domingo, 29 de abril de 2018

LUCIANA SANTOS: TENTAM AFASTAR LULA DAS URNAS, MAS O POVO É SOBERANO


A deputada federal e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos (PE), considera que, independente das forças golpistas afastarem Lula das urnas este ano, a vontade do povo de votar no ex-presidente é soberana. As declarações foram feitas em entrevista concedida na última terça-feira (17) à TV 247.

Luciana destaca que o golpe de Estado interrompeu um ciclo nacional e popular de desenvolvimento. “Lula é o principal símbolo desse legado, era necessário tirá-lo do páreo, por isso a necessidade da resistência do popular”, avalia.
“O conluio de forças que promoveu o golpe de Estado e agora tenta afastar Lula das urnas não consegue vencer uma eleição sequer através da via democrática e se depara com a soberania popular exigindo Lula como candidato a presidente”, denuncia Luciana.
Nesta semana, completam-se dois anos da votação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Luciana destaca que algumas decisões políticas poderiam ter contornado a situação.
“Em 2015, o PCdoB já alarmava que um golpe estava sedo armado e isso foi ignorado por muitas forças políticas", disse. Algumas alas do PT, disse, foi uma delas. "Nas eleições da Câmara de 2015, o PT poderia ter lançado mão da candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP), dividindo e dialogando com as candidaturas de centro. O que aconteceu foi o oposto e Eduardo Cunha foi eleito presidente da Câmara’’, relembra.
A deputada destaca que a área econômica do governo Dilma também foi determinante no processo que culminou no impeachment. "O plano Brasil Maior, praticado pelo ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi uma desoneração gigantesca de 50 bilhões. Tinha que ser daquele tamanho? Certamente que não".
A parlamentar salienta a importância da unidade do campo progressista na disputa presidencial. “Eu pressuponho que o PT lançará candidatura própria, mas em algum momento, teremos que fazer algum tipo de concessão. Se todo o campo puder se juntar no segundo turno, seria ótimo”, avalia.
Questionada sobre um eventual diálogo do PCdoB com a candidatura de Ciro Gomes (PDT), Luciana afirma que o partido sempre estará aberto para construções. “Nunca fomos um empecilho no que diz respeito o caminho de projeto de nação”, aponta. 
A deputada destaca o sucesso da pré-candidatura de deputada Manuela d'Ávila à Presidência da República. “Toda a campanha está superando nossas expectativa. Manuela já aparece com 3% das intenções de voto, sem recursos financeiros, mas com muito sapato e saliva da militância. É uma candidatura em ascensão”, conclui. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...