quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Lula é condenado a doze anos de prisão


O ex-presidente teve sua pena majorada pelo colegiado do Tribunal em decisão unânimeCondenação do ex-presidente Lula é mantida por unanimidade (Arte DP)
Foi encerrado, na tarde desta quarta-feira, o terceiro e último voto do julgamento de Lula em segunda instância. O desembargador vogal Victor Laus acompanhou o voto de seus colegas acatando, parcialmente, o recurso do Ministério Público e majorando em 2 anos e sete meses a pena do ex-presidente. Anteriormente, sentenciado a nove anos e seis meses, Lula viu sua pena ser aumentada para 12 anos e um mês de prisão. Ele foi acusado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do Triplex.

Ainda cabe ao líder petista embargos de declaração e um recurso especial para o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores, ainda assim, o teor da sentença não pode ser modificado, sendo esse um recurso explanatório que serviria apenas para ganhar tempo. Além de Lula, ainda foram julgados os delatores Leo Pinheiro e Agenor Franklin, que tiveram suas penas reduzidas.

A sessão começou às 8h (horário de Brasília). Após os ritos iniciais, o relator Gebran Neto leu seu relatório por quase três horas antes de proferir seu voto: condenação e aumento da pena para Lula, condenação e redução de pena para os delatores. O voto do relator ditou o tom do resto do julgamento. Todos os desembargadores proferiram seus votos de forma didática e suas sentenças. 

Em seguida, Leandro Paulsen, revisor, concordou com o colega afirmando ainda: "Não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você". Paulsen acompanhou o voto do relator complicando a situação de Lula.

Por fim, por volta das 17h (horário de Brasília), o desembargador Victor Laus começou a ler o voto final. Laus reforçou o tom de tristeza ao condenar um ex-presidente da República. Por fim, encerrou seu voto e a votação por unanimidade. 
 
O caso do triplex
O ex-presidente foi condenado pelo juiz Sérgio Moro no âmbito da operação Lava-Jato pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na ocasião, Moro condenou Lula a nove anos e meio de prisão.   

Lula preso
A defesa do ex-presidente ainda tem 48 horas para apresentar contestações à sentença, seja por omissão, obscuridade ou contradição. Esse tipo de recurso será analisado pelo relator do caso, que pode ou não dar continuidade à tramitação. 

Além disso, Lula não pode ter sua prisão decretada, uma vez que ainda cabem recursos dentro da segunda instância do próprio TRF-4. Só após analisados os recursos, o juiz Sérgio Moro pode optar por decretar a prisão do petista.

E, mesmo se tiver a prisão decretada, o petista ainda pode recorrer à decisão nas mais altas cortes do país, o STF e o STJ. No recurso ao STJ, a defesa do ex-presidente pode questionar aspectos legais da sentença. Já no STF, aspectos constitucionais. O recurso, no entanto, pode ser avaliado com ele preso.  

Outras sentenças
Além de Lula, recorreram da sentença de Moro o ex-presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho - condenado a 10 anos e 8 meses de prisão -, o ex-diretor da empreiteira, Agenor Franklin Magalhães Medeiros - seis anos, e o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto, absolvido em primeira instância, mas que requer troca dos fundamentos da sentença.

O Ministério Público Federal recorreu da absolvição em primeira instância de três executivos da OAS: Paulo Roberto Valente Gordilho, Roberto Moreira Ferreira e Fábio Hori Yonamine.

A denúncia da força-tarefa da Lava-Jato atribuiu a Lula a lavagem de R$ 2,2 milhões. O valor corresponde ao triplex e suas respectivas reformas no condomínio Solaris, no Guarujá, supostamente custeadas pela empreiteira OAS. O processo envolveu o suposto favorecimento da construtora em contratos com a Petrobras.

Lula sempre negou, categoricamente, que houvesse aceitado o imóvel da empreiteira e apelou por sua absolvição. A defesa tem reiterado que o petista é vítima de lawfare, o uso indevido de recursos jurídicos para fins de perseguição política.(DP).



Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...