quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Em Juazeiro, Secretaria Municipal de Saúde reforça ações alusivas ao ‘Janeiro Roxo’ nesta quarta-feira(24)


A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), através da Superintendência de Vigilância em Saúde do município vai desenvolver uma força tarefa, no próximo dia 24 de janeiro, com a realização do Dia da Mancha e a busca ativa de casos de hanseníase em todas as Unidades Básicas de Saúde do município (UBS).
A iniciativa integra a programação alusiva a Campanha Janeiro Roxo, planejada pela Sesau para intensificar ações voltadas para a identificação precoce de casos suspeitos da doença e desenvolver atividades de educação em saúde e orientações sobre os sinais e sintomas da Hanseníase.
A Coordenadora da Vigilância em Saúde de Juazeiro, Paula Telles, disse que a programação foi organizada para alertar a população sobre a existência da hanseníase e sobre a importância do seu diagnóstico precoce, além de informar sobre a disponibilidade do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O último domingo de janeiro é o dia de luta contra a hanseníase que seria o dia 28 de janeiro, então aqui em Juazeiro, a Sesau definiu o dia 24 para uma ação maior onde estaremos com as 63 Equipes de Saúde da Família, nas 56 Unidades, todas imbuídas nesse propósito. Os Agentes Comunitários de Saúde já estão em campo essa semana fazendo o trabalho de busca ativa, que é averiguando na sua área os casos suspeitos para serem levados para atendimento no dia 24”, destacou.
A doença – É causada pelo bacilo de Hansen, que atinge principalmente pele, olhos e nervos periféricos. O contágio ocorre através da eliminação de gotículas da fala, espirro e tosse, no convívio com a pessoa doente por um período prolongado e sem tratamento. É importante saber que a Hanseníase não é hereditária e que a maioria das pessoas tem resistência natural contra essa doença.
A doença apresenta os seguintes sintomas: manchas ou placas avermelhadas e dormentes; podem surgir também apenas áreas adormecidas (com diminuição ou nenhuma sensibilidade) ao calor, frio e dor; engrossamento, dor ou formigamento em certos nervos dos braços, pescoço, pernas e pés; aparecimento de caroços e inchaços, principalmente no rosto e nas orelhas; perda de sobrancelha, sensação de areia nos olhos, entupimento e corrimento nasal.
Janeiro Roxo – Toda a programação desenvolvida é alusiva ao ‘Janeiro Roxo’ que visa conscientizar a população sobre a hanseníase. O ‘Janeiro Roxo, é considerado o mês internacional de luta contra a doença e tem como objetivo promover diagnóstico e tratamento corretos, além de difundir informações e desfazer preconceitos.
Em Juazeiro, a Secretaria de Saúde através da Superintendência de Vigilância do município está organizando uma programação nas unidades de saúde com palestras e orientações para população sobre a doença. O tema da campanha nacional de 2018, escolhido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) é: ‘Todos contra a Hanseníase’.   (Ascom), (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...