quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Secretaria de Saúde vai distribuir 12 mil preservativos aos foliões para o carnaval de Petrolina


(C.Geral)
Com o carnaval chegando, a Secretaria de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), se prepara para orientar a população sobre sexo seguro durante a folia, com a distribuição de preservativos feminino e masculino nos circuitos da festa.
Este ano a Prefeitura de Petrolina irá distribuir aproximadamente 12 mil preservativos durante o período do Carnaval. “É um momento de festa, de alegria, mas que deve ser aliado ao cuidado, que é usando o preservativo nas relações sexuais que se previnem as Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS e hepatites virais”, frisa a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
A ação faz parte da agenda de mobilizações promovidas pelo CTA ao longo do ano. O órgão funciona realizando testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites virais, que ficam prontos de 15 a 30 minutos. Caso o resultado seja positivo para alguma das infecções, o cidadão é encaminhado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para iniciar o tratamento.
O CTA disponibiliza ainda a Profilaxia de Pós Exposição ao HIV (PEP), esse procedimento consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, a exemplo de relação sexual sem o uso de camisinha. “Apesar de existir o PEP, é importante lembrar que ele não é um substituto do preservativo, é uma medida emergencial mediante a um comportamento de risco”, destaca Marlene.
Segundo o Ministério da Saúde, até junho de 2017 foram registrados cerca de 195 mil pessoas vivendo com o HIV no Brasil. Em Petrolina, no ano de 2017 foram registrados 115 casos de HIV. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...