domingo, 8 de abril de 2018

RENATO ROVAI: PODEM TENTAR MATAR LULA NA CADEIA


O jornalista Renato Rovai, editor da revista Fórum, acompanhou as horas finais antes da prisão do ex-presidente Lula, em São Bernardo do Campo, e avalia que o golpe de 2016, iniciado com a derrubada da presidente Dilma Rousseff, entra numa nova fase, mais violenta e radical. "O Lula só sairá de lá com muita luta política", diz ele, que condena o fato de Lula ter sido colocado numa solitária e teme até um assassinato na cadeia. "Podem tentar matá-lo".
Ciente de que o motivo maior do golpe é uma profunda reorientação econômica no Brasil, que envolve a tomada de recursos naturais brasileiros, como o pré-sal, Rovai diz que a esquerda deve redobrar seus cuidados para não promover atos violentos, que possam ser usados pelo regime como pretexto para uma ditadura aberta. "Mas uma resistência democrática é mais do que necessária", afirma. Ele citou como exemplo de ação uma eventual paralisação das atividades da Petrobras.
Sobre a sucessão presidencial, Rovai destaca os elogios do ex-presidente a Guilherme Boulos e Manuela D'Ávila e também ao ex-prefeito Fernando Haddad, que, na sua opinião, é o petista melhor posicionado para se tornar candidato, caso Lula seja impedido. Ele acredita até que Lula pode ajudar a construir a frente única de esquerda. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...