quinta-feira, 15 de março de 2018

LULA TEM 'CORPO FECHADO' E DIZ: “NÃO SEREI PRESO, NÃO COMETI CRIME”

Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticara Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Condenado sem sem provas na primeira e na segunda instância jurídica, o petista afirmou que não lhe resta outra alternativa a não ser lutar e teimar. “Não serei preso. Não cometi crime”, disse ele, do Fórum Social Mundial, em Salvador.
Líder absoluto em todas as pesquisas eleitorais, o ex-presidente afirmou que o Judiciário tem um papel importante a cumprir neste momento, principalmente o Supremo Tribunal Federal (STF). “Por isso, se diz que o Supremo é o garantidor da Constituição. Se não for, estaremos todos perdidos neste país”, discursou.
O STF ainda não levou ao plenário da Corta a análise sobre a necessidade de haver ou não prisão em segunda instância, mesmo com o processo sem estar transitado em julgado.
O petista disse também que, ainda que talvez tenha sido o ex-presidente que mais nomeou ministros do STF, nunca telefonou para seus indicados com o objetivo apelar em seu favor.
Lula disse que "mexeram com quem gosta de brigar. Acho que é uma oportunidade que nós temos de colocar as coisas no lugar. A classe política tem que se fazer respeitar. E o judiciário tem um papel a cumprir: seguir o que está escrito na Constituição, sobretudo o Supremo".
"O que está em jogo é que tipo de democracia a gente vai construir nesse país. O problema não é se vou ser candidato ou não. E sim se vamos conseguir restabelecer a democracia nesse país. E não adianta nada querer um governo progressista e votar num deputado conservador".
Lula também criticou a execução da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). "Ela, lamentavelmente, morreu. A gente não tem como devolvê-la aos seus. Mas eu acho que a gente tem que fazer desse acontecimento quase que uma profissão de fé para a gente não permitir que outras atrocidades como essa aconteçam em qualquer lugar do território nacional".(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...