terça-feira, 20 de março de 2018

MORRE O ÚLTIMO RINOCERONTE BRANCO-DO-NORTE MACHO DO MUNDO

© Thomas Mukoya / Reuters: <p>rinocerante branco do norte, Sudan</p>

Sudan, o último rinoceronte-branco-do-norte macho, morreu nesta segunda-feira aos 45 anos. A informação foi avançada pela reserva natural queniana de Ol Pejeta, onde o animal vivia desde 2009. Com a saúde de Sudan a deteriorar-se de dia para dia, a reserva natural tomou a decisão de abatê-lo, conforme explica em comunicado. O animal morreu sem deixar descendentes. Agora há apenas duas fêmeas de rinoceronte-branco-do-norte no mundo inteiro.
“O seu estado de saúde piorou significativamente nas últimas 24 horas; estava impedido de se levantar e estava a sofrer bastante”, informou a reserva natural Ol Pejeta, citada pela Reuters.
“A equipa veterinária do zoológico de Dver Kralove, o Ol Pejeta e os Serviços de Fauna Selvagem do Quénia decidiram eutanasiá-lo”.
Sudan era muito velho para procriar por vias naturais, pelo que a única esperança de evitar a extinção da espécie estava no recurso a técnicas de fertilização artificial. Para angariar os cerca de nove milhões de dólares (mais de oito milhões de euros) necessários para o processo, Sudan foi protagonista de uma campanha na rede social Tinder, aplicação de encontros, onde era apresentado como o último macho da espécie. A fertilização artificial das duas fêmeas rinoceronte-branco-do-norte é agora a última esperança para a conservação desta espécie.
As informações são do jornal Público.

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...