domingo, 21 de outubro de 2018

Estudantes descobrem o papel da ciência para a sustentabilidade no Semiárido

  Por: Vinicius de Santana

Observar as espécies nativas da Caatinga, conhecer as particularidades do bioma, perceber a importância da sustentabilidade. Foi assim que crianças e jovens estudantes descobriram a colaboração da ciência no contexto socioambiental, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Com participação em exposições e palestras, a Embrapa Semiárido levou o tema para a programação do evento, em Petrolina (PE), que este ano aconteceu de 16 a 19 de outubro, no Sesc.
O papel da pesquisa para o desenvolvimento sustentável foi o principal foco das atividades da empresa durante a SNCT. Pesquisadores, analistas e técnicos apresentaram diversos temas relacionados ao Semiárido, buscando sensibilizar os estudantes sobre a responsabilidade de cada um na preservação dos recursos naturais.
No dia 17, a engenheira agrônoma Alineaurea Florentino ministrou palestra sobre o gerenciamento de resíduos. Já no dia 18, foi a vez da engenheira cartográfica Tatiana Taura apresentar o processo de desertificação por meio das geotecnologias, e do engenheiro agrônomo Elder Rocha falar sobre a preservação da água. Para encerrar, o mundo da biotecnologia é o tema da última palestra do evento, no dia 19, com o engenheiro florestal Viseldo Ribeiro.
Por meio do programa Embrapa & Escola, foram apresentando conteúdos educativos sobre a fauna e a flora da região, além da exposição de amostras de trabalhos da empresa e distribuição de publicações voltadas para a sustentabilidade. Gabriel Ramos, aluno de 11 anos do Sesc, se divertiu com as espécies conservadas que observou no estande: “Eu já tinha visitado a Embrapa com meus colegas e gostei de ir lá. É legal ver esses bichos de perto”, contou o estudante.
Sustentabilidade – Por meio de ações baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Embrapa atua para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade. A participação da empresa na SNCT coopera com esse compromisso internacional.
Entre os objetivos nos quais a Embrapa tem participação direta estão a erradicação da pobreza e da fome, o acesso à água limpa e ao saneamento, o crescimento econômico, industrial e de infraestrutura, o combate às alterações climáticas, além da promoção do consumo e produção responsável.
Ao gerar tecnologias para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vincula sua atuação a todos esses objetivos. E uma das formas de difundir essas ações é por meio do projeto Embrapa & Escola, que busca fortalecer os laços que unem os ambientes urbano e rural, orientando estudantes sobre a importância de práticas que garantam uma melhor qualidade de vida.
Killiane Ávila, coordenadora do programa na Embrapa Semiárido, destaca a relevância de pensar nesse contexto: “Com a criação do projeto em 1997, a Embrapa se antecipava ao que hoje é proposto pelos ODS, valorizando o aspecto humano no meio ambiente como principal canal para viabilizar a sua sustentabilidade. Isso significa transmitir os valores trabalhados em nossas atividades de Ciência e Tecnologia como sementes em solo fértil para nossas crianças e jovens”, ressalta.  (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...