domingo, 20 de maio de 2018

GLEISI: ‘LULA É O NOSSO PELÉ, NÃO PODE FICAR NO BANCO

Ricardo Stuckert

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou que Lula não pode ficar no “banco de reservas” na atual conjuntura política e econômica do país: “Lula é nosso Pelé. A gente não pode por o melhor do time no banco de reservas”. Em entrevista ao El País, Gleisi afirmou que Lula é candidato e que pretende participar dos debates televisivos.

"Ele é nosso candidato por três motivos. Primeiro porque ele é inocente. Ele foi condenado em um processo sem prova, aliás, sem crime tipificado. A condenação e a prisão dele são frutos de uma injustiça. Se nós tergiversarmos sobre isso, vamos estar dando razão a seus algozes, que querem exatamente isso: impedir que ele participe da política e que seja candidato. Segundo, porque ele tem apoio popular efetivo. Pesquisa após pesquisa, desde que começou este processo de julgamento e condenação dele, ele tem se mantido a frente, sempre com o dobro do segundo colocado (...). E o terceiro motivo é que ele tem seus direitos políticos mantidos, não estão suspensos", declarou Gleisi.
Ela ressalta ainda que a própria Lei da Ficha Limpa "tem artigos que garantem a candidatura mesmo de pessoas condenadas em segunda instância. O artigo 26C, por exemplo, diz que enquanto houver recurso [em instância superior] com plausibilidade ele pode continuar candidato. Enquanto ele tiver recurso plausível para as instâncias superiores, ele tem direito a concorrer ao pleito". Ela acredita que isso pode ser conquistado nas instâncias superiores. "Acho que sim, porque estamos falando do mérito do processo, não estamos falando de um habeas corpus ou de uma situação emergencial", avalia.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...