quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

BELLUZZO: LULA É UM MEDIADOR E ESTÁ LONGE DE SER RADICAL


Envolvido com as atuais discussões da viabilidade da candidatura do ex-presidente Lula, o economista e professor da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo saiu em defesa do petista, embora ele diga que olha para 2018 com pessimismo.
Em ano de eleições, não vê nenhuma perspectiva de que o debate público saia da obsessão pelo curto prazo, o que, para ele, é "aflitivo".
Consultor pessoal de economia durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Belluzzo concedeu uma entrevista ao Valor em que defende a capacidade política de Lula. 
"O conflito tornou-se universalmente mais agudo na era da globalização. No Brasil, foi revigorado pelo avanço do atraso das classes dominantes e de seus seguidores. É isso mesmo, o avanço do atraso. Basta ler as pesquisas e observar com certo distanciamento o que está ocorrendo. Escrevi outro dia que centro-direita e centro-esquerda estão sendo esmagadas pela radicalização. O Lula, por exemplo, está longe de ser um radical. O Lula é um mediador, mas a concentração de votos nele representa um repúdio ao retrocesso social deflagrado pela política econômica adotada a partir de 2015. Eu estive um mês no Nordeste no Norte de Minas, e nessas regiões a votação do Lula vai ser maciça."(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...