quinta-feira, 5 de julho de 2018

NA XEPA DO GOLPE, TEMER VENDE TUDO DE UMA VEZ


Numa verdadeira blitz durante a Copa, Temer entrega a Embraer e sua base aprova a venda de novos lotes gigantescos do pré-sal e de seis distribuidoras da Eletrobrás; embora o golpe seja uma tragédia para o povo brasileiro, patrocinadores estrangeiros recebem a fatura atestada e carimbada pelo governo brasileiro diante da paralisia cognitiva da Copa do Mundo.
A Copa do Mundo se mostrou muito útil a Temer e a seus sócios políticos do PSDB, de posse, ambos, do maior projeto anti-soberania já executado por um governo brasileiro.
A diversão da Copa aglutina toda a pauta noticiosa da imprensa corporativa que ainda tem o poder de conduzir parte significativa do debate público brasileiro – com sua estrutura, correspondentes e investimento pesado na prospecção tradicional de informações, ainda que ferozmente enviesadas por seus cães de guarda editoriais –, e deixa Brasília às moscas.
O senso de oportunidade do governo foi calculado e muito facilitado por esse comportamento subserviente e deslumbrado da imprensa tradicional. O rescaldo do prejuízo para o país beira o descomunal: campos imensos do pré-sal foram leiloados pela miséria habitual que as multinacionais costumam pagar a países sem governo e ao sabor da chantagem.
O deputado Carlos Zarattini denunciou nas redes sócias o descalabro que é o Congresso Nacional operar de maneira açodada e acelerada para cumprir o prometido do golpe às patrocinadoras de sua execução. Só em um dia, foram R$ 5 bilhões em cessões amplas do subsolo, repletas da atrativa incerteza de serem muito mais ricas e produtivas no que diz respeito à prospecção petrolífera. Ou seja: vende-se rapidamente e muito barato aquilo que é patrimônio imenso, estratégico e de longo prazo.
Não bastasse os campos do pré-sal, Temer se desfaz com a precipitação dos oportunistas de tudo aquilo que for possível vender antes do término de um mandato tampão e entreguista, com bônus para a janela da Copa, que hipnotiza uma classe média já anestesiada pelo golpe que patrocinou e sofreu.
Eletrobrás e Embraer entram na dança do ‘corre-corre’ para vender em ritmo de liquidação. Até o TCU, anteparo histórico para gerenciamentos de patrimônio público, foi devidamente domesticado e aparelhado por Temer e sua rede de chantagens: o Tribunal recolheu uma regulação que ele próprio instituiu há pouco mais de seis meses e desobrigou o governo de enviar informações para análise do Tribunal 150 dias antes da venda de algum ativo público.
Em suma, ficou muito fácil para o governo: Copa em andamento, imprensa amordaçada pela crônica esportiva e tribunais de controle adestrados como cãezinhos solícitos e bem educados.
Na xepa do golpe e nos interstícios da eleição truncada sob chantagem do judiciário, Temer entrega lotes e mais lotes de patrimônio como forma de agradecimento terminal em sua passagem por um Planalto que amarga os piores dias de sua existência.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...