terça-feira, 12 de junho de 2018

Vigilância Sanitária encontra irregularidades em motéis no Grande Recife

Foram constatadas irregularidades em alguns estabelecimentos, que foram notificados porque descumpriram normas sanitárias

Por: portal FolhaPE
Motéis passam por vistoria
Motéis passam por vistoriaFoto: Divulgação
Fiscalização em motéis em JaboatãoFiscalização em motéis em JaboatãoFoto: Divulgação

Às vésperas do Dia dos Namorados, a Vigilância Sanitária do Paulista e de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, realizaram, nesta segunda-feira (11), uma fiscalização em motéis da cidade. Foram constatadas irregularidades em alguns estabelecimentos, que foram notificados porque descumpriram normas sanitárias, além das documentações básicas de funcionamento. 

Em Paulista, o trabalho, que segue pelos próximos dias, pretende fiscalizar todos os motéis em funcionamento no município. Persistindo as irregularidades, eles podem ser interditados. Segundo a Vigilância Sanitária, a primeira parada foi no Motel Malice, localizado na PE-22, na altura da comunidade da Roseira. 

Embora apresentasse boas condições de funcionamento, o estabelecimento foi notificado porque precisava atualizar as documentações, como alvará, licença do Corpo de Bombeiros e taxa de licença da Vigilância Sanitária. A equipe do município deu um prazo de 10 dias para a regularização. Também foi verificado que os alimentos acondicionados no freezer estavam sem data de fabricação e validade, o que precisa ser corrigido de imediato.

O segundo motel inspecionado foi o Cyril, que fica na mesma rodovia, em Maranguape I. O local estava descumprindo normas sanitárias, como acondicionamento de produtos; utensílios danificados na cozinha; higienização nos cômodos; equipamentos oxidados; impermeabilização dos colchões da cama; toalhas sem ser ensacadas. O motel também estava com as documentações desatualizadas. O responsável foi notificado e teve o mesmo prazo para se regularizar. As dificuldades sanitárias devem ser resolvidas o mais rápido possível.

Último estabelecimento vistoriado, o Cupido Motel, na Conceição, também foi notificado porque estava com as documentaçõesdesatualizadas. Os responsáveis também terão 10 dias para procurar à Superintendência de Vigilância em Saúde do município, que fica na Praça João Paulo XXIII, no Centro. Em relação à situação sanitária, o estabelecimento estava dentro dos padrões. Um dos poucos detalhes observados diz respeito ao piso da área de acesso a cozinha. No entanto, os responsáveis alegaram que já estão com um projeto de ampliação do espaço que vai contemplar o piso, e que a reforma deve começar em breve.

A diretora da Vigilância Sanitária do Paulista, Edileuza Maria de Jesus, explicou que esse tipo de fiscalização é de rotina, mas que sempre intensifica em determinados períodos do ano. O cliente que identificar algum tipo de problema em algum motel da cidade pode acionar a equipe da Vigilância Sanitária do Paulista, através do telefone 3437.0136, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Jaboatão
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Vigilância Sanitária do Jaboatão dos Guararapes vistoriaram seis estabelecimentos e verificaram irregularidades em alguns deles. 

No bairro de Piedade, os fiscais autuaram o Forum Motel por manter no estoque produtos vencidos, sem etiqueta de validade e sem identificação. Além disso, o alvará de funcionamento do motel não foi apresentado. Também em Piedade, o Goa Motel foi autuado por manter em seu estoque cerca de 5 kg de queijo branco vencido, além de outros alimentos estragados ou sem data de validade. 

De acordo com a coordenadora de alimentos da Vigilância Sanitária do município, Cristiane Vasconcelos, a partir dessa autuação, terá início um processo administrativo sanitário que vai apurar a infração e estabelecer a penalidade, que poderá ser uma advertência ou uma multa.



Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...