quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Prefeito Paulo Bomfim lança programa Aprova Juazeiro e juventude será contemplada com vagas em cursinhos pré-vestibulares



Em mais uma ação para fortalecer as políticas de educação e acesso da juventude à universidade, o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, lançou na manhã desta terça-feira (23), no Paço Municipal, o programa Aprova Juazeiro, que tem como objetivo oferecer vagas a alunos e egressos das escolas públicas municipais em cursinhos pré-vestibulares privados.  A solenidade contou com a presença da vice-prefeita, Dra. Dulce Ribeiro, dos diretores do Colégio da Polícia Militar, da secretária da Educação e Juventude, Lucinete Alves, vereadores, secretários de governo, empresários da educação, estudantes do ensino médio e egressos, além de público em geral.
De acordo com o Tribunal de Contas, e a Constituição, oferecer cursos pré-vestibulares não é atribuição dos municípios. Diante da demanda existente, e da diretriz do Governo Federal em limitar o acesso à universidade às classes sociais mais abastadas, o Governo Municipal lançou edital para que cursinhos da cidade se credenciem a oferecer este serviço para que a juventude juazeirense oriunda de escolas públicas tenha oportunidade mais igualitária diante de alunos de escolas privadas em exames vestibulares e no Enem.
Durante discurso, o prefeito relembrou que sempre estudou em escola pública, e de fato o acesso à universidade sempre foi algo distante. “Aqui eu quero agradecer aos cursinhos privados da cidade, que se colocam à disposição para contribuir com a cidade. Quero dizer a todos e todas, que investir em educação é uma das nossas prioridades. Desde a gestão do ex-prefeito Isaac que Juazeiro tem se colocado como referência em educação básica no Estado da Bahia. E não vamos parar de investir. De mais de 130 escolas da rede municipal, 102 já foram reformadas, ampliadas e receberam ar-condicionado. Além disso investimos na formação e valorização dos profissionais”, ressaltou o prefeito Paulo Bomfim.
O Aprova Juazeiro vem como mais uma oportunidade para a juventude, que é estudar num curso privado. Desse modo, o município oferece bolsas de estudos, o edital será publicado em diário oficial. “A diretriz do governo Paulo Bomfim é que tenhamos uma cidade melhor e mais desenvolvida. Só teremos isso se apoiarmos as pessoas e oferecermos oportunidades. De imediato o prefeito entendeu o projeto e agora temos o Aprova Juazeiro”, disse a secretária Lucinete Alves.
Para a presidenta do Conselho Municipal da Juventude, o país está vivendo um momento de desmonte da universidade pública, com uma precarização do ensino público superior para uma possível privatização. De acordo com a militante, cada vez mais o jovem tem visto a universidade pública mais distante da realidade dele. “Ter um governo municipal que venha aproximar, diminuir as desigualdades sociais, o desequilíbrio na educação privada para a pública, para que o jovem da periferia e de baixa renda tenha as mesmas condições e oportunidades de entrar na universidade pública, é de fato, democratizar o acesso à universidade. Isso é desenvolver o município, mudar a cidade pelo alicerce, que é a educação, principal base de mudança da sociedade”, declarou Bruna Barbosa. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...