domingo, 22 de julho de 2018

O JUDICIÁRIO NÃO QUER FAZER JUSTIÇA COM LULA

Sul 21 / Ricardo Stuckert

Publicado originalmente na CartaCapital
Os acontecimentos do domingo passado foram mais que um espetáculo lamentável oferecido pelo Judiciário. As idas e vindas a respeito da libertação de Lula não serão esquecidas tão cedo pela opinião pública e podem haver contribuído para a definição da eleição de 2018.
O Direito foi novamente pisoteado para prejudicar o ex-presidente e a pantomima encenada serviu para deixar claro que seus advogados e o desembargador plantonista estavam certos.
Ou seja, que uma nova e grave injustiça estava sendo praticada contra Lula.
Para um leigo, o pedido da defesa tinha formalidade semelhante à dos apresentados pela acusação do Ministério Público.
Quem tinha de julgá-lo, um desembargador, era como os outros que o condenaram em janeiro.
O local, o mesmo tribunal que havia autorizado Sergio Moro a mandar Lula para a cadeia.
Daquela vez, a decisão de prisão foi tomada e imediatamente cumprida.
Desta, a de liberdade, foi ignorada e cassada no fim do dia.
Só há uma conclusão a que uma pessoa comum poderá chegar a partir do que aconteceu: o Judiciário não pretende fazer justiça com Lula, quer apenas prendê-lo.
É por comportamentos como este que o Judiciário atravessa a sua mais grave crise de imagem desde a redemocratização.
A maioria da sociedade perdeu a confiança que depositava na instituição e em seus representantes.
Todas as pesquisas de opinião confirmam a decadência.
A edição de 2017 do Índice de Confiança na Justiça, da Fundação Getulio Vargas, mostrou que a proporção dos que consideram "confiável" a Justiça, que era muito baixa em 2016, com apenas 30% dos entrevistados, caiu para 24% um ano depois.
Pior ainda, o Ministério Público viu o nível de sua confiança encolher quase pela metade no período: veio de 44% para 28% em apenas um ano.
Outras pesquisas confirmam a tendência.
Entre o ano passado e agora, sucessivas edições do Barômetro Político da Ipsos vêm indicando o desgaste da imagem da Justiça, do Judiciário, de ministros do STF (incluindo sua presidente) e de juízes locais, que não poupou sequer a Moro, o filho querido das corporações de mídia.
Em junho, o Datafolha apontou que apenas 14% dos brasileiros "confiam muito", enquanto 43% "confiam um pouco" e 37% "não confiam" no STF.
Números piores que os do Ministério Público, no qual 20% dizem "confiar muito", mas ruins para as duas instituições, que até há pouco tempo eram respeitadas e aprovadas pela maioria do País.
Espetáculos como o do domingo 8 de julho, decisões enviesadas, judicialização permanente e crescente, partidarização de decisões, a sem-cerimônia com que seus integrantes preservam privilégios somam-se à perseguição contra Lula na explicação desse declínio, embora outros fatores, muito provavelmente, concorram.
A Lava Jato, que já foi aprovada com quase unanimidade, é hoje amplamente questionada.
Segundo a Ipsos, a maioria, de 55%, acha que ela "faz perseguição contra Lula" e 51% avaliam que "não mostrou que Lula é mais corrupto que outros políticos".
A metade avalia que, "até agora, nada provou contra Lula".
São resultados semelhantes aos das pesquisas CUT/Vox, que mostram que somente 33% acreditam que o processo contra Lula "não foi político" e que 39% avaliam que a atuação de Moro é equânime em relação à que recebem outros políticos.
Essa minoria, próxima a um terço, aparece igualmente nas respostas à pergunta da qual a presidente do STF foge como o diabo da cruz: não passam de 36% os que acham ser justo que alguém seja preso antes que sua sentença seja confirmada por tribunal superior.
Mais da metade, 54%, discorda da opção punitivista feita pelo STF e que precisa ser revogada por ser inconstitucional.
As pesquisas também sugerem que, à medida que cai, o apoio à Lava Jato tende a aninhar-se quase exclusivamente nos segmentos antipetistas da sociedade.
Tirando os opositores atávicos que Lula e o PT possuem, a reprovação ao lavajatismo sobe e torna-se regra.
A percepção popular de que há uma perseguição não fundamentada contra Lula está na origem de ele haver crescido nas pesquisas de intenção de voto e imagem do início de 2018 para cá.
A cada passo na escalada, Lula melhorou e o PT fortaleceu-se.
Ao mesmo tempo, diminuiu o antipetismo, que hoje se limita a cerca de 25% da opinião pública, depois de tradicionalmente estar no nível de 33% e de haver ultrapassado 40% entre 2015 e 2016.
Talvez, em um futuro não muito distante, ao olhar estes tempos, nossos descendentes vão dar boas risadas de Moro e seus amigos: de tanto açodamento, prepotência e incompetência no esforço de acabar com Lula e o PT, acabaram por consolidá-los e torná-los quase imbatíveis na eleição deste ano.
Quem precisava de exemplos de quão desajeitados são os teve abundantes no domingo passado.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...