segunda-feira, 26 de novembro de 2018

QUEM VAI SOFRER SÃO OS MAIS POBRES, DIZ RESPONSÁVEL PELO MAIS MÉDICOS EM PE

Olival Santos: <p>Mais Médicos</p>

Vanessa Gonzaga; Brasil de Fato - Aristóteles Cardona é formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, integrante da Rede de Médicos Populares e tutor do Programa Mais Médicos desde 2013. Em entrevista ao Brasil de Fato Pernambuco, o médico explica os três pilares do programa criado no governo Dilma e aponta perspectivas para a saúde pública a partir de 2019.

Brasil de Fato: Como realmente funciona o programa mais médicos?
Aristóteles Cardona: O Mais Médicos, pra resumir um pouco, ele surge com três componentes: o primeiro é exatamente esse mais emergencial, que é levar profissionais para as áreas onde estivessem faltando médicos. O segundo foram vários investimentos feitos nas estruturas das unidades de saúde, e é muito perceptível, aqui na realidade do sertão pernambucano, muitas cidades em que as unidades foram reformadas ou construídas e os profissionais que ali fossem trabalhar teriam condição de atender bem aquela população que necessitasse, e o terceiro componente é o da formação de profissionais. O projeto era não só formar mais profissionais no Brasil, mas formar melhor, com estímulo, por exemplo a formação de médicos e médicas em Medicina de Família e Comunidade, que é uma especialidade voltada ao trabalho na Unidade de Saúde da Família, voltada para o trabalho nas comunidades. Então esses três componentes juntos formavam o que a gente passou a chamar de Mais Médicos.
BdF: Qual o impacto do programa no estado de Pernambuco, considerando as cidades atendidas, e os indicadores sociais?
Aristóteles: Temos um impacto gigante só para se ter uma ideia até o mês que vem vamos acompanhar saída de 414 médicos e médicas cubanas em todo o estado. Hoje a gente são 14 profissionais médicos que trabalham em Distritos Sanitários Especiais Indígenas, que são as áreas indígenas do estado onde estão os Fulni-ô, Pankararu, Truká, e desses 14 médicos, 13 são cubanos e estão indo embora. Se a gente fizer uma conta rápida, já que um profissional médico faz atendimento no mês de cerca de 350 pessoas, estamos falando de cerca de 140 a 150 mil consultas todos os meses que deixam de ser feitas no estado.
BdF: Existem muitos mitos em torno do Mais Médicos. Quais são as mentiras contadas sobre o programa?
Aristóteles: O Programa Mais Médicos sofreu muitos ataques de quem se posicionava contrariamente e com os mesmos métodos que a gente veio conhecer mais nesse período eleitoral com o que se convencionou a chamar de fake news e com histórias inventadas. Desde aquele momento no início do programa, quando diziam que não eram médicos que estavam vindo, mas eram guerrilheiros de Cuba que estavam sendo enviados para cá, o que é um absurdo pensar dessa maneira. Diziam que o curso de medicina lá não formava médicos e que não viriam médicos, mas técnicos em saúde, que o curso de medicina lá não tem a duração do curso de medicina no Brasil e tudo isso desde o início a gente sabia que era mentira porque a gente sabia o currículo e a formação dos profissionais de Cuba e não à toa, exatamente por isso, que Cuba foi escolhida, por ser um centro de excelência de formação de profissionais de saúde, particularmente no caso, de médicos e médicas que compreenderiam a realidade do nosso país e assim nós vimos nos últimos anos a atuação deles. E recentemente foram muitas as mentiras inventadas, como essa de que não poderiam trazer a família. Negativo. Isso estava previsto inclusive na legislação que eles poderiam acompanhar. Diziam que eles não poderiam voltar para Cuba, o que também é uma mentira, porque todos os anos todos os médicos e médicas tinha direito a férias, inclusive pagas pelo programa para irem e voltarem, então não passam de mitos. Outra que foi muito falada foi a do regime de escravidão. Não tem absolutamente nada, estamos falando de um programa que utilizou um modelo que não foi inventado agora, um modelo que a OPAS trabalha em vários outros países, Cuba tem trabalhos de cooperação como esse em vários países e dentro desse processo tem o valor do salário que fica para eles, mas por exemplo, quando um médico sai de Cuba e vem passar um tempo aqui, a família desse médico segue recebendo o salário que ele recebia lá. Outra coisa, esses médicos e médicas se cadastram voluntariamente para fazer missão, eles não são obrigados, obviamente.
BdF: Aqui em Pernambuco, especialmente no Sertão, quem é a população que está sendo impactada com a saída dos médicos cubanos?
Aristóteles: A população que historicamente sofre por falta de acesso à saúde, por não ter médico ou médica no posto de saúde da comunidade, do bairro e muitas vezes postos de saúde que não estão tão perto da comunidade, principalmente em áreas rurais, onde comunidades terminam sendo muito distantes umas das outras.


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...