sábado, 14 de abril de 2018

AMORIM: É RAZOÁVEL SUPOR QUE HAJA O DEDO DE WASHINGTON NA CAÇA A LULA

Brasil 247/Ricardo Stuckert

TV 247
Ministro das Relações Exteriores durante o governo Lula, Celso Amorim concedeu entrevista à TV 247 na última quinta-feira 12, na qual destacou as influências externas que culminaram no cárcere político do ex-presidente Lula, o impacto da prisão de Lula no mundo e temas relacionados a uma possível terceira guerra mundial. 
O ex-ministro passou os últimos dias com Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, antes de o ex-presidente se apresentar à Polícia Federal, e disse que sua maior característica é a humanidade. “Ele se preocupando se todos ao redor dele estavam bem, se haviam comido direito, e consolava outras pessoas que estavam preocupadas. Isso é impressionante”, observa o ex-chanceler.
O ex-ministro desconstrói os argumentos que a Operação Lava Jato e o juiz Sergio Moro usaram para condenar o ex-presidente. “Provas de que ele supostamente usou um pedalinho no sítio ou um triplex, isso não existe, isso mancha a credibilidade brasileira. Eu sinceramente não queria ser ministro neste momento da história”, afirma.
Em relação a uma possível influência imperialista na prisão de Lula, Celso Amorim considera que há intervenção no processo. “Acredito que há muitos setores conservadores no Brasil que também não gostem do ex-presidente, mas acho razoável que tenha um dedo de Washington nessa condenação sim”, conclui.
Ao analisar os conflitos externos, ele afirma que a tensão entre Estados Unidos e Rússia é a mais significativa desde a crise dos mísseis. “Essa trocas de agressões verbais e físicas são intensas, eu não me recordo de ver diplomatas expulsos e embaixadas sendo fechadas”, diz.
Por que a ex-potência soviética incomoda tanto? Amorim explica que um dos motivos é o fato de a Rússia ser estratégica no mapa da geopolítica por ter um poderio militar imenso, por isso incomoda tanto as grandes potências.

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...