sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Casa Nova terá Dia ‘D’ de vacinação contra febre amarela neste sábado



  (C.Britto)


Listado pelo Ministério da Saúde entre os municípios da Bahia que precisam de atenção quanto à febre amarela, Casa Nova (norte do Estado) terá seu Dia ‘D’ de Vacinação neste sábado (24).
A secretária municipal de Saúde, Maria de Lourdes, reforça que a vacina é destinada a crianças a partir de 9 meses; a adultos com até 59 anos, 11 meses e 29 dias; e a pessoas que farão viagens a áreas de risco ou para fora do País e que necessitam do certificado de vacinação. A vacina também pode ser aplicada em pessoas que nunca se vacinaram.
Vamos ter vacinas suficientes para a população que desejar. Estaremos com equipes nas unidades de saúde Jefferson e Euclides, localizados no Distrito de Santana do Sobrado, Vilas São José, Azul e Massú, no Centro de Saúde e nos postos de Pau a Pique e Bem Bom“, destaca.
Maria de Lourdes faz um apelo à população sobre a importância da vacina. “Quero lembrar que a vacina contra a febre amarela é vitalícia, ou seja, só se toma uma vez na vida. Então é necessário a carteira de vacinação”. Ela frisou que a vacinação a ser disponibilizada pela Secretaria “não é a fracionada, tem eficácia comprovada e haverá doses suficientes para todos”.
Municípios
O Ministério da Saúde dividiu os municípios brasileiros em três categorias quando à necessidade de vacina contra a febre amarela: Área com recomendação de vacina (ACRV); Área sem recomendação da Vacina (ASRV) e Área com Recomendação Parcial de Vacinação (ACRP).
Na Bahia 160 municípios foram considerados ACRV – entre eles Casa Nova e Sento Sé, na região – e o restante ASRV. Não há municípios na Bahia com ACRP. “Estamos em área de fronteira e vulneráveis quanto à vinda de pessoas infectadas, por isso esse cuidado com a vacinação, mesmo que até agora não tenhamos nenhum caso detectado. Portanto, queremos insistir com a população para se prevenir“, alerta a secretária. As informações são da assessoria da PMCN.

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...