sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Operação da PF prende Joesley Batista e vice-governador de MG

A Polícia Federal investiga suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (9) o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade (MDB), e o executivo da JBS Joesley Batista, em desdobramento da Operação Lava-Jato. O executivo da JBS Ricardo Saud também é alvo de um mandado de prisão, mas está fora do país e não foi localizado até as 7h30 da manhã.
 
Ao todo, são cumpridos 62 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso do Sul. Joesley foi preso em São Paulo e Andrade, no interior de Minas Gerais, na cidade de Vazante.

A Operação se baseou em delação de Lúcio Bolonha Funaro – doleiro ligado ao MDB – sobre supostos pagamentos de propina a servidores públicos e agentes políticos que atuavam direta ou indiretamente no MAPA em 2014 e 2015. A organização criminosa atuava na Câmara dos Deputados e no MAPA e era formada por empresários e executivos da JBS.

"Esse grupo dependia de normatizações e licenciamentos do MAPA e teria passado a pagar propina a funcionários do alto escalão do Ministério em troca de atos de ofício, que proporcionariam ao grupo a eliminação da concorrência e de entraves à atividade econômica, possibilitando a constituição de um monopólio de mercado", informou a PF. A JBS teria pago, por exemplo, R$ 2 milhões pela regulamentação da exportação de despojos e outros R$ 5 milhões pela proibição de um remédio de parasitas de longa duração.

O empresário Joesley Batista já havia sido preso em setembro de 2017 depois que a Procuradoria Geral da República (PGR) rescindiu o acordo de delação premiada por suposta omissão de informações nos depoimentos. O empresário foi solto em março por decisão do juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12 vara da Justiça Federal de Brasília.



Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...