presidente Lula, o único que conseguiu levar uma universidade lá pra aquela região?", questiona o líder gaúcho do MST, conhecedor dos seus conterrâneos.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Secretaria de Saúde convida público alvo para vacinação contra HPV e Meningite C, em Juazeiro


(C.Geral)

O Ministério da Saúde lançou na última semana (13), a campanha publicitária com o objetivo de chamar a atenção dos jovens para a imunização contra HPV e Meningite C. O HPV é um vírus que infecta a pele e possui mais de 150 tipos diferentes, 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, os outros podem causar verrugas genitais. A Meningite bacteriana causada pelo sorogrupo C corresponde a um grave processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, a vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença.
A Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro convida os pré adolescentes, meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 para tomarem a vacina de prevenção ao HPV na unidade de saúde mais próxima de sua residência. Já a vacina contra a Meningite C estão disponíveis para adolescentes de 11 a 14 anos. A ação não tem data fixa para acabar. “O que existe é uma convocação para a nova temporada de vacinação e assim poder imunizar o maior número do público alvo. Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV, a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira. As vacinas estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro”, explicou superintendente de vigilância em saúde, Tatiane Malta. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Projeto ‘Academia da Saúde em Ação’ vai oferecer exercícios e avaliações físicas gratuitas à população, em Petrolina


(C.Geral)

Nesta sexta-feira(23), a Secretaria de Saúde de Petrolina, realizará mais uma edição da “Academia da Saúde em Ação”, a partir 06h30, na Praça da Sementeira. O projeto acontece mensalmente com a integração das quatro unidades existentes no município, e conta com atividades diversas, como aulão de exercícios físicos; avaliações físicas; aferição de pressão arterial; medição de glicemia e um café da manhã reforçado.
Será um momento de confraternização em que receberemos os alunos e professores das outras três unidades que existem em Petrolina. Nosso objetivo é realmente promover a saúde dos usuários do serviço dando todo o apoio necessário”, frisou o coordenador do programa, Paulo Ricardo.
Academia da Saúde
Em Petrolina, além da Praça da Sementeira, o equipamento existe em mais três localidades: bairro Cosme e Damião; Vila Eulália e Idalino Bezerra. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com turmas manhã, a partir da 6h30, e a tarde com início às 15h.
Para participar basta se dirigir a academia mais próxima portando o cartão do SUS. Os alunos também são acompanhados por uma equipe composta por nutricionista e fisioterapeuta, em parceria com o NASF-AB.(Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Miss Pernambuco 2018: conheça as candidatas ao título de mulher mais bonita do estado

(www.joaoalberto.com)

Representantes de vinte cidades, do Arquipélago Fernando de Noronha e da Praia de Porto de Galinhas concorrem ao título de Miss Pernambuco 2018. O concurso será realizado nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro do Imip, no Recife, quando Iully Thaisa vai transferir a faixa e a coroa à eleita. 

Iully Thaisa, Miss Pernambuco, vai transferir a faixa e a coroa nesta sexta-feira, em concurso no Teatro do Imip – Crédito: Miss Pernambuco

Desde ontem, as candidatas estão hospedadas em um hotel em Boa Viagem, na zona sul do Recife, e durante quatro dias participarão de ensaios, jantares com personalidades e autoridades do estado, além de passarem por uma avaliação do júri técnico, responsável por escolher as semifinalistas do concurso.
A escolhida para representar Pernambuco no Miss Brasil, que acontece no dia 19 de maio, deve valorizar a cultura e tradição do estado. Uma das juradas da competição neste ano será a Miss Universo brasileira Martha Vasconcellos, eleita a mulher mais bela do planeta há 50 anos. Confira as candidatas que concorrem à coroa neste ano:
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação
Crédito: Ruan Maranhão/Divulgação

Leia também:

Blog do BILL NOTICIAS

Presidente Temer cancela visita a Petrolina


(C.Geral)

Depois que a equipe precursora da Presidência da República  esteve em Petrolina nessas últimas 48 horas para programar a visita do Presidente Temer à cidade, na manhã desta quarta-feira(21),  foi comunicado aos responsáveis e parceiros pelo ato, que o Palácio do Planalto teria suspendido a visita do Presidente.
O comunicado foi rápido e as providencias já tomadas, foram suspensas. A informação é de que o Palácio não informou  uma nova visita do Presidente a Petrolina.
Pela programação inicial, o Presidente chegaria  na quinta ou sexta, assinaria convênio para a implantação de mais unidades do programa `Minha Casa, Minha Vida´, faria uma visita ao Hospital de Câncer e cumpriria mais uma ou duas tarefas na cidade. Aguardem novas informações.

Blog do BILL NOTICIAS

TEMER JÁ SE PREPARA PARA ENFRENTAR TERCEIRA DENÚNCIA DA PGR

REUTERS/Ueslei Marcelino

Interlocutores de Michel Temer já trabalham com a informação de que ele será denunciado pela terceira vez pela Procuradoria-Geral da República e começam a preparar o campo político para tentar impedir que a Câmara autorize abertura de processo contra ele no Supremo.
Na noite de terça, 20, as conversas sobre o assunto se intensificaram entre advogados e ministros. A expectativa é de que a procuradora Raquel Dodge pode denunciar Temer no inquérito dos Portos antes da eleição de outubro, o que contaminará o período eleitoral.
Diante do novo cenário, a reforma ministerial será usada para garantir apoio na Câmara, responsável por analisar denúncias contra presidentes.
Temer também tem sido aconselhado a montar o novo Ministério de forma a garantir apoio à sua reeleição ou de seu candidato. Quanto mais força eleitoral ele tiver, maior será sua chance de barrar uma 3.ª denúncia no meio da campanha. As informações são da Coluna do Estadão

Blog do BILL NOTICIAS

NEM INTERVENÇÃO SALVA TEMER, QUE CONTINUA COM MAIS DE 90% DE REJEIÇÃO


Michel Temer não melhorou, ao menos em um primeiro momento, sua própria imagem diante dos eleitores ao decretar intervenção no setor de segurança pública do Rio, em 16 de fevereiro. É o que aponta a pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos de março, feita duas semanas após o anúncio da medida.
O levantamento indica que a desaprovação a Temer oscilou de 93% para 94%, e que a aprovação se manteve em 4%. Os dados foram coletados antes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), no dia 14.
A pesquisa, que avalia mensalmente a imagem de personalidades do mundo político e Judiciário, constatou que, em março, a maioria dos nomes listados permaneceu com suas taxas estáveis ou com oscilação dentro da margem de erro. “
Campeão de impopularidade entre os políticos do levantamento, Temer ainda assim cogita concorrer pelo MDB. O peemedebista via na intervenção no Rio uma maneira de reduzir sua desaprovação, que há mais de dez meses está acima de 90%. O segundo mais desaprovado é o senador Fernando Collor (PTC-AL). Sua taxa é de 86%, uma das poucas que subiram em relação ao mês anterior (era de 81%).


Blog do BILL NOTICIAS

CRECHE DA PREFEITURA FECHA E DEIXA BEBÊ DE 7 MESES TRANCADO SOZINHO EM SP

Wilson Dias/Agência Brasil

Uma criança de apenas sete meses foi abandonada na terça-feira (20) por funcionários na CEI (Centro de Educação Infantil) Céu Estrelado, em Guaianases, na zona leste da cidade de São Paulo.

A unidade é conveniada da prefeitura, sob gestão João Doria (PSDB). O menino foi resgatado pelo próprio pai, o agente de trânsito Wellington Elias dos Santos Júnior, 20, que foi obrigado a escalar o telhado de vizinhos da creche para entrar no prédio.
A atendente Caroline Figueiredo Costa, 18, afirma que ligou para a creche informando que o marido iria atrasar um pouco para buscar o filho, por causa do temporal que atingiu a capital paulista na tarde de terça-feira.
Segundo relato da mãe, Wellington chegou na creche por volta das 16h40, cerca de 20 minutos depois do horário em que costuma pegar o menino normalmente. Ele chamou, gritou e ninguém atendeu. Decidiu então ir à casa da sogra perguntar se alguém da família já tinha levado a criança e foi surpreendido ao descobrir que não estava lá.
O pai voltou para a creche e vizinhos perceberam que havia uma criança chorando dentro do prédio. Wellington então subiu pelo telhado de um vizinho, arrancou a tela de uma janela e saiu da creche com o filho no colo.
Segundo Caroline, a criança tem refluxo e não pode ficar sozinha --sob risco de engasgar. Ela registrou boletim de ocorrência no 44º DP. Segundo a polícia, as testemunhas e os responsáveis estão sendo ouvidos. "Para uma criança, isso é trauma. Ele não vai conseguir ir para a creche tão cedo", afirma Caroline.(247).
 As informações são de William Cardoso na Folha de S.Paulo.


Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina, Dia da Água com ação que vai repovoar o Rio São Francisco com 50 mil peixes


Uma grande ação em defesa da preservação do “Velho Chico” ocorre nesta quinta-feira (22). A Prefeitura de Petrolina e a Codevasf realizam o lançamento de 50 mil peixes no Rio São Francisco. A atividade contará com a presença do prefeito Miguel Coelho e 80 crianças das escolas municipais. O ato está marcado para as 8h30, na orla I.
A atividade tem o propósito de levar mais vida ao Rio com o repovoamento do ecossistema com esses 50 mil alevinos de espécies nativas como piau, curimatã e pacamã. Ao mesmo tempo, a ação busca a conscientização do público infantil e das famílias sobre a necessidade de revitalizar o “Velho Chico”, um dos principais patrimônios natural do Nordeste.
*Dia da Água: ação repovoa Rio São Francisco com 50 mil peixes.
Uma grande ação em defesa da preservação do “Velho Chico” ocorre nesta quinta-feira (22). A *Prefeitura de Petrolina* e a *Codevasf* realizam o lançamento de *50 mil peixes no Rio São Francisco*. A atividade contará com a presença do prefeito Miguel Coelho e 80 crianças das escolas municipais. O ato está marcado para as 8h30, na orla I.
A atividade tem o propósito de levar mais vida ao Rio com o repovoamento do ecossistema com esses 50 mil alevinos de espécies nativas como piau, curimatã e pacamã. Ao mesmo tempo, a ação busca a conscientização do público infantil e das famílias sobre a necessidade de revitalizar o “Velho Chico”, um dos principais patrimônios natural do Nordeste.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...