domingo, 22 de abril de 2018

“QUAL O INTERESSE EM RETIRAR SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DO CURRÍCULO?”

Jeanne Gibson

A socióloga e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), Ana Paula Corti, criticou a pesquisa realizada pelos pesquisadores Thais Waideman Niquito e Adolfo Sachsida para o Ipea que atrela a piora na aprendizagem da Matemática às disciplinas de Siciologia e Filosofia.

Em entrevista à revista Carta Capital, Corti aponta falhas estruturais na realização da pesquisa. "Toda a correlação que o estudo faz apontando uma piora no desempenho em Matemática é feita com base em alunos que podem ou não ter tido aulas de Sociologia e Filosofia. Então, isso já coloca, ou deveria colocar, muitos cuidados com relação a qualquer tipo de conclusão. O experimento não permite chegar a conclusões contundentes", diz ela.
"Eu fico me perguntando se a busca por esse tipo de correlação não teria a ver com uma intencionalidade oculta de sugerir, nesse contexto que estamos vivendo de Reforma do Ensino Médio, que as disciplinas de Sociologia e Filosofia podem ser retiradas do currículo. Qual o interesse de tentar provar que a retirada das disciplinas não só não vai fazer falta como poderia melhorar o aprendizado em Matemática? É uma correlação espúria e uma maneira de tentar produzir evidências no mínimo duvidosas", afirma a professora.
Ana Paula Corti também aponta a ligação de um dos pesquisadores, Adolfo Sachsida, ter uma relação direta com Jair Bolsonaro e projetos controversos como o Escola sem Partido. "Vale lembrar que o Sachsida foi favorável à aprovação da emenda do teto de gastos. Então, juntando, por que tanto interesse em mostrar que a Sociologia e a Filosofia têm que sair do currículo? Por quê a tentativa de mostrar que o currículo do Ensino Médio precisa valorizar só Português e Matemática? Porque essa é uma visão professada pela reforma do Ensino Médio, o que me leva a crer que a pesquisa que tenta produzir evidências para legitimá-la", afirma.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...