quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Justiça eleitoral de Juazeiro e Petrolina prepara urnas para as eleições, juíza garante impossibilidade de fraudes


O ritmo é acelerado esta semana para o primeiro turno das eleições. Os cartórios eleitorais de Juazeiro e Petrolina estão preparando as urnas. Os equipamentos são conferidos para garantir o estado das urnas e adicionam os dispositivos de memória, que contém os dados dos candidatos que vão participar das eleições deste ano.
Em Juazeiro são 2 (duas) zonas: 47ª e 48ª. “Foi definido que a 48ªZona terá um total de 268 urnas  (243 de seções + 25 de contingência)”, explica a Técnica Judiciária, Tatiana Cruz. A Analista Judiciário Polyanna Cardoso, informa que na zona 48º serão usadas 221 urnas ( 199 seções e+ 22 de contigência).
“A gente trabalha as urnas durante aquele período entre as eleições. As urnas são limpas das eleições anteriores. Elas ficam virgens novamente e esse processo é justamente para poder preparar e colocar os candidatos desta eleição. Pega-se a urna limpa e insere os programas dos candidatos desta eleição”, explica a juíza eleitoral-Petrolina, Juçara Leila Figueiredo.
A juíza conta que em todos os processos, nenhuma urna tem contato com a rede de internet, evitando assim possíveis ataques de hackers e de programas maliciosos.
“Nem antes da preparação, nem durante e nem após, elas nunca são conectadas a rede de internet. Inclusive para a transmissão de dados para apuração, a gente transmite esses dados em uma rede interna e isso não é colocado em uma rede de internet. Então traz a segurança e a impossibilidade de um racker ou alguém querer invadir o sistema da urna”.
“O processo que é feito aqui de auditoria dessa urna demonstra essa confiança nessas eleições”, ressalta a promotora eleitoral da 83ª Zona de Petrolina, Ana Cláudia Carvalho.
Depois de serem devidamente fiscalizadas pelos técnicos, as urnas voltam para o depósito de armazenamento, onde são guardadas por seguranças e só vão pras seções um dia antes das eleições. Algumas urnas também são escolhidas para uma simulação. O processo conta com a verificação dos representantes do Cartório Eleitoral e do Ministério Público.
Caso qualquer uma das 594 urnas que vão ficar nas três zonas eleitorais de Petrolina dê problema, ela pode substituída, outras 53 estão na reserva.  (Geraldo josé)

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...