terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Médicos do Recife deflagram greve e convocam prefeito para reunião

Paralisação começa quinta. Categoria reclama da falta de negociação sobre campanha salarial e problemas de infraestrutura
Médicos vêm realizando série de protestos
Médicos vêm realizando série de protestosFoto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco


Alegando esperar há mais de dois meses sem qualquer resposta da prefeitura sobre a campanha salarial, os médicos da rede municipal do Recife cruzam os braços por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (18). A decisão, tomada na última sexta-feira (12), ocorre após o cumprimento do prazo legal de 72h e a comunicação à gestão da cidade. A greve irá afetar a rede ambulatorial, os Postos de Saúde da Família (PSF) e os Centros de Atenção Psicossocial.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, hoje cerca de mil médicos atuam no município, mas somente 50% irão para os postos garantir o funcionamento apenas de urgência, emergência e maternidades. Para aumentar a polêmica, a categoria está fazendo circular nas redes sociais e mídias impressas uma convocatória para conseguir audiência com o prefeito Geraldo Julio. 

“Tivemos várias rodadas de negociação. Começou ainda no primeiro trimestre de 2017. Os secretários de Saúde e Administração sempre educados e corteses, mas sem efetividade. Só escutam, mas não tem proposta nenhuma. Por isso esgotou. Se eles não têm proposta quem tem? O prefeito? Então vamos buscar o prefeito. Ou se dê autonomia para os secretários avançarem nas negociações”, criticou Tadeu Calheiros. Segundo dele, o último encontro com a gestão aconteceu em outubro do ano passado. 

Com a insatisfação na condução da campanha salarial se arrastando há meses, o Simepe iniciou uma série de paralisações relâmpago nos serviços, denuncias de irregularidades nas infraestruturas e mais recentemente cartas aberta a população. A última aponta que “não adianta Carnaval bonito, se o povo que necessita de saúde não tem” e ainda que “na guerra as condições de atendimento são melhores que as do município do Recife”. 

Na pauta da campanha da categoria são destaques: a volta integral dos vigilantes às unidades de saúde, a revisão de abastecimento de insumos, a requalificação de algumas unidades e o reajuste salarial de pelo menos 6%. “Estamos há quase 16 meses sem qualquer aumento e a proposta deles ainda é de 0%”, disse o presidente do sindicato. 

A Prefeitura do Recife, em nota, informou que realizou diversas reuniões de negociação com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e continua aberta ao diálogo. Os médicos servidores do município tiveram ganhos cerca de 10% acima da inflação desde 2013. Foram nomeados 767 novos médicos no período. Com relação às condições de trabalho, a Prefeitura realizou, em apenas cinco anos, R$ 200 milhões de investimentos nas unidades de saúde, o que é mais do que os dez anos anteriores.(Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...