quinta-feira, 3 de maio de 2018

Mais de 20 forrozeiros se unem em projeto para defender as tradições dos festejos juninos

Alcymar Monteiro, Assisão, Chambinho, Maciel Melo, Nádia Maia, Genival Lacerda e Fulô de Mandacaru participam de evento do lançamento do Forró, Festa e São João

Foto: Alcymar Monteiro, Elba Ramalho e Flávio José/Divulgação
Foto: Alcymar Monteiro, Elba Ramalho e Flávio José/Divulgação

Para reavivar as tradições dos festejos juninos no Nordeste, 29 forrozeiros se uniram no projeto independente Forró, Festa e São João, idealizado por Flávio José e produzido sanfoneiro e compositor pernambucano Targino Gondim. Para o lançamento nesta quarta-feira (2), às 18h, no espaço Gourmet do Shopping Tacaruna, nomes como Alcymar Monteiro, Assisão, Chambinho, Maciel Melo, Nádia Maia, Genival Lacerda e Fulô de Mandacaru vão marcar presença na noite de autógrafos e promovem um pocket show comemorativo.

"Fui convidando os artistas e todos acreditaram na proposta de dar uma unidade ao nosso pensamento. Essa é uma união dos forrozeiros autênticos para mostrar que estamos vivendo no tempo atual e temos os pés no hoje", explica Targino, que convocou o Quinteto Sanfônico do Brasil - formado por Gel Barbosa, Marquinhos Café, Sebastian Silva e Rennan Mendes - para a banda base.  
Vários artistas presentes na obra defenderam, no ano passado, a campanha Devolvam o nosso São João, que criticou a presença massiva de cantores do sertanejo nas programações juninas de cidades do Nordeste. "A ideia é mostrar que nesse momento temos um trabalho em defesa da nossa festa, que vem sendo tão deturpada. As novas gerações perderam a noção do que é festa junina, com respeito ao ciclo do milho e da valorização da dança, música e culinária tão fortes", acrescenta. 

A fórmula é a mesma usada por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Marinês: o triângulo, a sanfona e zabumba. "É uma maneira da gente se unir e defender aquilo que faz parte da nossa história. O folguedos, o povo, as comidas e a alegria é que movem o São João. Que apesar de todos os pesares, continua sendo uma festa grandiosa", aponta o cantor e compositor Alcymar Monteiro, com 102 discos gravados, que assina duas faixas da obra, Arraiá da capitá, cantada por Genival Lacerda e João Lacerda e a inédita Balão proibido, em dueto com Maciel Melo. 

O refrão alerta para a prática que provoca acidentes em cidades do interior: "Nunca mais eu vou soltar balão/ O balão que soltei pegou fogo e foi ao chão / Nunca mais eu vou soltar balão / Na festa de Santo Antônio, de São Pedro a São João". "A gente tem que salvar o forró para que ele continue sendo parte da nossa representação cultural. É o meu dever como artista e se não fosse um defensor, estaria traindo meu povo e minha cultura", defende Alcymar.  

INÉDITAS
Trilha sonora de uma das maiores manifestações culturais da região e que mobiliza vários municípios em todo o Nordeste, o repertório de Forró, Festa e São João traz 15 canções e homenageia a obra do paraibano Antônio Barros, com arrasta-pés, xote e baião. "Fizemos releituras, mas são arranjos lindos, como o de Asa Branca, que não podem ser alterados ou a música ficaria sem chão. Ajustamos o corpo das faixas para os duetos e ficou aquele balanço bom de São João, com um som atual e mixagem moderna", comemora o sanfoneiro Targino Gondim, autor de Esperando na janela. O disco ainda traz duas parcerias de Targino e Carlinhos Brown, que foram compostas este ano. 

"Muito prazer, sou São João / Festa bonita, linda de se ver / Eu sou do povo feliz / Sou tradição, sou raiz / Eu sou do mundo / Venha me conhecer", convida os versos de Sou São João, que de forma simples e sem duplo sentido exalta elementos mais fortes da festa.  O disco ainda inclui duetos como Jorge de Altinho e Nádia Maia em É madrugada, Waldonys e Elba Ramalho, em Deixa clarear, Esquenta moreninha (Assisão), por Chambinho e Fulô de Mandacaru e Bom demais (Jorge de Altinho), nas vozes de Petrúcio Amorim e Leonardo de Luna.(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...