domingo, 5 de agosto de 2018

ALTMAN: LULA E MANUELA SÃO COMPLEMENTARES

Editora Brasil 247 | Reprodução/Facebook

O jornalista Breno Altman concedeu entrevista à TV 247 nesta semana analisando o xadrez da conjuntura pré-leitoral. O jornalista defende que a candidata à Presidência da República Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) seja vice em uma chapa com o Partido dos Trabalhadores (PT). "Lula e Manuela são complementares, isso é difícil de se encontrar na vida política", observa. 
Nesta semana, ocorreu a Conferência Nacional Eleitoral do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Brasília, que lançou a candidatura de Manuela D'Àvila à presidência da República. 
No entanto, a presidente do PCdoB Luciana Santos (PCdoB-PE) destacou em sua intervenção a importância da unidade entre os setores progressistas. "A sigla lutará até o último minuto pela unidade", disse a deputada Federal. 
Altman diz que o PCdoB está estressado perante duas linhas de atuação. "Ou uma aliança com Ciro Gomes, que pode ter uma participação do PSB, ou uma composição com o PT. Já está claro para os comunistas que não ocorrerá uma aliança entre o PT e PDT no primeiro turno eleitoral", avalia. 
O jornalista destaca que uma candidatura unificada entre os setores progressistas no primeiro turno está descartada por conta de Ciro Gomes não abrir mão de sua candidatura. "Ele aliou-se aos partidos do centro e dinamitou a possibilidade de uma chapa única da esquerda", observa. 
"Por isso, o PCdoB precisa escolher, ou marcha com Ciro e, possivelmente, com o PSB, ou com o PT", afirma Altman, que acrescenta: "É claro que o PT terá que reconstruir sua relação com os comunistas, indicando, eventualmente, a vaga de vice-presidente para Manuela, o que eu defendo", evidência. 
Ele enumera os aspectos positivos de uma possível chapa PT-PCdoB. "Reconstrói o núcleo duro da esquerda, preserva a unidade dos movimentos sociais e a Frente Brasil Popular, além da militância e estrutura organizativa dos comunistas", defende Altman. 
Altman salienta que apontar um nome para vice de Lula não quer dizer  um plano B. "Não significa uma substituição de Lula, caso o ex-presidente seja interditado, mas sim vice de Lula ou de qualquer outro nome que Lula indicar, caso não consiga se candidatar", conclui. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...