quinta-feira, 29 de março de 2018

DENÚNCIA DE DILMA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA LULA REPERCUTE EM TODO O MUNDO


Repercutiu com bastante destaque em muitos veículos globais a entrevista coletiva concedida pela ex-presidente Dilma Rousseff e o embaixador Celso Amorim, no Rio de Janeiro, na tarde de segunda-feira, 26.

Material produzido pelas agências internacionais – Reuters, AFP, AP, Bloomberg, EFE e BBC –, denunciando a escalada da violência que atingiu a caravana de Lula no Sul do país.

A coletiva ganhou enfoques distintos das agências internacionais.

Houve quem priorizasse a denúncia da ex-presidente e do ex-chanceler brasileiro aos ataques e violência à caravana de Lula por brigadas e milícias no Sul do país, mas também o alerta de Dilma sobre o risco de um banho de sangue nas eleições presidenciais no país.

Também repercutiu fortemente a denúncia de Dilma acusando o cineasta José Padilha de promover o assassinato de reputações dela e de Lula, lançando mão de mentiras na série de tevê “O Mecanismo, lançada no final de semana pela Netflix.

O material da Associated Press foi reproduzido em 9,6 mil veículos estrangeiros, incluindo o New York TimesWashington PostDaily Mail e ABC, destacando que o tribunal brasileiro rejeitou os recursos do ex-presidente Lula, condenado pela Justiça brasileira. O mesmo tom foi adotado pela agência France Presse, reproduzido em 30,1 mil jornais e sites noticiosos em todo o mundo.

O despacho da AP destaca as declarações de Dilma afirmando que o PT e ela vão lutar até o fim “para provar a inocência de Lula e seu direito de concorrer”.

E ressalta que a ex-presidente criticou os manifestantes que jogaram pedras, fogos de artifício e ovos nos ônibus de Lula e seus partidários durante a turnê da caravana do petista pelo sul do país.

O material da AFP foi replicado pelos jornais franceses Libération e Le Figaro, além de outros veículos na França, África e Europa, destacando a declaração de Dilma de que teme um banho de sangue no Brasil, por conta do clima de violência que está se armando contra o ex-presidente Lula.

A Radio France Internacional deu destaque às críticas de Dilma à Netflix, por conta da série dirigida pelo cineasta José Padilha.

A BBC também destacou a condenação de Dilma à obra de Padilha, apontando as críticas dela à Netflix por promover a série que “distorce a realidade” e lança mentiras contra ela e Lula.

O mesmo tom foi adotado pela Bloomberg, que reproduziu trechos da nota emitida por Dilma no final de semana comparando as mentiras contidas na série televisiva a situações históricas de outros países.

A agência russa Sputnik também deu destaque ao alerta de Dilma para o risco de um banho de sangue durante a disputa eleitoral no segundo semestre no Brasil e suas acusações de que a série “O Mecanismo” contém mentiras.

O material saiu no serviço noticioso em diversas línguas. A emissora TeleSur também veiculou reportagens sobre os dois assuntos: violência política e a controvérsia em torno da série da Netflix.

O material da agência EFE teve impacto nos veículos e veículos noticiosos da América Latina, sendo reproduzido em 50,2 mil sites na internet com destaque à denúncia de Dilma sobre o “proselitismo político” da Netflix.(247).

(*Com informações da assessoria de Dilma Rousseff)


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...