quinta-feira, 26 de abril de 2018

Falta de dinheiro ameaça obras da transposição do São Francisco

(por congresso em foco)




Responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, as obras de transposição do rio São Francisco estão sob risco devido à falta de planejamento para manutenção e operações. O problema de gestão é agravado pela alegada inexistência de verbas para custeio do empreendimento. É o que revela auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), em relatório que também identifica falhas de execução que comprometem a sustentabilidade da transposição.

De fato iniciada em 2007, quando o Exército começou os trabalhos no eixo leste, a obra ainda está em execução no eixo norte. Parcialmente inaugurada há cerca de um ano, teve custo de execução de R$ 10,7 bilhões. A despesa final prevista pela CGU é de cerca de R$ 20 bilhões.

A visita oficial de Temer foi confrontada em evento promovido pelo PT e por lideranças regionais a título de inauguração popular, ou simbólica, nove dias depois da ida do emedebista ao nordeste. A inauguração alternativa teve a presença dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, que reivindicaram os méritos por terem tirado o empreendimento do papel.

A reportagem informa ainda que o canal já inaugurado corta cinco municípios pernambucanos por 217 quilômetros até a divisa com a Paraíba. O Ministério da Integração Nacional diz que um milhão de pessoas já foram salvas do colapso no abastecimento de água. No entanto, ressalva a CGU, verificou-se que não há um planejamento estruturado para operação e manutenção da obra.

Não foi elaborado cronograma com tarefas/atividades, duração, vínculos de precedência e responsável, acrescenta a auditoria da CGU, para quem o Ministério da Integração Nacional não detém estrutura adequada para a gestão da transposição.

O relatório aponta ainda a inexistência de mecanismos de direcionamento estratégico e controle que proporcionem maior previsibilidade e assegurem a execução do programa. O Ministério da Integração Nacional foi questionado pelo portal e, em resposta, disse ter priorizado estruturas situadas no caminho das águas, com o objetivo de atender rapidamente à população com risco de colapso no abastecimento.

A estratégia possibilitou a chegada da água a Monteiro (PB), em janeiro de 2017, e ao reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB), em março de 2017. É importante destacar que a ordem de agilizar a chegada das águas reduziu a previsão de atraso apontada pela CGU, alegou a pasta.



Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...