segunda-feira, 21 de maio de 2018

Agricultores de Sobradinho recebem 107 mil mudas de palma para segurança alimentar do rebanho

Agricultura Familiar

Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Sobradinho

Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Sobradinho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nesta sexta-feira (18), a entrega de 107 mil mudas de palma, no município Sobradinho, Território de Identidade Sertão do São Francisco. Até maio desse ano, já foram entregues mais de 13 milhões de mudas. O projeto é voltado para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e tem como objetivo proporcionar reserva estratégica para a alimentação do rebanho bovino, caprino e ovino, principalmente em períodos de longa estiagem.


A ação, que é realizada pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a Superintendência de Assistência Técnica Extensão Rural (Bahiater), integra o projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, que está distribuindo mudas de palma para o plantio nas propriedades rurais da agricultura familiar em diversos municípios da Bahia.

Em Sobradinho, estão sendo atendidas 107 famílias de agricultores familiares (mil mudas por famílias) do município, cadastrados no Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes da SDR. Foram entregues 50 mil mudas à Prefeitura Municipal de Sobradinho e 57 mil mudas às associações Comunitária Nova Descoberta, Agrícola Vale do Paraíso e Agrícola Vale Verde, contempladas no Edital do Ministério da Integração. Durante a entrega foi realizada, por técnicos da Bahiater, uma capacitação sobre o manejo de mudas de palma, com os agricultores que receberão as mudas.

De acordo com o representante da Associação Agrícola Vale do Paraíso, Josivan Santos, os agricultores familiares que vivem no semiárido têm muitas dificuldades, principalmente nos períodos mais secos: "Com o plantio de palma vamos ter a alimentação para o rebanho o ano inteiro, ajudando no dia a dia da criação de caprinos e ovinos".


O secretário de Agricultura de Sobradinho, Leneildo Monteiro, afirmou que com a distribuição de mudas de palma o município só tem a crescer: "Essas entregas são a oportunidade que pequenos produtores têm de engrandecer sua produção, sendo uma opção para dar sustentação ao rebanho, e a palma, além de ser um alimento propício para o animal, tem um baixo custo para o cultivo. A gestão municipal só tem a agradecer a essa parceria com o Estado".

No Território Sertão do São Francisco, desde 2017, já foram entregues 320 mil mudas de palma forrageira doce ou miúda, beneficiando 320 famílias, totalizando um investimento de R$ 57,3 mil.

Próximas entregas
Para a próxima semana está prevista a entrega de mudas de palma nos municípios de Andorinha, Mirante, Belo Campo e Jacaraci, perfazendo mais de 200 mil mudas de palma.



Blog do BILL NOTICIAS







Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...