quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Wellington Dias vai representar nordestinos

Piauiense será porta-voz da Região na reunião com presidente eleito, Jair Bolsonaro

  Por: Folha de Pernambuco
Governador do Piauí, Wellington Dias, estará ao encontro que terá participação de Jair Bolsonaro
Governador do Piauí, Wellington Dias, estará ao encontro que terá participação de Jair BolsonaroFoto: Agência Brasil

Os governadores do Nordeste não devem participar da reunião com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, convocado pelos governadores eleitos João Doria (PSDB), de São Paulo, Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro, e Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal. O acordo é que o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), represente o Fórum dos Governadores do Nordeste e entregue uma carta elaborada pelos gestores, com algumas reivindicações da Região. Bolsonaro, que confirmou terça-feira a presença, deve participar no final do evento, que ocorre entre 9h e 14h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Ainda nesta quarta-feira, o presidente eleito retorna ao Rio de Janeiro, onde reside. O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), também deve participar do encontro.
Carta
Os gestores passaram o dia de terça-feira alinhando - por conferência e por telefone - o conteúdo da carta, com pontos extraídos de edições passadas do Fórum dos Governadores do Nordeste. Alguns dos principais tópicos que serão apresentados na reunião são a questão da violência e da segurança pública na Região, com dados e reivindicação de um fundo nacional de segurança pública; a previdência, com o pedido da PrevNordeste, que seria um fundo complementar unificado para os servidores públicos da Região e a previdência nacional com aporte da União; além de alguns tópicos em relação à saúde.
Governadores
Os governadores reeleitos Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, Camilo Santana (PT), do Ceará, e Rui Costa (PT), da Bahia, estão no exterior. Renan Filho (MDB), de Alagoas, está de férias. Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe, Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, João Azevêdo (PSB), da Paraíba, também não vão participar do encontro. As assessorias confirmaram as ausências deles. Entretanto, há a previsão dos vice-governadores eleitos João Leão (PP), da Bahia, e Eliane Aquino (PT), de Sergipe, participarem. A reportagem tentou contato com a assessoria da senadora Fátima Bezerra (PT), eleita governadora do Rio Grande do Norte, sem sucesso.
A assessoria do Palácio do Campo das Princesas disse que não vai enviar representante de Pernambuco ao encontro e que vai aguardar reunião convocada pelo próprio presidente eleito Jair Bolsonaro ou por algum ministro. A princípio, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), eleita vice-governadora de Pernambuco, participaria da reunião, mas o caráter político do encontro, em detrimento do administrativo-institucional, fizeram os gestores recuarem.
Apesar de a pauta do encontro com a equipe do futuro governo ser as prioridades econômicas para os estados, os gestores nordestinos resistem à reunião pelo fato de ter sido convocada por governadores eleitos e ainda não empossados, e não pela equipe de transição ou pelo presidente eleito, o que revela um caráter eminentemente político. Além disso, muitos dos eleitos não estão cientes das reais situações das gestões que vão assumir a partir de 2019. Contudo, eles avaliam que agindo em bloco conseguirão ter mais eficiência nos pleitos.
Todos os governadores eleitos no Nordeste estavam alinhados com o candidato derrotado Fernando Haddad (PT), que, por sua vez, venceu em todos os estados da região. Os nordestinos, no entanto, devem se reunir ainda este ano para consolidar uma pauta regional mais consistente para apresentar a Bolsonaro


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...