sábado, 3 de fevereiro de 2018

EUA querem novas armas nucleares para fazer frente à Rússia

Segundo o governo de Donald Trump, a Rússia está modernizando um arsenal de 2.000 armas nucleares táticas, ameaçando os países europeus em suas fronteiras

Presidente americano Donald Trump
Presidente americano Donald TrumpFoto: Nicholas Kamm/AFP
(Folhape)

Os Estados Unidos querem adquirir novas armas nucleares de baixa potência em resposta ao rearmamento da Rússia, segundo a nova "Postura Nuclear", publicada nesta sexta-feira (2) pelo Pentágono. Estas novas armas, que segundo especialistas aumentam o temor de proliferação e o risco de conflito nuclear, representam uma "resposta à expansão das capacidades (nucleares) da Rússia", disse a jornalistas Greg Weaver, encarregado das capacidades estratégicas do Estado-maior americano.

O documento do Pentágono, cujo rascunho vazou para a imprensa no mês passado, menciona as ameaças de China, Coreia do Norte e Irã, avaliando que a situação mundial atual é muito mais complexa que em 2010, quando publicou sua última revisão da postura nuclear.

Leia também:
Estados Unidos mantém acusações a Rússia sobre armas químicas na Síria
Potências mundiais se reúnem em Paris contra uso de armas químicas na Síria


Mas o que preocupa Washington é especialmente o "decidido retorno de Moscou à competência entre as principais potências", como aponta o ministro da Defesa americano, Jim Mattis, no prefácio do texto de 75 páginas.

Segundo o governo de Donald Trump, a Rússia está modernizando um arsenal de 2.000 armas nucleares táticas, ameaçando os países europeus em suas fronteiras e passando por cima de suas obrigações devido ao novo tratado START para reduzir o número de armas nucleares, assinado em 2010.

O Pentágono notou uma "disparidade" entre as capacidades russas e as dos Estados Unidos e da Otan, disse Weaver.


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...