quinta-feira, 21 de junho de 2018

Bancários podem entrar em greve


  (Fonte: FolhaPE).
(Foto: Arquivo Blog do Carlos Britto)


Mal deu início à campanha salarial deste ano e o Sindicato dos Bancários já considera a possibilidade de entrar em greve. Segundo pesquisa realizada pelo Comando Nacional dos Bancários, 60% da categoria está disposta a cruzar os braços caso suas reivindicações não sejam atendidas pelos bancos. E, na avaliação dos dirigentes sindicais, esta negociação deve ser difícil. É que, além de ganho real, os bancários pedem a manutenção de direitos que foram postos em xeque pela Reforma Trabalhista.
Presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues explicou que as novas leis trabalhistas podem alterar 15 cláusulas da convenção da categoria. Com isso, os bancos poderiam, entre outras coisas, demitir sem comunicar o desligamento ao sindicato, trocar horas extras por banco de horas, contratar terceirizados com salário inferior, implantar o trabalho intermitente e fazer acordos individuais, excluindo, por exemplo, os bancários que ganham mais de R$ 12 mil da convenção coletiva. “São direitos históricos que não queremos perder. E a grande maioria dos bancários já disse que, se for preciso, tem disposição a aderir a greve para manter isso”, falou Suzineide.
Ainda segundo a pesquisa da categoria, 23% dos bancários acreditam que manter esses direitos deve ser a prioridade da campanha deste ano. É quase o mesmo percentual dos que consideram como prioridade o reajuste salarial (no caso, a inflação mais 5% de ganho real): 25%.
Por isso, o sindicato realiza nesta quinta-feira (21) um ato no Centro do Recife para apresentar suas reivindicações. A pauta foi entregue à Federação Nacional de Bancos (Fenaban) no último dia 13. Mas a Fenaban só vai se posicionar sobre o assunto depois que a negociação com a categoria tiver início, na próxima semana. 


  Blog do BILL NOTICIAS 

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...