quinta-feira, 3 de maio de 2018

Em Uruás, manifestantes param a comitiva do Senador Fernando Bezerra e exigem a volta da água do Pontal para matar a sede de muitas famílias



O 1º. de maio em Petrolina  foi de protesto na comunidade de Uruás, quando varias famílias barraram a passagem da comitiva do Senador Fernando Bezerra Coelho que se dirigia para uma inauguração no interior do município.
Com palavras de ordem e gritos “queremos água”, o Senador teve que parar  o carro e desceu para ouvir as reivindicações dos moradores que estão sem água depois que a Codevasf suspendeu o precioso líquido por conta da invasão de uma área da companhia, feita pelos sem terra já há bastante tempo.
Segundo os moradores  “são muitos meses sem água aqui. Estamos sofrendo e ninguém nos ajuda, o que é isso? Que autoridades são essas que autorizam água do pontal e depois mandam suspender por conta de um movimento que a gente não tem nada haver” , disse uma mãe de família que estava no protesto.
Segundo ainda os moradores da região atingida,  as comunidades de Uruás, Caititu, Cruz de Salinas e Atalho, além de outras inúmeras pequenas propriedades estão sem água há muitos meses.
“ O que nos revolta é eles saberem que estamos sem água e não darem a mínima. É um sofrimento só. Até quando isso”. Comentou seu João Silva, morador de uma das localidades.
O Senador Fernando Bezerra Coelho ouviu todas as reclamações recheadas de motivos justos e prometeu que dentro de mais 10 a 15 dias a água deverá retornar aos canais.
Os moradores exigiram que a água volte porque se não, outros protestos serão promovidos, agora em Petrolina. “Aqui ninguém é mais besta, ele tá fazendo essa festa pra inaugurar um simples poço, enquanto a gente tem adutora e passa sede!”afirmou uma agricultora da comunidade de atalho.
Compreendendo a situação, esse fato está ocorrendo na região por conta de uma decisão judicial que autorizou a suspensão da água do pontal, atendendo uma solicitação da CODEVASF, para que os sem terra desocupassem uma área que pertence a companhia, invadida há bastante tempo, só que essa decisão vem prejudicando centenas de moradores que estão passando sede por conta do corte da água.
Outro fato ocorrido é que a prefeitura se comprometeu em abastecer via carro pipa toda a região atingida. Só que segundo os moradores, a água que chegou até as casas era suja e imprópria para consumo.
Agora é esperar se valeu a pena o protesto dos moradores ou se as comunidades vão permanecer sem água em suas casas. Aguardem novas informações.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...