segunda-feira, 22 de outubro de 2018

MPF consegue condenação de lojistas por aplicação indevida de recursos de programa habitacional da Caixa em Timbaúba

  Por:Carlos Britto
(Foto: Reprodução)


O Ministério Público Federal (MPF) em Goiana (PE) obteve, na Justiça Federal, a condenação de dois lojistas pela aplicação indevida de recursos do Programa ‘Minha Casa Melhor’, da Caixa Econômica Federal (CEF). Os condenados, Arivaldo Gonçalves de Meneses e Alvino Henrique de Meneses Filho, são representantes das lojas Eletromóveis e Alvino Móveis, situadas no município de Timbaúba, na Zona da Mata pernambucana.
De acordo com as apurações da CEF, os lojistas processados pelo MPF praticavam a venda de produtos a clientes, por meio do programa, com devolução de parte do crédito, de modo que era lançado o uso do valor integral e exato limite do programa, que é de R$ 5 mil. Dessa forma, a diferença entre o valor das notas fiscais apreendidas e o máximo autorizado pelo programa era devolvida aos compradores em dinheiro, a título de “troco”, com um desconto decorrente dos “juros” aplicados pelos lojistas.
Segundo as sentenças, a CEF concluiu que essa situação foge do que é praticado usualmente por demais credenciados no programa, pois a soma dos valores dos produtos adquiridos, em geral, possuem uma variação natural. Dessa forma, uma série de transações no valor exato de R$ 5 mil foi considerada como situação atípica e indicativa de irregularidade.
Arivaldo Gonçalves de Meneses e Alvino Henrique de Meneses Filho foram condenados a dois anos e 11 meses de reclusão, bem como ao pagamento de multa. A pena privativa de liberdade foi substituída por duas restritivas de direitos, consistentes na prestação de serviços comunitários e na prestação pecuniária. Os processos são os de número 0800130-59.2018.4.05.8306 e 0800131-44.2018.4.05.8306, da 25ª Vara Federal em Pernambuco.

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...