terça-feira, 15 de maio de 2018

RECESSÃO DO GOLPE FAZ CLASSE MÉDIA CORTAR GASTOS E OPTAR POR 'EXPERIÊNCIA DOMÉSTICA'


Com o aprofundamento da recessão econômica pelas políticas do governo Temer, a classe média, que nunca se recuperou completamente desde a crise global de 2008, vem cortando gastos e optando pela chamada "experiência doméstica" no tocante a itens de lazer. Restaurantes ou cinema passaram a ser luxos quase inacessíveis. Segundo pesquisa da consultoria Euromonitor International, 60% dos consumidores da classe média brasileira dizem que pretendem economizar ainda mais este ano; só 30% afirmaram que pretendem manter o nível de gastos no mesmo patamar de 2017.
Segundo o gerente de pesquisa da consultoria Euromonitor International, Alexis Frick, a incerteza econômica sobre o futuro e o achatamento dos rendimentos mudou os hábitos de consumo. "Desde o início da crise os consumidores passaram a adotar hábitos de consumo que dão preferência à racionalidade dos gastos e tendem a manter alguns desses hábitos mesmo quando o cenário melhorar. A renda disponível no lar teve crescimento no ano passado em relação a 2016, mas ainda não voltou ao nível pré-crise", destacou Frick ao jornal Valor Econômico.
"A classe média está trocando as marcas tradicionais por outras, mais baratas. E está mais aberta a consumir produtos de marca própria dos supermercados, vistos como alternativas mais em conta", observa o executivo. "As pessoas estão indo menos a restaurantes e bares, mas querem reproduzir em casa a mesma experiência gastronômica. Atender a esse desejo é algo que os supermercados podem explorar melhor", completa.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...