sábado, 10 de fevereiro de 2018

Em Recife, quarentão, Galo da Madrugada reina absoluto neste Sábado de Zé Pereira


Pernambucano tem fama de megalomaníaco. Pode até haver exagero em algumas coisas. Mas quando o assunto é Carnaval, ninguém tira o nosso orgulho de ter o maior bloco do planeta. Melhor cartão de visita da folia local, o Galo da Madrugada chega hoje ao 41º desfile cheio de energia. Acompanhá-lo não é para os fracos. São 40 anos com frevo ‘fervendo ao sol do meio-dia’, transformando o Centro do Recife num maravilhoso caldeirão de 40 graus.
Clarins e trombetas darão a largada do Clube de Máscaras às 9h, anunciando que ‘a terra vai tremer quando o Galo passar, fazendo estremecer o chão da praça’. Orquestras de frevo se juntarão a 30 trios elétricos para mostrar que ‘não vai sobrar pedra sobre pedra’. Nena Queiroga, homenageada do Carnaval da capital pernambucana, é uma das que estarão ‘chamando toda a nação’ e o mundo inteiro para verem ‘que é só aqui que tem, que é só aqui que há’ tanta gente reunida brindando o Sábado de Zé Pereira num só lugar.
“Carnaval sem Galo da Madrugada não existe. É uma catarse coletiva. São mais de 20 anos cantando no bloco. É maravilhoso, pois são muitos públicos ao mesmo tempo”, diz Nena Queiroga. O trio que ela comanda é o quinto a se apresentar, de um total de 30 programados. A cabo-verdense Mayra Andrade, o paraense Arthur Espíndola, a brasiliense Ive (queridinha de Madonna) e a carioca Luiza Possi são convidados dela no trio. Na frente dos camarotes, Nena fará dueto com seu irmão, Lula Queiroga, e com o cantor Pedro Luis. Prova de que no Clube de Máscaras o frevo impera, mas abre espaço para todos os ritmos.
ATRAÇÕES: Vai ter Asas da América, Banda Pinguim, Marron Brasileiro, Gustavo Travassos, Geraldinho Lins, Josildo Sá, André Rio, Spok, Trombonada, Ed Carlos, Almir Rouche, Maestro Forró, Quinteto Violado, Nadia Maia, Cristina Amaral. De fora do Estado, Vanessa da Mata, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Gaby Amarantos, Toni Garrido. “É o que tem de melhor no Carnaval de Pernambuco. Cantar e tocar no maior bloco do mundo é um orgulho”, garante o guitarrista Paulinho Pimpão, da Banda Pinguim. O grupo tem 38 anos e sempre se apresentou no Galo da Madrugada.
Dificilmente quem brinca no Galo aguenta esperar até o fim do dia para acompanhar outro ícone da folia pernambucana, o Homem da Meia Noite, em Olinda. Pois hoje é uma boa oportunidade. O calunga mais amado da festa olindense acordará cedo e estará na ala que reunirá outros gigantes. Vai ao lado dos bonecos de Francisco José (homenageado da agremiação deste ano), Enéas Freire (fundador do bloco) e do próprio Galo.
“Seis anos atrás desfilamos no Galo, quando o Homem da Meia Noite completou 80 anos e foi um dos homenageados. Este ano é o inverso. Nós que estamos homenageando o Galo e voltamos a sair no Recife. São dois gigantes que representam o Carnaval de Pernambuco”, comenta Luiz Adolpho, presidente da agremiação de Olinda.
PERCURSO: No desfile deste ano está mantido o número de alegorias de 2017, seis no total, que farão alusão às principais manifestações culturais de Pernambuco e antigos Carnavais e compositores. O percurso é o mesmo do ano passado, com seis quilômetros de extensão, passando pelos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista. Começa no Forte das Cinco Pontas, segue pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Praça Sérgio Loreto, Avenida Sul, Praça da Independência, Avenida Guararapes e Rua do Sol. São nove horas de festa. (Via: Jc Online).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...