segunda-feira, 30 de julho de 2018

MILITANTES INICIAM NESTA TERÇA-FEIRA GREVE DE FOME PELA LIBERDADE DE LULA

Lula Marques

Revista Fórum - Em coletiva de imprensa concedida na tarde desta segunda-feira (30) em Brasília (DF), seis militantes de movimentos populares de diferentes partes do país anunciaram que entrarão, a partir das 16h desta terça-feira (31), em greve de fome. O protesto extremo tem como objetivo pressionar os ministros Supremo Tribunal Federal (STF) para que decidam em favor da soltura do ex-presidente Lula e para que o petista possa se candidatar à presidência nas eleições deste ano.
"É uma greve que não tem data para terminar. Não é apenas um jejum de um ou dois dias. Isso implica em uma decisão mais séria, mais grave, e são poucas pessoas que têm coragem de tomar essa decisão", disse João Pedro Stédile, membro da coordenação da Frente Brasil Popular (FPB), antes de começar a anunciar os grevistas.
A greve de fome, de acordo com Stédile, faz parte de uma agenda de mobilizações dos movimentos populares prevista para agosto. Entre as atividades, está a chegada de uma caravana de movimentos do semiárido que saíram na semana passada de Pernambuco a Curitiba, onde tentarão visitar o ex-presidente Lula, entre os dias 4 e 5 de agosto. A grande marcha de camponeses tem como objetivo denunciar a volta da fome e da miséria no país. O coordenador da Frente Brasil Popular anunciou ainda um grande ato político em Brasília no dia 15 de agosto, quando o PT registrará a candidatura de Lula à presidência.
Entre os militantes que farão greve de fome, o primeiro a se pronunciar foi Frei Sérgio, que atua junto ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
"A fome está voltando. Por isso a gente hoje toma esse gesto de paz, iniciando uma greve de fome amanhã às 16h. O fim dessa greve de fome caberá aos ministros do STF. E ninguém de nós é suicida, nós amamos a vida e queremos viver. Agora, após alguns dias de jejum, se algo de grave acontecer com um de nós, há culpados e responsáveis", afirmou, citando o juiz Sérgio Moro e os desembargadores do TRF4 responsáveis por condenar Lula em segunda instância e aumentar sua pena.
"Mas os principais responsáveis, que são quem tem a caneta na mão, o poder na mão, para evitar o sofrimento do povo, chamam-se Luiz Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Nós responsabilizamos esses seis", completou, se referindo aos ministros que votaram contra o recurso solicitado pela defesa de Lula no Supremo.
Além de Frei Sérgio, do Movimento de Pequenos Agricultores, encamparão a greve de fome militantes do MST e da Central de Movimentos Populares (CMP).
Jejuns públicos
Além da greve de fome dos seis militantes, João Pedro Stédile anunciou ainda que os movimentos populares incentivarão a população e outros militantes a fazerem, em seus estados, jejuns públicos no próximo dia 4, quando o PT deve oficializar em convenção nacional a candidatura de Lula à presidência. A ideia é que aqueles que aderirem ao jejum entregue os alimentos que não consumirão naquele dia às famílias mais pobres de suas comunidades em nome de Lula.


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...