sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

João Paulo vê 'gesto importante' e enumera parcerias com Jarbas

"Eu poderia destacar aqui a retirada do transporte clandestino, que eu não tiraria se não fosse com ele", recorda o ex-prefeito.
"Urubu estava com medo do Leão"
"Urubu estava com medo do Leão"Foto: Rafael Furtado/Arquivo Folha(Folhape)

Ex-prefeito do Recife, João Paulo viu com "surpresa" a projeção que o deputado federal Jarbas Vasconcelos fez, à coluna, do seu nome para integrar a chapa da Frente Popular em uma das vagas para o Senado. "Não pelo relacionamento, que a gente sempre teve bom. Era até normal esperar. Agora, é a questão do ambiente político também", pondera o petista. À coluna, um dia depois de Jarbas credenciá-lo como alguém que reúne "todas as condições eleitorais e políticas" para integrar a majoritária com Paulo Câmara, João Paulo considera que "foi um gesto importante". E realça o seguinte: "O que é importante dessa relação com Jarbas é que, apesar de momentos de tensionamento político e ideológico, a gente conseguiu manter uma relação política administrativa, que virou referência de respeito e gestões reconhecidas por entendermos que divergências políticas e ideológicas não comprometeram em nada a relação político-administrativa". 

O petista realça as trincheiras que enfrentou com o apoio do ex-governador. "Eu poderia destacar aqui a retirada do transporte clandestino, que eu não tiraria se não fosse com ele. As obras de Mangueira e Mustardinha e outras questões", enumera João Paulo. Emenda, então, citando episódio do Marco Zero. "Havia um pleito de membros da gestão dele que o Estado deveria admnistrar as praças. Tânia Bacelar disse que as praças quem administra são prefeitos. Ele fez a concessão. Não fez questão nenhuma que nós administrássemos". No PT, a definição que foi tirada, até agora, foi de candidatura própria. Caso isso se altere, decidir com quem o partido fará aliança torna-se questão preliminar. O debate de nomes virá depois porque o do senador Humberto Costa também está colocado na corrida pelo Senado, inclusive com a chancela do ex-presidente Lula. Mas, desde já, os acenos vão se acumulando.

Uma pauta comum
João Paulo ainda relata outra pauta comum dele com Jarbas Vasconcelos. Refere-se a um projeto para o Cais José Estelita e lembra de ter apresentado ao, então, governador a necessidade de integrar o Recife e Olinda nessa proposta, pleito que Jarbas abraçou. "Depois que ele saiu (do governo), isso desandou e foi quando surgiu o projeto José Estelita da forma que é hoje. A nossa concepção era diferente", compara.

Equação > Na esteira do debate sobre eventual composição entre PT e PSB no Estado, o nome de Luciana Santos vinha sendo ventilado para o Senado. No Palácio das Princesas, considera-se essa hipótese no caso, apenas, de haver entendimento entre PT e PCdoB. Leia-se: se a participação da comunista for chancelada por petistas.

Balança >
 Entre integrantes da Frente Popular, pondera-se que há outros partidos na aliança, o que inviabilizaria alocar PT e PCdoB na mesma chapa.

Lenha na... > Ontem, segundo petistas que integram o grupo de WhatsApp da sigla, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, cuidou de postar lá a declarações de Jarbas sobre João Paulo reunir "condições eleitorais e políticas" para estar na chapa de Paulo Câmara.

...fogueira >
 Diante do ambiente dividido no PT, entre os que querem candidatura própria e os que defendem uma aliança com o PSB, um petista ponderou que muitos esperaram para ver "o circo pegar fogo". Luciano é entusiasta da candidatura de Marília Arraes ao Governo do Estado.


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...