quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Hospital Dom Tomás é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia

   Via: vinicius de Santana

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, visitou Petrolina na manhã desta quinta-feira, dia 22, para anunciar investimentos no Hospital Dom Tomás, autorizando a liberação de quatro novos leitos para a unidade de tratamento médico e um reforço de mais de 679 mil para o município. Com a habilitação dos novos serviços, que antes eram terceirizados, agora, a cidade passa a contar com a habilitação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), como explicou o Ministro.
“É uma notícia muito importante para esse hospital e isso que faz com que haja a possibilidade de um atendimento cada vez melhor. Aqui em Petrolina está dentro de um plano de expansão para a ter o serviço de radioterapia”, anunciou Occhi destacando que as atividades devem começar em 14 meses.
O diretor-presidente da instituição, Doutor Augusto Coelho, explicou que, a partir de agora, a unidade passa a receber, anualmente, recursos federais no valor de mais de seis milhões por ano. Além disso, sendo uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, a população poderá fazer, sem sair de Petrolina, exames laboratoriais de prevenção e tratamentos, como quimioterapia, cirurgia de pequeno, médio e grande porte e pediátrica, mastologia, cuidados paliativos, dentre outros serviços.
“A partir de hoje o hospital Dom Tomas é reconhecido como hospital e isso significa melhorias do nível de atendimento e abrimos para conquistar a Radioterapia. Com isso, os recursos dos Governo Federal podem ser repassados com maior velocidade”, destacou Augusto Coelho.
Hospital novo, atrasos antigos 
Apesar dos bons anúncios, o Ministro da Saúde não garantiu que não possa haver atrasos nos repasses das verbas destinadas ao Hospital, como vem acontecendo ao longo dos anos. Em janeiro deste ano, por exemplo, a unidade precisou interromper os atendimentos devido a falta de recursos para o funcionamento. Além disso, há um repasse no valor de 5,5 milhões que estão travados desde 2016 junto à Secretaria de Saúde.
O problema, segundo Occhi, está no Governo do Estado que não está seguindo a programação de repasses de verbas. “Os recursos são via Governo do Estado e vamos continuar passando. O Governo Federal garante o repasse total. Mas há também repasses dos Governos Estadual e Municipal para complementar”, explicou o ministro.
O Secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, alegou que as verbas provenientes do Governo Federal não são suficientes para a demanda de hospitais em todo o estado. Ele garantiu que o dinheiro proveniente do Ministério para abastecer as unidades de Saúde de Pernambuco não é suficiente para suprir a demanda.
“O dinheiro que a Secretaria Estadual de Saúde recebe, do Ministério da Saúde, ela repassa integralmente. [Mas] o teto do Governo do Estado de Pernambuco, da Média e Alta Complexidade, que é uma responsabilidade do Ministério da Saúde, num acordo inicial do SUS (Sistema Único de Saúde), o estado de Pernambuco recebe 98 milhões e tem que pagar 114 ou 115 milhões. O dinheiro que se chega, é repassado. Mas esse dinheiro não dá”, explicou Iran Costa.
De acordo com o Secretário, por ano, o Governo do Estado vai investir quase cinco milhões no Hospital Dom Tomás com recursos oriundos exclusivamente do tesouro estadual.  (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...